O reformatório Nickel — Colson Withehead
0
0

O reformatório Nickel — Colson Withehead

Baseado em uma história real, nesse livro vamos conhecer a história do menino Elwood. Apaixonado pelos livros, por estudar e aprender coisas novas, ele mora com a sua vó Harriet e a acompanha toda vez que ela saí pra trabalhar em um hotel na ...

Sofia Breder
2 min
0
0
Email image

Baseado em uma história real, nesse livro vamos conhecer a história do menino Elwood. Apaixonado pelos livros, por estudar e aprender coisas novas, ele mora com a sua vó Harriet e a acompanha toda vez que ela saí pra trabalhar em um hotel na cidade que eles moram. Elwood tem boas notas e, por isso, é convidado por um professor para fazer algumas disciplinas na faculdade. Porém, quando estava indo para a faculdade, pega carona com um homem em um carro roubado e é acusado de participação no roubo.

Por causa da falsa acusação, o estado da Flórida condena Elwood há 6 meses no reformatório Nickel, uma conhecida escola para reeducação de garotos. O menino vai imaginando um lugar calmo em que vai poder se dedicar aos estudos e depois voltar para casa, porém a realidade é muito diferente. Nickel é um lugar de terror, de segregação, de violência e maus tratos a todos os meninos que ali entram, principalmente os negros.

Sempre baseado em histórias que realmente aconteceram, e misturando com a ficção, o autor vai nos contar tudo que esse menino passou dentro desse reformatório. E já adianto que não é fácil. É uma leitura muito dolorosa, é preciso fôlego para continuar lendo e saber o futuro de Elwood. Mais cruel ainda é saber que um lugar assim existiu por muitos e muitos anos e todos que dirigiram o reformatório, saíram impunes de todas as maldades que cometeram.

"Os garotos chegavam deformados de várias maneiras diferentes ao Nickel e, durante a passagem pela escola, recebiam mais alguns danos."

Já os meninos, que muitas vezes eram colocados lá pelo simples fato de fugir de uma casa abusiva, quando conseguiram sair de lá e não foram mortos, saíram mais feridos do que entraram. Cheios de traumas, medos e pesadelos que nunca irão passar. Um tempo de vida retirado pela crueldade e pelo racismo da sociedade da época.

Livros como esse de Colson são necessários para lembrarmos que essa história existiu, que existem culpados e existiam muitos financiadores. Que muitos ficaram calados por anos sobre as crueldades que ali aconteciam e, no final, saíram impunes. Esses registros são importantes para entendermos o passado e mudarmos o futuro, porque histórias assim não podem mais acontecer.