Muita mão na massa para aprender Shaders e Materiais de vez
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Muita mão na massa para aprender Shaders e Materiais de vez

Aprenda de uma vez como Shaders e Materiais definem a aparência dos seus objetos 3D.

AtaqueDoDev
3 min
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Pense em um jogo 3D que você ama jogar. Lembre de seus gráficos, seus efeitos visuais, os rostos de seus protagonistas. Cada detalhe do seu jogo favorito foi meticulosamente estudado e transformado por uma série de Shaders e Materiais que tornaram sua aparência única! Mas, o que são esses trecos aí?

Shaders e Materiais definem a aparência dos seus objetos 3D: suas cores, textura, refletividade, etc. Com eles, você pode trazer mais realismo ao seu jogo ou deixá-lo com um estilo artístico peculiar.

O problema que eu vejo é que pouco se fala da importância deles nos jogos, por isso resolvi fazer um curso da Unity para entender mais a respeito desses e aproveitei para trazer uma análise a fim de ajudar aqueles que querem desbravar o desenvolvimento de jogos 3D, assim como eu.

Lento no começo, interessante do meio pro final

O curso tem um ritmo relativamente lento no começo, mas justificável pela quantidade de conteúdo a ser explorado, considerando que esse é um curso para iniciantes. De fato, há muitos termos para se aprender.

No total são 12 módulos, alternando entre partes mais massantes de pura leitura e exercícios práticos de fixação do que foi ensinado.

Material de estudo do curso de <i>shaders</i> e materiais.
Material de estudo do curso de shaders e materiais.

Um exemplo disso é logo no começo, quando o curso explica o que é uma mesh, como aplicar materiais nela, e começa dar explicações sobre o que são shaders, os tipos, as diferenças, e o que vamos usar no projeto. Só depois de dar todo o embasamento teórico somos levados à prática para consertar materiais quebrados e criar nossos próprios materiais.

Exemplos ricos

Mais uma coisa que me chamou a atenção é a quantidade de exemplos dados durante o curso. Ao baixar o projeto objeto de estudo do curso, você é servido com vários exemplos bem ilustrados e muito bem explicados pelo curso, com um modelo humanoide e todos os materiais usados ao seu lado, exemplificando o uso de todos os Maps utilizados: Base, Normal, Metallic, Height, Occlusion e Emission

Modelo de exemplo ao lado de todos os Maps utilizados.
Modelo de exemplo ao lado de todos os Maps utilizados.

Muita mão na massa

Os exercícios fizeram muito sentido para mim: imitar objetos da vida real, incluindo frutas, metais, jóias, plantas e até vidro. Tudo isso agrega quando estamos fazendo um jogo, pois queremos sempre melhorar a estética dos nossos cenários, e acho também que é uma ótima forma de fixar o conteúdo em nossas cabeças.

A parte mais legal e que eu fiquei mais empolgado ficou para o final: construir um shader para uma bandeira tremular como se houvesse presença de vento na cena. É muito maneiro, de verdade!

Projeto guiado da <i>Unity</i>, uma das três opções oferecidas.
Projeto guiado da Unity, uma das três opções oferecidas.

A parte ruim é que o tutorial que te ensina a fazer a bandeira tremular não te entrega um resultado excelente, na minha opinião. As ondas formadas no tecido da bandeira são muito lineares, no fim das contas deixei por isso mesmo e finalizei o curso.


Shaders and Materials

"Nesta missão, você explorará conceitos de luz e reflexão, incluindo termos comuns que muitos artistas 3D usam todos os dias. Você aplicará esses conceitos para criar seus próprios materiais e shaders que simulam objetos do mundo real – e até alguns objetos de outro mundo. Você completará essa missão criando uma composição de natureza morta na qual poderá demonstrar uma variedade de shaders e materiais."

  • Você vai aprender: O que são materiais e shaders; Como escolher um shader pros seus projetos; Criação de materiais que imitam objetos reais; Criação de um shader simples usando Shader Graph.
  • Pré-requisitos sugeridos: Unity básico, Inglês/Google Tradutor.
  • 6 horas de conteúdo nível Iniciante.

Minha nota: 8/10