Web Summit pela primeira vez na América Latina | Newsletter Alma DAO
0
0

Web Summit pela primeira vez na América Latina | Newsletter Alma DAO

Nesta newsletter contamos como foi o primeiro evento do Web Summit Rio, falamos sobre o resumo do mercado, comunidade e mais.

Alma DAO
10 min
0
0

Fala, Builders!

Voltamos a todo vapor com uma nova forma de newsletter da Alma para vocês, com ela vocês poderão ter total entendimento do que vem acontecendo no mundo de Web3 e criptomoedas ao redor do mundo.

Hoje falaremos sobre como foi o Web Summit Rio, teremos um resumo de notícias do mercado e muito mais.

Web Summit pela primeira vez na América Latina

Web Summit: considerado o maior do mundo, evento de tecnologia e inovação fez sua primeira edição no Rio de Janeiro de 1 a 4 de maio.
Web Summit: considerado o maior do mundo, evento de tecnologia e inovação fez sua primeira edição no Rio de Janeiro de 1 a 4 de maio.

Pela primeira vez fora de território europeu, o Web Summit, esteve presente na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, nos últimos dias 1 a 4 de maio. Reunindo mais de 21 mil pessoas, de 91 países, o evento é a maior conferência sobre tecnologia e inovação do mundo.

Bora entender melhor o que é o Web Summit e a importância dele para a construção de negócios dentro da Web3?

O que é o Web Summit?

O Web Summit é uma organização sediada em Dublin, na Irlanda, que organiza conferências que reúne líderes de destaque no setor de tecnologia, permitindo que indivíduos com ideias e projetos inovadores possam se conectar globalmente. A primeira edição do evento foi realizada em 2011, em Dublin, e desde então, o evento se expandiu com a realização de várias outras conferências em diversas partes do mundo.

O evento busca ajudar as empresas na busca do caminho a ser seguido para o futuro apesar das incertezas dos setores, reunindo fundadores e CEOs de empresas de tecnologia, startups em destaque e pessoas de importância na política.

A seguir, listamos uma breve linha do tempo da maior conferência de tecnologia do mundo:

2011: Primeiro Web Summit em Dublin, com 1.570 participantes.

2014: Lançamento do Collision na cidade de Las Vegas, com 1.529 participantes.

2015: Lançamento do RISE na cidade de Hong Kong, com 5.438 participantes.

2016: A Web Summit mudou- se para a cidade de Lisboa e o Collision para a cidade de Nova Orleans.

2018: A Web Summit fecha acordo com a cidade de Lisboa para sediar o evento pelos próximos 10 anos, chegando a marca de 69.304 participantes no evento.

2019: Collision mudou-se para a cidade de Toronto, com mais de 25 mil participantes no evento. O Web Summit atingiu a marca de mais de 112 mil participantes de 170 países.

2020: Apesar da pandemia, o evento realizado no formato online reuniu mais de 135 mil participantes.

2021: Web Summit Lisboa reúne mais de 40 mil pessoas em Lisboa. A DIVIA Marketing Digital esteve presente no Web Summit 2021 Lisboa.

2022: Collision volta para o evento físico na cidade de Toronto, reunindo mais de 35 mil participantes.

Como foi a primeira vez na América Latina?

Com esse breve resumo, vemos que ao longo desses 12 anos de história, nunca tivemos um Web Summit fora do território europeu e nós brasileiros, tivemos a honra de sediar o primeiro evento aqui na América Latina. Após receber diversas propostas de cidades aqui do brasil, a empresa selecionou o Rio de Janeiro para sediar o novo evento para os próximos 6 anos.

O primeiro Web Summit Rio ocorreu entre os dias 1º e 4 de maio de 2023, no Riocentro, reunindo milhares de líderes empresariais e gigantes da tecnologia de todo o mundo, e impulsionando a economia local e o ecossistema de tecnologia brasileiro.

“Estamos muito satisfeitos em trazer um novo evento para uma das cidades mais emblemáticas do mundo. Espero que o Web Summit Rio se torne um dos maiores eventos de tecnologia do planeta. O Rio é visto como um dos destinos mais quentes para a indústria de tecnologia. Investidores internacionais estão de olho na América Latina, e no Brasil em particular, atraídos por algumas das startups mais badaladas da região"

Entendendo o Web Summit RIo 2023?

Uma semana depois, já podemos confirmar o sucesso que foi o evento, foram mais de 20 mil pessoas que estiveram presentes entre os dias. A presença feminina foi um destaque muito positivo, sendo que 40% dos participantes eram mulheres, no qual representavam também 37% dos palestrantes.

Ao todo foram 974 startups expondo dentro do evento, no qual representavam 28 indústrias de segmentos diferentes e de origem de 42 países. Nos palestrantes tivemos 400 grandes nomes ao longo dos 4 dias de evento, segue alguns nomes que estiveram presentes.

