Fé, simplicidade e pagamentos
0
1

Fé, simplicidade e pagamentos

Você conhece a história de Geazi? Aposto que assim, de bate-pronto você não está conseguindo relacionar o nome a pessoa, né?

Aroldo Jr
3 min
0
1

Você conhece a história de Geazi? Aposto que assim, de bate-pronto você não está conseguindo relacionar o nome a pessoa, né?

Geazi é um sujeito que é citado em II Reis 5, em uma história que provavelmente você conheça os outros envolvidos.

Este capítulo conta sobre como Deus curou e salvou um capitão do exército sírio, com a ajuda de uma menininha, escrava, que deu testemunho de um homem de Deus que poderia curá-lo; do rei da Síria, que com sua autoridade escreveu uma carta dizendo para curar seu oficial; tem o rei de Israel, que não ajudou em nada mas foi muito engraçado imaginar ele em desespero...

O comandante chamava-se Naamã, junto com a carta ele levou muitas coisas valiosas. Quando entregou a carta aí rei de Israel este sem saber, podemos dizer, sem ter o que fazer, rasgou as próprias roupas, imagino que não seria muito bom para a "saúde" do rei mandar Naamã de volta sem ser curado.

Aí que entra o profeta Eliseu, que não se deu nem o trabalho de falar com o comandante, enviou um mensageiro com as instruções, que eram simples demais, e essa simplicidade indignou Naamã que disse isso ele poderia ter feito em Damasco mesmo, que não precisaria ter feito essa viagem... se bobear ele deve ter pensado que isso ele já havia feito. Naamã estava indo embora sem fazer o que foi instruído, até que seus servos lhe disseram "não custa tentar, já que estamos aqui o que tem a perder?", convenceram ele e foi curado. Em gratidão o comandante tentou deixar os itens caros com Eliseu, mas este não aceitou; o comandante levou um tanto de terra de Israel para fazer holocaustos a Deus sobre ela e partiu.

Email image

Nesse ponto que voltamos a Geazi, que era um servo de Eliseu, aparece. Ele deve ter visto as coisas finas e caras que o comandante tentou deixar com Eliseu sem sucesso e achou que não poderia deixar passar uma oportunidade como aquela, que o justo seria Eliseu ter sido recompensado, então correu até a caravana de Naamã e ganhou algumas das riquezas.

Acontece que Eliseu não gostou nada disso, e disse "a lepra de Naamã atingirá você e seus descendentes para sempre", e Geazi ficou instantaneamente com lepra.

Texto rico em exemplos positivos e negativos, a pequena escrava, que mesmo na situação que estava, longe de sua terra dando testemunho de fé; os servos de Naamã incentivando-o a pelo menos tentar... Eliseu não aceitando riquezas para abençoar alguém.

Naamã, quantas vezes tomamos atitudes acertadas, passos de fé, e acabamos decepcionados pela boa resposta de Deus ser "tão simples"? Esperando algo extraordinário podemos, talvez, deixar de obedecer e acabar sem a benção.

Geazi, puxa! Convivia com o profeta, assistiu Eliseu recusar ser pago, como pôde correr atrás de "se dar bem"? Ele diz achar injusto que Naamã não pagasse nada pelo bem que recebeu e acabou amaldiçoando a si e sua família para sempre; mal sabia Naamã o que Deus faria pelo mundo, por pessoas como eu e você, quando entregou seu próprio filho por amor, para que possamos ter paz com Ele.