Para depressivos e ansiosos
19
0

Para depressivos e ansiosos

Uma ajuda prática e verdadeira para sair do fundo do poço, de alguém que já esteve lá por muito tempo.

a.s.s
2 min
19
0

Me pego, nas madrugadas, em diversos tipos de pensamentos. Pensamentos sobre o que irei fazer no momento, sobre meu passado ou sobre meu futuro. Os dois primeiros citados, apesar de serem, na maioria das vezes, prazeroros, me deixam em minha zona de conforto. Sobre o futuro é diferente. Primeiro me vem a sensação de um total breu, sem saber o que esperar. Depois, começo a pensar nas tantas possibilidades que posso seguir em minha carreira e me animo. Surge então o anseio por me desenvolver ou por criar alguma coisa útil para algúem.

Esta inquietação que aparece em mim justamente nessas horas, quando o silêncio reina tanto nas ruas tanto nos prédios e portanto quando a cidade finalmente dorme, é extremamente positiva. O fato do ser humano querer se desenvolver/criar é poético, pois sem eles a depressão e a ansiedade aparecem, fazendo-nos viver o  mais do mesmo e sem anseio nenhum por melhorar. O sucesso e a falha, a felicidade e a depressão, caminham lado a lado, quase como dividindo seus protagonismos em nossa vida.

Desse modo, escrevo esse texto para aqueles que se encontram perdidos ou confusos com a atual conjuntura da vida. Já estive completamente inserido dentro da depressão e da angústia de viver. Como saí desse mal? O anseio de me desenvolver. Sei que cada pessoa é diferente e mesmo que eu tenha atingido você, leitor, que possa estar nessa situação e ter dado algum pingo de esperança, sem um passo a passo de ações que possa tomar, vai ser extremamente complicado sair dessa escuridão.

Portanto, separei alguns hábitos que você deve começar a tentar seguir e assim perceberá que controlará seu cérebro contra a depressão/ansiedade.

1° Acorde cedo e durma cedo. Quando acordar, tente tomar um pouco de Sol na cabeça e mentalize coisas positivas, mentalize seu futuro brilhante. Torne isso um hábito e perceberá que começará a se imaginar em situações que antes não o fazia.

2° O clássico clichê: faça algum tipo de atividade física. Você não vai se tornar aquele rato de academia que você acha ridículo ou aquela pessoa viciada em esporte que você também não faz ideia como existe. Não é isso. A ideia é você pensar que seu corpo e principalmente sua mente sofrem reações químicas o tempo todo. É quase como beber água para nosso corpo, fazer algum tipo de esforço físico para nosso cérebro, extremamente importante. Tente em algum momento do seu dia fazer algumas flexões ou abdominais, ou correr, ou qualquer outra coisa mas se movimente.

3° Alimentação e hidratação. Em relação à água, encha copos grandes e beba. Em relação à alimentação, tente melhorá-la. Na medicina tradicional chinesa, nosso estomago é considerado o segundo cérebro do corpo, pois possui inúmeras terminações nervosas lá e que quando não vão "bem das pernas", refletem inconscientemente e gravemente em nossa mente. 

Siga esses 3 passos. Não é uma lista com inúmeros passos para você se bitolar e tentar seguir um por um, não conseguir e se frustrar. É feito por uma pessoa que entende completamente como é estar nessa situação para lançar uma corda àqueles que estão no fundo do poço.

São passos fáceis que todos podem fazer sem qualquer tipo de problema ou pressão. Após alguma melhora, podem ser incluídos outros hábitos, como a meditação por exemplo.

Espero que esse texto realmente possa ajudar alguém a sair do limbo assim como eu saí.

Muito obrigado por ler até aqui, te espero em uma versão melhor de si mesmo para o próximo texto, em nosso novo encontro.

Email image