  • Cristina Junqueira: Co-founder do Nubank.
  • Gabriel Braga: Cofundador e CEO do QuintoAndar.
  • Melania Perkins: Cofundadora e CEO do Canva.
  • Eduardo Severin: Cofundador e sócio do B Capital Group.
  • Lorraine Twohill: CMO do Google.
  • Mike Krieger: Cofundador do Instagram.
  • Dan Schulman: CEO do PayPal.
  • Ronaldo Nazário: Presidente do Real Valladolid.

Visão de participantes do evento

Com intuito, de entender ao máximo quão importante foi o Web Summit Rio, batemos um papo com empreendedores que estavam lá, na linha de frente, criando networking, mostrando produtos e serviços e vivenciado esses dias de evento.

Foto de Carol Fernandes no Web Summit Rio, disponível no Instagram @carolinvest
Foto de Carol Fernandes no Web Summit Rio, disponível no Instagram @carolinvest

Carol Fernandes, conhecida também como “Carol Invest”, hoje CMO da Trexx, empresa focada em desenvolvimento de blockchain games que teve um stand próprio dentro do Web Summit para divulgação do seu jogo, Boom Boogers.

Os três grandes destaques para a Carol foram: networking, branding e principalmente, novos negócios. Ela como profissional do mercado e atuante dentro do cenário Web3, conta que todos os 4 dias foram super intensos e de alto valor, existiam tantos “side-events”, ou eventos secundários ao longo de toda a jornada que o time da Trexx precisou se dividir para que conseguissem estar no maior número possível de locais e aproveitar ao máximo tudo.

Junto do time da Trexx, eles fizeram uma experiência imersiva do jogo de desenvolvimento próprio, Boom Boogers, onde os visitantes podiam vivenciar a jogatina por um óculos de realidade virtual e testar ali mesmo, o jogo desenvolvido por essa empresa Web3, Carol conta o quão positivo foi o feedback dos usuários que passavam pelo stand!

“No primeiro dia, já vimos que seria um evento cheio de pessoas e não foi diferente depois. Todos os dias, fiz várias conexões com pessoas e empresas estratégicas que separei pelo próprio aplicativo do evento.”

Toni Farias, Technical Product Manager dentro da Cryptum
Toni Farias, Technical Product Manager dentro da Cryptum

Toni Farias, Technical Product Manager dentro da Cryptum, empresa que tem como foco a construção de infraestrutura para acesso às DeFi (Finanças descentralizadas em português). Simplificando todo o processo de onboarding de empresas Web2, a Cryptum se tornava referência dentro do evento, já que tem como missão essa educação de plataformas e mercado para o Web3.

Estar presente durante todo o evento para Toni foi uma experiência incrível, a Cryptum, empresa em que trabalha, era um dos poucos patrocinadores do evento no cenário de Web3. Ele conta o quão o público participante era maduro na visão de criptomoedas e Web3, um público bem posicionado.

“Todos tinham um breve conhecimento prévio sobre, mas também estavam super abertos para conversas e debates, sabiam que cripto será o futuro e estavam com mentalidade de aprendizado sobre o tema.”

Regulamentação é um ponto de muito atenção para o cenário brasileiro, hoje temos diversas empresas com soluções incríveis, porém, sofrem fortemente em manter sua operação ativa, já que a regulamentação brasileira ainda é muito jovem na concepção dessas soluções. Na visão de Toni, falta um pontapé nas empresas e governo brasileiro para se tornarmos referência em construção de Web3 no mundo.

Resumo de notícias da última semana

CVM esclarece novas regras sobre fundos de investimentos em criptomoedas

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio de duas de suas superintendências, esclareceu na última quarta-feira (3), algumas regras sobre o mercado de fundos de investimentos em criptomoedas.

Em nota, Daniel Maeda, Superintendente de Supervisão de Investidores Institucionais, destaca que muitas dúvidas sobre a norma chegaram a CVM. Assim, o novo Ofício Circular CVM/SIN 02/23, organizado em perguntas e respostas, pretende esclarecer melhor as dúvidas do mercado.

Veja todas as perguntas feitas para a CVM na matéria completa

Embrapa anuncia uso de blockchain em sistema de rastreio de açúcar

Desde julho de 2022 a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está usando a tecnologia do bitcoin, o blockchain, em um sistema da rastreamento do açúcar mascavo.

Cada lote do açúcar mascavo da Granelli, rastreado com blockchain, fornece a data de produção, a variedade e a identificação da cana utilizada e geolocalização da propriedade rural que forneceu a matéria-prima para aquele lote, conforme as regras previstas na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Com a implantação do projeto, a empresa se tornou a primeira licenciada a comercializar o produto rastreado, que vai levar o selo Tecnologia Embrapa.

