Loading...Loading...
82

O futuro do software será sem código? [Atualizado]

By Amure Pinho

Last update 5 months ago10 Min.

Importante: Esse post recebeu algumas atualizações, role até o final para ver o conteúdo novo que adicionei ao longo da semana com feedbacks de vocês!
Essa história começa no futuro, em uma época que 65% de todo o software do mundo é desenvolvido sem código. A humanidade avança e usa a tecnologia para construir cada vez mais rápido, as soluções para os problemas que aparecem.
O desenvolvimento de software se tornou tão fácil quanto usar o Word ou PowerPoint e qualquer pessoa consegue desenvolver aplicações com uma fração do custo que se gastaria com uma equipe de desenvolvedores e o que antes levava um mês para ser desenvolvido, agora leva apenas uma semana.
Esse futuro, segundo a Gartner, é 2025. Meros 4 anos à partir de hoje. 

Era uma vez...

Para quem é das antigas e já fuça internet há mais de 20 anos, a sensação é parecida com a época que o Dreamweaver ou o Frontpage apareceram, transformando a decoreba dos <html>, <h1>, <br> em uma página que você digitava, formatava, inseria imagens e o site estava pronto.
O desafio era o mesmo, para todas as ferramentas que surgiram na época: Traduzir o que você criava com o mouse em linhas de código que funcionavam na web. Programadores dirão que você não sabia programar, porque HTML não era uma linguagem de programação... Metidos. :)

Chama o Mel Gibson. Chegou a hora de dar o troco.

Hoje, qualquer pessoa com um computador e acesso à Internet pode construir um site usando ferramentas muito mais poderosas do que o Dreamweaver de duas décadas atrás. Mas essas ferramentas, tão fáceis de usar como um app no seu smartphone, foram muito além da simples criação de sites estáticos para aplicativos totalmente funcionais.
Em menos de uma hora, você pode criar:

Iluminismo para os criadores

Essas ferramentas estão reduzindo o tempo e os conhecimentos de codificação necessários para traduzir uma ideia em algo que as pessoas possam usar. Você não precisa mais se tornar um programador para construir coisas na internet, e isso abre uma nova onda de criadores de diferentes origens e perspectivas.
Para você que leu até agora, chegou a hora de entrarmos mais a fundo no tema. No episódio dessa semana do podcast o tema é "A Revolução Low/N0-Code".

Resumo Podcast - A Revolução Low/No-Code:

  • 05:10 - O que é Low Code e No Code e porque eles são uma revolução para os empreendedores criando novos negócios
  • 09:10 - A evolução das APIs e códigos para as plataformas Drag and Drop
  • 10:30 - Sistema de login, envio de emails, notificações pro usuário, envio de boleto automático, tudo sincronizado por Zapier e salvo em um excel. O MVP se reinventou, e virou um Frankenstein do bem.
  • 13:50 - O Low-Code/No-Code é o fim dos programadores?
  • 17h10 - Como o investidor-anjo enxerga o MVP que ainda está no improviso, cheio de integrações que no futuro vai precisar de programadores para evoluir?
  • 21:28 - E quando o MVP dá certo, como virar a chave para montar um time e trazer robustez e melhorias pra solução?
  • 24:30 - A hora certa de trazer o programador e como fazer ele ser o seu melhor jogador em campo.
  • 28:00 - Quais as ferramentas fundamentais pra quem quer começar o seu MVP sem ter um programador?
  • 29:10 - Construindo seu MVP sem precisar de um programador? Como ajudar aquela pessoa que acha que precisa de dinheiro e programadores pra começar?
  • 36:35 - Meu MVP Low Code - Como eu fiz uma plataforma completa para o Investidores.vc, passo a passo.
  • 39:00 - Os Integradores Zapier, Pluga, Integromat
  • 49:13 - A Dica de Ouro do episódio - Como descobrir as ferramentas que existem para montar o MVP perfeito para o problema que você quer resolver.
  • 55:20 - Quer participar desse episódio? Manda sua pergunta que eu vou responder pelo instagram

Então acabaram-se os problemas para encontrar desenvolvedores no Brasil? Nope.

