Salmo 22,23 e 24 Capítulo 11
0
0

Salmo 22,23 e 24 Capítulo 11

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Ricardo Campos
6 min
0
0

Salmo 22,23 e 24 Capítulo 11

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:2

Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei. Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel! Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão   

Salmos 22:22-30

A Corsa da manhã. O título do Salmo revela seu conteúdo. Primeiro o personagem frágil como uma corsa perseguida. Depois a manhã gloriosa da ressurreição.

O Salmo 22 fala da alegria da festa celestial que seguiu a morte do Senhor Jesus. Ele anteviu o fruto do penoso trabalho de Sua alma.

O Salmo 23 fala dessa festa. Fala da mesa preparada para Nosso Senhor diante de Seus adversários. O Salmo 22 revela os detalhes dessa celebração.

Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei. Uma incrível mudança é celebrada, o Unigênito agora é o Primogênito entre muitos irmãos, uma assembleia de irmãos. Isso somente se tornou possível pelo perdão dos pecados, pela vereda da justiça em Cristo, só existem irmãos agora por que a base de acusação de Satanás foi destruída na cruz com a justiça de Deus tendo sido satisfeita na morte de Jesus Cristo.

Cristo se tornou o Mediador da Nova Aliança. Através da Sua morte recebemos a remissão das transgressões juntamente com a promessa da eterna herança.

Louvem-no, vocês que teme o Senhor! Sim, vale a pena confiar em Deus. Deus é digno da nossa confiança. Na cruz Nosso Senhor recebeu zombaria por confiar em Deus, olhos humanos não viam como o Pai cuidava de Seu Filho naquela cruz capacitando-o para lhe dar uma vitória total. 

Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel! Primeiro Israel, primeiro o povo amado, a esse povo as boas novas serão anunciadas primeiro.

Jesus parecia desamparado na cruz mas Deus não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro.

 De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. Deus é a razão central dessa festa e único motivo para nosso louvor e consagração.

Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Vida eterna e provisão para nossa caminhada estão garantidos agora pela ressurreição do Senhor Jesus, pelo perdão que recebemos, pela justiça que nos cobriu. Para todos que buscam e temem o Senhor.

Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Aqui temos um assunto muito importante, um divisor de águas da história eterna. As nações estavam antes da cruz sob a autoridade de Satanás. 

O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser. Então, se você me adorar, tudo será seu". Lucas 4:5-7

Pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. 

para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por  toda a vida sujeitos a servidão

Hebreus 2:14,15

A morte e ressurreição de Jesus Cristo trouxe perdão e destruiu a autoridade de Satanás sobre as nações. Agora toda a autoridade no céu e na terra pertence ao Rei da Glória e Ele pode ordenar que Seus discípulos sejam enviados a todas as nações pois o governo delas foi devolvido a Deus. 

Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal milagroso! Mas nenhum sinal será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Mateus 12:39

Nenhum profeta foi enviado a outras nações a não ser Jonas. "E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre ela a chuva." Zacarias 14:17 Deveriam ir a Jerusalém e não o contrário.

Na cruz a autoridade de Satanás sobre as nações é quebrada.

Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Apocalipse 12:10

O sinal de Jonas se referia a morte e ressurreição e a pregação do evangelho aos gentios. 

Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer. Apocalipse 6:2

O evangelho agora avançaria como vencedor e determinado a vencer e iria alcançar todas as nações como vemos no livro de Atos que inicia em Jerusalém e termina com o evangelho chegando a Roma, o coração do Império Romano. O evangelho venceu, o Império Romano perdeu." Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. "