Histórico: mineradores de bitcoin recebem mais de taxa que incentivos da rede

Pela primeira vez desde 2017, os mineradores de Bitcoin estão ganhando mais com as taxas de transação do que com a recompensa dos blocos, também conhecida como coinbase.

O bloco 788.695 exemplifica essa mudança significativa na economia da criptomoeda, onde os mineradores ganharam um total de 6,701 Bitcoins em taxas, o equivalente a 193 mil dólares, e apenas 6,25 Bitcoins na recompensa de mineração, também chamada de subsídio da rede.

O aumento da importância das taxas de transação ajuda a garantir que os mineradores continuem a ser incentivados a proteger a rede, mesmo quando a recompensa dos blocos for reduzida a zero.

O evento no bloco 788.695 marca uma nova etapa na evolução do Bitcoin e reafirma a importância das taxas de transação para a sustentabilidade do sistema.

O que está rolando dentro da comunidade?

Não podemos deixar de fora também os diversos eventos que vem acontecendo dentro da nossa comunidade aqui da Alma DAO. Essa semana está cheia de grandes eventos para todos da comunidade.

Agenda semanal da Comunidade Alma DAO
Agenda semanal da Comunidade Alma DAO

Call com Founder - 08/05 - Laio Santos

Segunda-feira, iniciamos com Laio Santos, ex-Partner da XP.Inc, conta com 10 anos de experiência na empresa, onde foi do atendimento ao cliente, para o assessor, trabalhou com tecnologia, foi trader de derivativos, geriu a área de private banking, indo do RJ a SP, para NY e Miami.

Laio falou sobre como foi os aprendizados do seu momento atual que está tocando a sua primeira Startup, onde está criando com IA uma solução para investidores que não tem foco das grandes empresas de investimentos e podem ser melhores atendidos. Ao longo do papo, Laio comentou muito sobre os seus aprendizados não triviais, estes sendo:

  • Não contratar ninguém do time olhando para o currículo.
  • Ter boas pessoas é melhor que ter muitas pessoas - Faça mais com menos.
  • Aprendi muito mais falando direto com o cliente final, do que em diversas reuniões de produto.

Twitter Spaces- 09/05 - Paulo Orione

ntem, terça-feira, tivemos a presença de Paulo Orione pelo nosso Twitter da Alma, o papo foi incrível conseguindo juntar diversos builders do cenário de Web3 e falar mais sobre o desenvolvimento da Vaas, uma empresa brasileira de compliance e prevenção de lavagem de dinheiro na blockchain. Para quem não o conhece, Paulo foi um dos fundadores da Decora, maior produtora de imagens geradas por computador (CGI) do mundo, com especialidade na criação de ambientes 3D para decoração e que em março de 2018 se transformou em uma das maiores aquisições do cenário brasileiro de startups.

Dentre os assuntos tratados tivemos:

  • Como o Real Digital pode ser benéfico para a rastreabilidade do dinheiro fiat?
  • Entendendo como o token XMR - Monero - é irretratável.
  • O crescimento tecnológico e como os usuários "básicos" serão beneficiados por todo esse crescimento.

Call com Founder - 11/05 - Rodrigo Portaro

Nesta quinta-feira, teremos um evento INCRÍVEL com Rodrigo Portaro, CEO da Echoa, onde teremos o primeiro evento híbrido da comunidade. Ele será dividido entre o HubWeb3 e nossa comunidade do Discord, assim, a comunidade presencial de Florianópolis pode ter contato direto com nosso founder e aproveitar ao máximo.

O evento inicia às 19h e terá como foco: Storytelling, onde Rodrigo contará mais sobre todo seu histórico profissional e como cresceu dentro desse cenário se tornando uma das maiores referências e atuando em mais de 500 projetos ao redor do mundo, com as maiores empresas e nomes do mercado.

Quer participar da maior comunidade de empreendedores dentro do cenário de Web3, clique aqui e entre na lista de espera.,

Meme da semana

Disponível no Instagram @criptomemebr
Disponível no Instagram @criptomemebr

Nos vemos na próxima newsletter!

A Alma DAO conecta líderes e pessoas com ideias transformadoras para revolucionar o futuro da tecnologia. Acreditamos que a adoção de tecnologias Web3 leva a sociedade para um futuro com mais transparência, privacidade de dados e valor para quem cria. 

Por isso, conectamos criadores, empreendedores, visionários, desenvolvedores, investidores e entusiastas Web3 que querem fazer parte dessa mudança através de projetos, conteúdos, parcerias e muito mais…

Acompanhe a Alma no InstagramTwitterLinkedIn e compartilhe esta newsletter para quem deseja aprender mais sobre o universo da Web3 e fazer parte desta mudança!

Não deixe de conferir nosso podcast! Do learning ao expert, o Web3Cast apresenta como empreendedores e especialistas estão construindo negócios dentro da web3.