É importante entender o principal objetivo e o melhor uso do low/no-code: resolver um problema com maior velocidade, custo e aprendizado fácil para melhorar rápido.
Não depender de programadores criou um universo de execução novo para empreendedores que querem começar seus negócios, para times em empresas criarem automações, para pequenos negócios organizarem seus processos, mas no momento que você precisa de robustez, segurança ou desempenho, você vai precisar de um time para desenvolver esse próximo passo.
Mas se antes o programador precisava começar um projeto do zero já sabendo que ele teria milhares de alterações até se tornar uma solução ideal para o problema, agora ele já pode começar o projeto com todos os aprendizados que o MVP Low/No-Code já trouxe pros envolvidos. É muito mais fácil desenhar com caneta quando você já desenhou, apagou e redesenhou com lápis algumas vezes antes.

O futuro do software será sem código?

O futuro será maker. À medida que criar coisas na Internet se torna mais fácil, mais pessoas se tornam criadores. Criar uma startup não está mais limitado a <1% da população que podem codar em Node, React, Python ou qualquer linguagem, resultando em uma explosão de ideias vindas de todos os tipos de pessoas. No minuto 36 do podcast eu conto como eu fiz (sozinho) a plataforma Deals que usamos dentro do investidores.vc, você pode começar da mesma forma.
Ainda precisaremos de desenvolvedores de software para desenvolver as ferramentas que usamos para criar, mais do que isso, se o que você construiu sem código der certo, você precisará expandir sua solução sem código para algo mais personalizado, ou seja, isso só vai aumentar a demanda por programadores já que muitos novos negócios serão criados todos os dias. Mas para startups que procuram criar um MVP, uma solução de low/no-code pode ser o melhor lugar para começar.

As plataformas campeãs de bilheteria [Atualizado]

Se você decidiu entrar de cabeça nesse mundo vai acabar conhecendo muitas soluções incríveis e algumas que serão incríveis só para o que você está fazendo. Mas muitas dessas soluções são universais, funcionam pra quase todo mundo e fazem parte do cinto de utilidades de um bom entusiasta do Low/No-Code. São elas:
IFTTT: Um automatizador super carismático mais voltado à tarefas pessoais. O IFTTT permite criar integrações super inusitadas como “fazer as luzes piscarem quando a pizza chegar”.
Pluga: Faça integrações incríveis entre as ferramentas web que você mais usa no Brasil. E o melhor: sem escrever uma única linha de código. Integrações poderosas com NFE.io, Conta Azul, Slack, Pagseguro, Iugu, Google Sheets são alguns exemplos.
Zapier: Já falei um pouquinho sobre ele ali em cima. Você vai se surpreender com a abrangência desse automador. O Zapier permite quase qualquer integração que você puder imaginar.
Webflow:  O Webflow é um criador de sites poderosíssimo, permite inclusice o download completo do html/css/javascript após a criação dos sites. Ele é responsável por acelerar drasticamente os desenvolvimento da plataforma do investidores.vc por exemplo, e permite um gerenciamento de conteúdo rápido e democrático.
Bubble: Com o Bubble, você pode criar desde páginas web até aplicativos sem nenhum ou pouquíssimo esforço de programação. É uma ferramenta que vem despontando como uma das melhores no segmento. É tão completa que é possível até criar plataformas idênticas ao Airbnb e Uber. Tem até tutorial ensinando a fazer o seu próprio app de transporte.
Framer: Um construtor de páginas web e aplicativos com alta qualidade de prototipagem. Com o Framer, é possível criar até animações e microinterações sem código.
Mailchimp: O Mailchimp é um CRM (Gestor de relacionamento com o cliente) que permite a criação de campanhas de Marketing personalizadas. Eu não colocaria o Mailchimp nessa lista não fosse por uma nova funcionalidade chamada “Automations”. Através dela, você pode criar uma jornada customizada de relacionamento com o cliente, programando gatilhos e ações voltados à interação com clientes de Marketing.
Tonkean: A proposta do Tonkean é mapear e automatizar processos complexos de Negócios. Quer automatizar o onboarding de funcionários, otimizar os gerenciamento de novos Leads ou direcionar documentos de compras para as áreas corretas? O Tonkean permite criar mapas automatizados pra tudo isso e muito mais.
Landbot: O Landbot é um dos melhores construtores de chatbots que existem por aí. Com ele, é possível criar os fluxos conversacionais de forma totalmente visual e intuitiva para plugar rapidamente no seu site e ajudar na comunicação com o cliente.
Adalo: Que tal criar um app personalizado para seu negócio? Com o Adalo é mais fácil passar do protótipo para apps totalmente funcionais em tempo recorde.
Memberstack: Simplesmente bloqueie o acesso a qualquer página do seu site com usuário e senha e escolha quanto as pessoas pagam para entrar. Crie assinaturas para qualquer coisa que você quiser, como cursos, tutoriais em vídeo, áreas de membros e muito mais, ao mesmo tempo em que tem 100% de controle sobre a aparência deixando tudo com a mesma cara do seu projeto.
Airtable: Airtable é parte planilha, parte banco de dados, e totalmente flexível, as empresas usam Airtable para organizar suas tarefas do seu próprio jeito. Imagine o Airtable como um grande excel que você pode arrastar e soltar e visualizar os dados da planilha de formas incríveis (Sua lista de clientes, pode aparecer por exemplo como cartões com a foto deles na frente). É impressionante e funciona como o pulmão, a base de dados, para os meus projetos. 

