capítulo dois.
capítulo dois. |
ALEM DA MENTE PENSANTE. |
A maioria das pessoas passa a vida toda aprisionada nos limites dos próprios pensamentos. Nunca |
vai além das estreitas ideias já feitas, do sentido do "eu" condicionado ao passado. |
Em você, como em cada ser humano, existe uma dimensão de consciência bem mais profunda do |
que o pensamento. E a essência de quem você é. Podemos chamá-la de presença, de percepção, |
de consciência livre de condicionamentos. Nos antigos ensinamentos religiosos, essa consciência é |
o Cristo interior ou a sua natureza do Buda. |
Descobrir essa dimensão liberta você do sofrimento que causa a si mesmo e aos outros quando |
conhece apenas esse pequeno "eu" condicionado e deixa que ele conduza sua vida. O amor, a |
alegria, a criatividade e a verdadeira paz interior só podem entrar em sua vida quando você atinge |
essa dimensão de consciência livre de condicionamentos. |
Se você consegue reconhecer, mesmo esporadicamente, que os pensamentos que passam por sua |
cabeça são meros pensamentos; se você consegue se dar conta dos padrões que se repetem em |
suas reações mentais e emocionais, é sinal de que essa dimensão de consciência está emergindo. |
Ela é o espaço interno em que o conteúdo de sua vida se desdobra. |
A corrente do pensamento tem uma enorme força que pode muito facilmente levar você de |
roldão. Cada pensamento tem a pretensão de ser extremamente importante. Cada pensamento |
quer sugar sua completa atenção. |
Eis um novo exercício espiritual para você praticar: não leve seus pensamentos muito a sério. |
Com que facilidade as pessoas ficam aprisionadas nas armadilhas de seus pensamentos! |
Como a mente humana tem um imenso desejo de saber, de compreender e de controlar, ela |
confunde opiniões e pontos de vista com a verdade. A mente afirma : "As coisas são exatamente |
assim." Você precisa ir além dos seus pensamentos para perceber que, ao interpretar a "sua vida" |
ou a vida e o comportamento dos outros, ao julgar qualquer situação, você está expressando |
apenas um ponto de vista entre muitos possíveis. Suas opiniões e pontos de vista não passam de |
um punhado de pensamentos. Mas a realidade é outra coisa. Ela é um todo unificado em que |
todas as coisas se interligam e nada existe em si e por si. Pensar fragmenta a realidade, cortando-a |
em pequenos pedaços, em pequenos conceitos. |
A mente pensante é uma ferramenta útil e poderosa, mas torna-se muito limitadora quando |
invade completamente a sua vida, impedindo você de perceber que a mente é apenas um |
pequeno aspecto da consciência que você é. |
A sabedoria não é um produto do pensamento. A sabedoria é um profundo conhecimento que |
vem do simples ato de dar total atenção a alguém ou a alguma coisa. A atenção é a inteligência |
primordial, a própria consciência. Ela dissolve as barreiras criadas pelo pensamento, levando-nos a |
reconhecer que nada existe em si e por si. A inteligência une a pessoa que percebe ao objeto |
percebido, num campo unificado de percepção. E a atenção que cura a separação. |
Sempre que você mergulha em pensamentos compulsivos está impedindo o que existe. Você não |
quer estar onde está. Aqui. Agora. |
Os dogmas - religiosos, políticos, científicos - vêm da crença equivocada de que o pensamento |
pode encapsular a realidade ou a verdade. Os dogmas são prisões formadas por conceitos |
coletivos. O que parece estranho é que as pessoas gostam de suas prisões, pois elas lhes dão uma |
sensação de segurança e uma falsa impressão de que "sabem das coisas". |
Nada causou mais sofrimento à humanidade do que os dogmas. É verdade que, cedo ou tarde, |
todo dogma é derrubado, porque a realidade acaba mostrando que ele é falso. Mas, a menos que |
se descubra a ilusão básica das verdades absolutas, logo surge outro dogma para substituir o |
antigo. |
Qual é essa ilusão básica? É a identificação com o pensamento. |
Despertar espiritualmente é despertar do sonho do pensamento. |
O reino da consciência é muito mais vasto do que aquilo que o pensamento é capaz de abranger. |
Quando você deixa de acreditar em tudo o que pensa, você sai do pensamento e vê claramente |
que quem está pensando não é quem você é essencialmente. |
A mente funciona com "voracidade" e por isso está sempre querendo mais. Quando você se |
identifica com a sua mente, fica facilmente entediado e ansioso. O tédio demonstra que a mente |
deseja avidamente mais estímulo, mais o que pensar, e que essa fome não está sendo saciada. |
Quando você fica entediado, pode querer satisfazer a fome da mente lendo uma revista, dando |
um telefonema, assistindo à tevê, navegando na Internet, fazendo compras ou - o que é bem |
comum - transferindo a sensação mental de carência e sua necessidade de quero mais para o |
corpo e se satisfazendo temporariamente comendo mais. |
