A importância de se construir uma boa base de e-mails
11
0

A importância de se construir uma boa base de e-mails

Muitas pessoas afirmam que o e-mail marketing morreu, mas, em todos os meus anos de experiência, o que eu pude perceber não é que o e-mail morreu.

Antonio Carlos Nogueira
5 min
11
0
Email image

Muitas pessoas afirmam que o e-mail marketing morreu, mas, em todos os meus anos de experiência, o que eu pude perceber não é que o e-mail morreu.

O que morreu foi a capacidade das pessoas pensarem nas boas práticas. No construir antes de utilizar.

Não adianta, se você quer ter bons resultados com suas atividades relacionadas à e-mail e campanhas de automação, a primeira coisa que você precisa fazer é mapear a jornada do seu cliente.

Entender qual é o momento da verdade para aquele potencial consumidor do seu produto ou serviço.

Quando ele se toca que sua oferta resolve a dor que ele tem, sabe?! Pois é, esse é o primeiro passo.

Depois disso, você precisa construir boas estratégias para atrair o tipo certo de cliente até a sua oferta.

Já ouviu falar daquele ditado: "Fulano é um vendedor tão bom que vende até picolé para esquimó.”?

Esse tipo de ditado só reflete uma coisa: se este vendedor está tentando vender um picolé para um esquimó, significa que ele está tentando vender um produto para uma pessoa que não sofre com a dor que o picolé resolve.

Faz sentido para você?

Pois é, para mim é o básico. O esforço que precisamos fazer em uma campanha de e-mail deve estar alinhada com nosso objetivo; ou seja, campanhas para conversão levarão menos tempo quando estamos atingindo o nosso perfil de cliente ideal.

Mas então, como eu faço isso?

O primeiro passo que você precisa dar é construir uma base de qualidade, com dados (ou seja, e-mails, telefones e nomes) de pessoas reais e que, principalmente, deram OPT-IN na sua lista.

Perfeito, para fazermos isso vamos ao trabalho que precede tudo e que muitas vezes é deixado de lado por profissionais, o SETUP.

Um bom setup irá lhe poupar de muitas dores de cabeça no futuro. Mas porquê? Simples, um bom setup irá seguir um processo para aquecer o seu IP e evitar problemas de black list, por exemplo; e trabalhará as integrações necessárias para fazer a sua ferramenta de Automação de Marketing, no meu caso MAUTIC, rodar bonitinho e sem problemas.

Pronto, com o setup feito e Mautic bem configurado, com disparador de e-mails e IP aquecido; você já pode começar a enviar seus e-mails por aí!

Construir uma lista de qualidade é o mínimo

Email image

"Ah Antônio, mas o que eu quero saber é como você faz para construir uma lista de qualidade."

Se você deseja ter esse tipo de informação, eu tenho uma mentoria específica para pessoas que assim como você, querem elevar suas entregas, atingir mais pessoas e transformar leads em clientes utilizando e-mail marketing e automação de marketing.

Você pode conseguir mais informações aqui.

Mas o meu objetivo aqui é outro. É te informar que se você construiu uma lista de qualidade; meus parabéns. Você não fez mais do que sua obrigação!

Uma lista de qualidade é o mínimo para se caminhar em direção ao sucesso com e-mail marketing.

Então você deve estar aí se perguntando: "então o que mais eu devo fazer?"

Existe uma grande quantidade de atividades que pode ser feita a partir de uma lista. Minha sugestão é segmenta-la, separe por micro categorias.

Como?

Bem, você pode fazer segmentações por data de cadastro, nunca compraram, última compra, ticket da compra, número de peças compradas, localização geográfica e por aí vai.

Aqui o que te direciona é sua estratégia, seus objetivos de marketing e de negócios.

Então, se você fez um bom trabalho na construção da lista, criando páginas de captura ou landing pages por segmento, escrevendo bons blog posts, fazendo participação em blogs de parceiros e até mesmo atividades de co-marketing; sua lista estará repleta de bons leads.

Chegou a hora de trabalha-la e fazer o seu esforço gerar resultados.

A qualidade da sua lista é diretamente proporcional às suas vendas

Essa é uma verdade que nem todos gostam de ouvir, ler ou aceitar.

Email image

A qualidade da sua lista é diretamente proporcional às suas vendas, afinal, tudo o que fazemos no marketing é pensado na estrutura de funil.

Ou seja, você precisa de um bom volume inicial de pessoas que talvez ainda não estejam 100% convencidas que sua oferta resolve uma dor deles. Mas em um processo de evolução no funil, essas pessoas vão naturalmente amadurecendo para a oferta e nem todos que estavam lá no início irão comprar de você.

Essa é a hora que você volta lá naquela jornada de compra que você mapeou, utiliza um papel e um lápis e começa a rabiscar cenários.

O importante é fazer testes, bons disparos e ir aquecendo a sua base. Lembre-se, uma base fria que recebe uma oferta de cara, provavelmente vai achar o seu e-mail com cara de SPAM...

e então era uma vez todo esforço feito.

Por isso, foque em aquecer a sua lista, contratar um bom serviço de disparo de e-mails em lote e principalmente, seguir as boas práticas que ensino em tantos e tantos conteúdos.

Com isso, você já está preparado basicamente para começar a trabalhar a lista que construiu de forma otimizada. Desenvolva bons e-mails para as diferentes etapas do funil, ou seja, saiba o que comunicar e ofertar para clientes frios, ToFu.

Desenvolva bons conteúdo para conduzir o seu lead por todas as etapas do funil até o fundo do funil, BoFu.

Lembre-se sempre, de acordo com uma pesquisa da empresa Litmus, e-mail marketing possui um excelente ROI, retornando US$42,00 para cada US$1,00.

Dependendo da indústria em que você está inserido, os resultados ainda podem ser superiores. Veja:

Software & tecnologia: 40:1 Marketing, PR & agências de propaganda: 42:1 Verjo, e-commerce, & Consumer Packaging Goods: 45:1 Media, publishing, eventos, esportes, & entretenimento: 45:1 Viagem, turismo & hotelaria: 53:1

Esses números são incríveis e só ajudam a provar que o e-mail marketing não morreu!

Se ainda estiver em dúvidas, se uma boa base de e-mails é um caminho viável para o seu negócio; a Direct Marketing Association levou que 66% dos consumidores já fizeram uma compra devido à um e-mail recebido.

Está convencido?

Boas listas facilitam o seu trabalho

Agora que você já sabe tudo isso sobre e-mail marketing e automação de marketing, da influência e importância de boas listas de e-mails e boas práticas; você entendeu que boas listas facilitam o seu trabalho.

Boas listas não só facilitam o seu trabalho, como otimizam utilizar frameworks como AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) em seus textos e seus e-mails.

Mas se você quer saber mais dicas e truques para desenvolver um bom trabalho com sua lista, inscreva-se na minha mentoria. Nela compartilho contigo os melhores caminhos para se construir fluxos de automação de e-mails e mensagens, para você conduzir o seu lead do interesse a compra.

Saiba mais clicando aqui.

Ah, se você ainda não me segue no instagram... vai lá

Até a próxima