NUNCA ESTEVE TÃO FÁCIL PARA O BRASILEIRO ENTENDER O COMÉRCIO EXTERIOR
0
0

NUNCA ESTEVE TÃO FÁCIL PARA O BRASILEIRO ENTENDER O COMÉRCIO EXTERIOR

Algum tempo atrás, os mais estudiosos utilizariam o efeito borboleta para explicar um conceito da teoria do caos: o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia desencadear uma sequência de fenômenos meteorológicos que provocariam um torn...

Alexandre dos Santos
2 min
0
0

Algum tempo atrás, os mais estudiosos utilizariam o efeito borboleta para explicar um conceito da teoria do caos: o bater de asas de uma borboleta no Brasil poderia desencadear uma sequência de fenômenos meteorológicos que provocariam um tornado nos EUA.

A sensibilidade nas condições iniciais e o longo prazo. Mas não foi com essa teoria que o brasileiro aprendeu.

O brasileiro aprendeu com a pandemia.

Aprendeu com a guerra Rússia x Ucrânia.

Desde o brasileiro mais rico, até o mais pobre. Para alguns, oportunidades. Para outros, dificuldades.

Fato é que hoje o brasileiro sabe que um vírus que nasceu na China pode chegar em poucos meses ao Brasil, causar muitas mortes, desequilibrar o preço com a demanda x oferta de um produto.

Ou então que uma guerra no leste europeu aumente o preço da gasolina, da energia e até do pãozinho.

Em um mundo cada vez mais conectado, com dependências econômicas de várias regiões do mundo, passando por um grão de trigo, uma roupa bacana, a roda de um carro e um chip de celular, hoje o brasileiro tem na ponta da língua o valor do dólar, sabe que o petróleo não é nosso, tem algum conceito de macroeconomia e entende que um navio encalhado num canal na Europa pode afetar o mais simples dos cotidianos.

Nunca esteve tão fácil para o brasileiro entender o comércio exterior.

#comércioexterior#dólar#importacao#exportação