Muita mão na massa para aprender Shaders e Materiais de vez
4
0
Muita mão na massa para aprender Shaders e Materiais de vez
Aprenda de uma vez como Shaders e Materiais definem a aparência dos seus objetos 3D.
AtaqueDoDev
3 min
4
0
Pense em um jogo 3D que você ama jogar. Lembre de seus gráficos, seus efeitos visuais, os rostos de seus protagonistas. Cada detalhe do seu jogo favorito foi meticulosamente estudado e transformado por uma série de Shaders e Materiais que tornaram sua aparência única! Mas, o que são esses trecos aí?
Shaders e Materiais definem a aparência dos seus objetos 3D: suas cores, textura, refletividade, etc. Com eles, você pode trazer mais realismo ao seu jogo ou deixá-lo com um estilo artístico peculiar.
O problema que eu vejo é que pouco se fala da importância deles nos jogos, por isso resolvi fazer um curso da Unity para entender mais a respeito desses e aproveitei para trazer uma análise a fim de ajudar aqueles que querem desbravar o desenvolvimento de jogos 3D, assim como eu.
Lento no começo, interessante do meio pro final
O curso tem um ritmo relativamente lento no começo, mas justificável pela quantidade de conteúdo a ser explorado, considerando que esse é um curso para iniciantes. De fato, há muitos termos para se aprender.
No total são 12 módulos, alternando entre partes mais massantes de pura leitura e exercícios práticos de fixação do que foi ensinado.
Material de estudo do curso de shaders e materiais.
Um exemplo disso é logo no começo, quando o curso explica o que é uma mesh, como aplicar materiais nela, e começa dar explicações sobre o que são shaders, os tipos, as diferenças, e o que vamos usar no projeto. Só depois de dar todo o embasamento teórico somos levados à prática para consertar materiais quebrados e criar nossos próprios materiais.
Exemplos ricos
Mais uma coisa que me chamou a atenção é a quantidade de exemplos dados durante o curso. Ao baixar o projeto objeto de estudo do curso, você é servido com vários exemplos bem ilustrados e muito bem explicados pelo curso, com um modelo humanoide e todos os materiais usados ao seu lado, exemplificando o uso de todos os Maps utilizados: Base, Normal, Metallic, Height, Occlusion e Emission.
Modelo de exemplo ao lado de todos os Maps utilizados.
Muita mão na massa
Os exercícios fizeram muito sentido para mim: imitar objetos da vida real, incluindo frutas, metais, jóias, plantas e até vidro. Tudo isso agrega quando estamos fazendo um jogo, pois queremos sempre melhorar a estética dos nossos cenários, e acho também que é uma ótima forma de fixar o conteúdo em nossas cabeças.
A parte mais legal e que eu fiquei mais empolgado ficou para o final: construir um shader para uma bandeira tremular como se houvesse presença de vento na cena. É muito maneiro, de verdade!
Projeto guiado da Unity, uma das três opções oferecidas.
A parte ruim é que o tutorial que te ensina a fazer a bandeira tremular não te entrega um resultado excelente, na minha opinião. As ondas formadas no tecido da bandeira são muito lineares, no fim das contas deixei por isso mesmo e finalizei o curso.
"Nesta missão, você explorará conceitos de luz e reflexão, incluindo termos comuns que muitos artistas 3D usam todos os dias. Você aplicará esses conceitos para criar seus próprios materiais e shaders que simulam objetos do mundo real – e até alguns objetos de outro mundo. Você completará essa missão criando uma composição de natureza morta na qual poderá demonstrar uma variedade de shaders e materiais."
Você vai aprender: O que são materiais e shaders; Como escolher um shader pros seus projetos; Criação de materiais que imitam objetos reais; Criação de um shader simples usando Shader Graph.