A alternativa é aceitar o tédio e a ansiedade e observar como é sentir-se entediado e ansioso. A |
medida que você se dá conta dessa sensação, surge de repente um espaço e uma calma em volta |
dela. Primeiro é um pequeno espaço interno, mas, à medida que esse espaço aumenta, o tédio |
começa a diminuir de intensidade e de significado. Dessa forma, até o tédio pode ensinar quem |
você é e quem não é. |
Você descobre que não é uma "pessoa entediada". O tédio é simplesmente um movimento de |
energia condicionada dentro de você. Da mesma forma, você não é uma pessoa irritada, |
rancorosa, triste ou medrosa. O tédio, a raiva, a tristeza e o medo não são "seus", não fazem parte |
da sua pessoa. Eles são estados da mente humana. E, por isso, vão e voltam. |
Nada daquilo que vai e volta é você. |
"Estou entediado." Quem sabe disso? |
"Estou irritado, triste, com medo." Quem sabe disso? |
Você é a pessoa que sabe disso. Você não é seus sentimentos. |
Qualquer tipo de preconceito mostra que você está identificado com a mente pensante. Mostra |
que você não está vendo o outro ser humano, está vendo apenas seu conceito sobre aquele ser |
humano. Reduzir uma pessoa a um conceito já é uma forma de violência. |
O pensamento que não tem raízes na consciência passa a servir apenas aos interesses daquele que |
pensa e deixa de ter função. A inteligência desprovida de sabedoria torna-se muito perigosa e |
destrutiva. E nesse estado que se encontra a maior parte da humanidade. O predomínio do |
pensamento na ciência e na tecnologia – embora intrinsecamente não seja um fato ruim nem bom |
– tornou-se algo destrutivo, porque frequentemente esse pensamento não está enraizado na |
consciência. |
O próximo passo na evolução humana é transcender o pensamento. Hoje é a nossa tarefa mais |
premente. Isso não significa que não devemos mais pensar, mas simplesmente que não devemos |
nos identificar com o pensamento nem ser dominados por ele. |
Sinta a energia no interior do seu corpo. Imediatamente, o ruído mental diminui ou cessa. Sinta |
essa energia nas mãos, nos pés, no ventre, no peito. Sinta a vida que você é, a vida que movimenta |
seu corpo. |
O corpo então se torna uma porta aberta para uma noção mais profunda da vida que existe |
debaixo das nossas emoções flutuantes e de nossos pensamentos. |
Existe uma energia vital que você pode sentir em todo o seu Ser, em cada célula do seu corpo, |
independentemente dos seus pensamentos. Nesse estado de consciência, se você precisar usar a |
mente para algum fim prático, ela estará presente. E a mente funciona muito bem quando a |
inteligência maior que é você se expressa através dela. |
Talvez você não tenha se dado conta, mas aqueles breves períodos em que fica "consciente sem |
pensar" já estão ocorrendo natural e espontaneamente em sua vida. Você pode estar fazendo |
algum trabalho manual, andando pela casa, aguardando o embarque num aeroporto e estar tão |
presente que a estática habitual do pensamento se interrompe e é substituída por um estado de |
alerta. Ou você pode estar olhando o céu ou ouvindo alguém falar, sem fazer qualquer comentário |
mental. Suas percepções se tornam transparentes como cristal, sem qualquer pensamento para |
toldá-las. |
Mesmo que você não perceba, a verdade é que essa é a coisa mais importante que pode |
acontecer a você. E o começo do processo de mudança, do pensar para o estar presente, alerta e |
atento. |
Sinta-se à vontade com o "não saber". Isso leva você para além da mente, pois ela está sempre |
querendo tirar conclusões e interpretar. A mente teme não saber. Assim, quando consegue ficar à |
vontade com o "não saber", você já foi além da mente. Um conhecimento mais profundo que não |
é baseado em qualquer conceito vai emergir desse estado. |
Quando há um domínio completo da criação artística, dos esportes, da dança, do ensino, do |
aconselhamento, é sinal de que a mente pensante não está mais envolvida ou, no mínimo, está |
em segundo plano. Nessas áreas predominam uma força e uma inteligência que são maiores do |
que você e, ao mesmo tempo, fazem parte de você. Não existe mais um processo de decisão. As |
ações corretas acontecem espontaneamente, e não é "você" quem as faz. Ter o domínio completo |
da vida é o contrário de controlá-la. Você entra em sintonia com a consciência maior. É ela quem |
age, fala e faz o que é necessário. |
Enfrentar uma situação de perigo pode causar uma interrupção temporária da corrente de |
pensamento e assim nos dar uma percepção do que é estar presente, alerta, atento. |
A Verdade nos leva muito além do que a mente é capaz de compreender. Nenhum pensamento |
pode conter toda a Verdade. No máximo, pode apontar para a Verdade dizendo, por exemplo: |
"Todas as coisas são intrinsecamente uma só." Essa é uma indicação, não uma explicação. |
Compreender essas palavras é sentir profundamente dentro de si mesmo a Verdade para a qual |
elas apontam. |