Curso completo de Ferramentas low/no-code! [Atualizado]

Qual é o melhor meio de pagamento? O que vale mais a pena, PayPal ou PagSeguro? Qual CRM tem plano gratuito? Por que usar uma Ferramenta de Gestão Financeira, ao invés de uma planilha?
O time da Pluga lançou um curso gratuito por e-mail que te ajudará a escolher as principais ferramentas do mercado para a sua empresa. Nas próprias palavras do fundador:
"consolidamos o aprendizado de 4 anos da Pluga (e milhares de perguntas como essas respondidas) para ajudar você a escolher a melhor ferramenta para a sua empresa."
O curso é gratuito e por email, você receberá 1 e-mail por dia, durante 11 dias. Cada email vai trazer a análise de uma categoria como meios de pagamento, marketing, vendas, gestão financeira etc.
Para participar do curso, clique aqui.

Teve live, você perdeu? Dá pra assistir ainda! [Atualizado]

Rolou uma live no meu instagram com o Marcus Ribeiro, fundador da Pluga para falarmos sobre o tema. A Pluga é o Zapier Brasileiro, a maior plataforma de integração do Brasil e permite que você possa fazer por exemplo:
  • A cada pagamento aprovado no MercadoPago, adicionar uma nova linha no Excel
  • A cada resposta em um anúncio do Facebook Lead Ads, inserir uma nova linha em uma planilha do Google Sheets
  • A cada pedido criado no Shopify, criar/atualizar lead no RD Station Marketing
A Pluga se integra com Conta Azul, RD Station, Slack, PagSeguro, Google Forms, Google Sheets e muitos outros meios de pagamento, ERPs, CRMs etc.
Apenas alguns exemplos pra você entender que as possibilidades são infinitas, e falamos sobre muitas delas. O Link para você assistir a live é esse aqui.

Esse conteúdo será atualizado ao longo da semana!

Após a live, teremos perguntas e respostas e o resultado dessa troca vai ganhar espaço aqui. Minha idéia é fazer toda semana, um post que tenha tudo que eu quis trazer sobre o tema em um só lugar, e você vai poder conferir as atualizações nesse conteúdo por essa página. Vou colocar um aviso de atualizado no Título pra você saber, beleza?
Se você curtiu, se te ajudou, se acha que pode ajudar alguém, tire uma foto ou um print e compartilhe no insta e me marque no @amurepinho. Vou responder todas as marcações e vamos batendo um papo por lá, quem sabe uma idéia sua não venha pra cá?