DIA DE TERROR: PANE GERAL NA INTERNET - PREJUÍZO EMOCIONAL E FINANCEIRO
0
0

DIA DE TERROR: PANE GERAL NA INTERNET - PREJUÍZO EMOCIONAL E FINANCEIRO

Praticamente o mundo todo presenciou no dia de ontem, o terror da ausência das Mídias Sociais. Seja ele emocional ou financeiro.

Anderson Silva
3 min
0
0
Email image

DIA DE PANE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Praticamente o mundo todo presenciou no dia de ontem, o terror da ausência das Mídias Sociais. Seja ele emocional ou financeiro.

FACEBOOK AMARGA PREJUÍZOS

Vários serviços ligados a internet tiveram interrupções ou sofreram com instabilidade. Teve início pelos serviços do Facebook, por volta das 12h, e seguiram com Instagram e Whatsapp. Os serviços de Mark Zuckerberg sofreram bastante na bolsa de Nova York (Nasdaq), e fecharam o dia com queda de 5.31%.

A queda nas ações na bolsa de valores, deve estar tirando o sono dos acionistas do Facebook, pois a empresa acumula queda de 14%, desde a segunda semana de setembro quando o Jornal The Wall Street Journal, passou a publicar denúncias de uma ex-funcionária que vazou documentos internos, que indicam que as decisões do grupo (Facebook, Instagram e Whatsapp), visam ao lucro acima da segurança dos usuários.

O Facebook acabou suspendendo o serviço do “Instagram Kids”, após uma enxurrada de críticas de que a rede social teria conhecimento sobre possíveis problemas à saúde mental de crianças.

TERROR NA BOLSA SEGUE

Seguindo a onda de terror na bolsa de valores, Twitter fechou em queda de 5.76%, Apple, Microsoft, Alphabet (Google) e Amazon fecharam o dia em queda de 2%.

OUTROS SERVIÇOS AFETADOS

O Telegram também acabou sofrendo com instabilidade, mas neste caso, ao que tudo indica foi devido à lentidão causada pelo aumento de acessos simultâneos e de novos usuários, já que o aplicativo é uma alternativa do Whatsapp.

Serviços bancários também sofreram com o apagão na rede e usuários de aplicativos do Nubank, Bradesco e Itaú relataram problemas.

Da mesma forma as redes da Claro, Tim, Vivo e do Google, apresentaram problemas. Segundo Downdetector um aumento significativo de problemas foram observados neste serviços.

O QUÊ CAUSOU O PROBLEMA?

Até o presente momento não houve pronunciamento oficial de nenhum dos serviços, esclarecendo as causas do problemas. Mas tudo leva a crer que foi um problema no sistema DNS, sistema bem conhecido por programadores de redes. Ele é responsável em traduzir os endereços digitados no browser de nossos sistemas que utilizam a internet.

DEPENDÊNCIA EXAGERADA?

Outro ponto de vista aterrador causado pela interrupção dos serviços de mídias sociais, foi a percepção da dependência que hoje a sociedade possui em volta desses instrumentos.

Bastou a interrupção dos serviços e milhares de pessoas ficaram assustadas e achando que talvez seria o fim do mundo. Quem lembra da histeria causada no “Bug do Milênio” no final do ano de 1999 para 2000. –Acho que só os “tiozão do zap” como eu lembrarão.

Ao que tudo indica, as mídias sociais estão causando vários problemas associados a depressão e suicídio de adultos, jovens e crianças. Frances Haugen, 37 anos, ex-gerente de produto do Facebook, foi responsável pelo vazamento de documentos que em tese incriminariam o grupo sobre a influência à saúde mental de jovens e adolescentes.

"A versão atual do Facebook está dilacerando nossas sociedades e levando à violência étnica em todo o mundo", afirmou Haugen.

DISTOPIA HUMANA

Por fim parece que estamos vivendo uma distopia explorada pela séria “Black Mirror”. Recomendo que você assista a série e faça uma avaliação do seu comportamento diante das mídias sociais.

O fato é que as mídias sociais são as novas praças-públicas da era moderna, à Ágora Grega, onde os atenienses discutiam assuntos ligados à vida de cidade (pólis). Temos que despertar nosso senso crítico e analisar se somos nós que pensamos ou existe alguém pensando por nós.

Fica a dica!

-------------------

fontes:

https://www.infomoney.com.br/mercados/em-dia-de-pane-nas-redes-sociais-acoes-do-facebook-e-de-outras-techs-caem-na-bolsa-americana-entenda/

--

https://tribunaonline.com.br/o-que-se-sabe-sobre-a-pane-mundial-nas-redes-sociais

--

https://downdetector.com.br/fora-do-ar/vivo/

--

https://downdetector.com.br/fora-do-ar/claro/

--

https://olhardigital.com.br/2021/10/04/internet-e-redes-sociais/dia-de-terror-diversos-servicos-ficam-fora-do-ar-nesta-segunda-4/

--

https://www.dw.com/pt-br/facebook-instagram-e-whatsapp-sofrem-pane-global/a-59405234

--

https://www.dw.com/pt-br/o-facebook-est%C3%A1-dilacerando-nossas-sociedades-diz-ex-funcion%C3%A1ria/a-59403208

--

https://www.dw.com/pt-br/facebook-instagram-e-whatsapp-sofrem-pane-global/a-59405234