Salmo 22,23 e 24 Capítulo 15
0
0

Salmo 22,23 e 24 Capítulo 15

Bíblia King James Atualizada: Restaura-me o vigor e conduz-me nos caminhos da justiça por amor do seu Nome.

Ricardo Campos
4 min
0
0

Salmo 22,23 e 24 Capítulo 15

Bíblia King James Atualizada: Restaura-me o vigor e conduz-me nos caminhos da justiça por amor do seu Nome.

João Ferreira de Almeida Atualizada: Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.   

King James Bible: He restoreth my soul: he leadeth me in the paths of righteousness for his name's sake.

English Revised Version: He restoreth my soul: he guideth me in the paths of righteousness for his name's sake.

O sentido dessas palavras é que o Pastor trouxe restauração a alma onde a vida foi praticamente extinta.

A ressurreição do Senhor profetizada no enigma desse precioso Salmo. 

"ao qual mataram, pendurando-o num madeiro. A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse" Atos 10:39,40

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida." João 11:25

Sendo, pois, ele [Davi] profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono, nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. Atos 2:30,31

A ressurreição do Senhor Jesus foi o grande evento de toda a criação, a morte que reinava foi vencida pelo autor da vida.

Essa vitória da justiça do Nosso Deus manifestada em Seu Filho despojou os principados e potestades da sua antiga autoridade e foi devidamente celebrada.

Uma mesa foi preparada. Se no calvário temos uma cruz de madeira, aqui no Salmo 23 temos uma mesa com um significado gigantesco.

Em tão poucas palavras, o salmista totaliza verdades fundamentais para nossa vida cristã. O desprezado sofredor do Salmo 22 agora está na Sua merecida mesa celebrando Sua vitória.

Para ficar mais claro podemos ver a sequência e a conexão do Salmo 22 e 23.

Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Salmo 23:5

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos Salmo 23:5

Uma grandiosa festa para celebrar a espetacular vitória do Nosso Salvador se iniciou sem ser vista pelos homens mas testemunhada pelos inimigos espirituais derrotados pela morte e ressurreição do Príncipe da Paz..

Essa festa se iniciou a despeito dos inimigos, mais ainda, os inimigos foram obrigados a testemunhar a alegria do Nosso Senhor sem poder perturbar pois foram vencidos.

Para sabermos o tema dessa incrível festa podemos conectar o Salmo 23 e o 22:

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos Salmo 23:5

Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembleia te louvarei. Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó! Tremam diante dele, todos vocês, descendentes de Israel! Pois não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; na presença dos que te temem cumprirei os meus votos. Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Que vocês tenham vida longa! Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente. Salmos 22:22-31

A igreja tem na celebração da ceia a oportunidade de lembrar, repetir e continuar a celebração das veredas da justiça, da unção da cabeça do Nosso Sumo Sacerdote com o óleo do Espírito Santo diante de seus inimigos vencidos. Os assuntos dessa festa universal estão detalhados nesses versículos do Salmo 22.