Aquilo que Importa # 01
0
0

Aquilo que Importa # 01

Os últimos 2 anos tem sido particularmente desafiador para quem trabalha com importação. Com as cadeias de suprimentos desreguladas e vários conflitos, busquei estudar mais sobre macroeconomia para tentar entender vieses econômicos e indicado...

Alexandre dos Santos
2 min
0
0

Os últimos 2 anos tem sido particularmente desafiador para quem trabalha com importação. Com as cadeias de suprimentos desreguladas e vários conflitos, busquei estudar mais sobre macroeconomia para tentar entender vieses econômicos e indicadores do mercado.

O mundo aprendeu e superou a pandemia, mas ninguém esperava por uma mudança geopolítica tão significativa. Rússia, China e Taiwan são as bolas da vez.

A China passa por um forte ajuste de modelo econômico devido a bolha imobiliária, estando com a moeda no menor nível desde 2008. Na última sexta-feira, o Renminbi Chinês fechou em 7,2476. Em outros tempos eu diria que seria uma oportunidade de negociar novos preços com fornecedores chineses, pois eles estão recebendo mais renminbi pelo mesmo dólar. Mas o cenário não é tão simples. A inflação no mundo acontece em meio a uma cadeia de suprimentos ainda desregulada.

Em recente reunião do partido comunista na China, Xi Jinping reiterou que a unificação com Taiwan poderá ocorrer por meios pacíficos ou não. Esse conflito não é novo, mas reforça a importância do mercado Taiwanes devido os chips. Os EUA já estão correndo com a produção interna. A Apple transferiu sua fábrica da China para a Índia.

Num cenário catastrófico, podemos estar à beira de uma guerra. Por outro lado, podem acontecer sanções, assim como aconteceram para a Rússia. E lá se vai a cadeia de suprimentos, mais uma vez.

O mundo que tínhamos em 2019, mais globalizado e de menos conflitos, mudou.

Email image