Como aprender de forma eficiente?
64
0

Como aprender de forma eficiente?

Aprender algo novo é sempre um grande desafio, principalmente porque precisamos entender que o aprendizado não é algo linear e se você não estabelecer uma metodologia, pode se perder no meio do caminho. É importante pensar que quando se trata...

Karol Attekita
2 min
64
0
Email image

Aprender algo novo é sempre um grande desafio, principalmente porque precisamos entender que o aprendizado não é algo linear e se você não estabelecer uma metodologia, pode se perder no meio do caminho. É importante pensar que quando se trata de estudo, focar na eficiência é mais importante do que em quantidade, isso porque, a nossa capacidade de relembrar um conteúdo é menor. 

Ser autodidata faz parte da minha trajetória e em todos esses anos buscando conhecimento, entendi algo muito importante, foco potencializa resultados. Isso pode ser comprovado fisicamente, quando você aplica uma quantidade de força sobre um único ponto, quanto menor e mais restrita a área de contato, maior a pressão. Visualizando esse exemplo fica mais fácil entender que a prática de estudar muitas coisas de uma vez só, é prejudicial à aprendizagem e ao corpo como um todo, visto que, algumas consequências poderão surgir, como o aumento do nível de stress e a sobrecarga cerebral. Então qual é o jeito certo de aprender de forma eficiente? 

É certo que cada um tem a sua maneira de estudar, entretanto existem práticas comuns que ajudam na absorção de conteúdo e aprendizagem real. Constância e persistência são as palavras mágicas para que todo seu empenho seja efetivo, entender que aprender é um processo onde você vai permear entre dois estados: - O êxtase de finalmente aprender um conceito novo e a frustração de se sentir confuso enquanto ainda está assimilando conteúdos.

Email image

Se planejar nesse sentido será fundamental, e esse planejamento se resume em três fatores: - O planejamento de estudos, rotina e organização. 

No seu plano de estudos é importante você separar o conteúdo que irá estudar, como irá estudar e para quê você está estudando. Essas simples perguntas darão um sentido ao estudar e consequentemente te fará traçar uma meta. Metas são fundamentais na hora de mensurar seu aprendizado, funcionando também como pontos de reforço e incentivo.

A rotina, no entanto, te fornecerá um horário fixo, horário esse escolhido por você de acordo com sua disponibilidade, isso irá te ajudar a não deixar o estudo para depois. Atualmente ter horários fixos para suas tarefas é imprescindível e isso serve até para uma noite de sono, já que, dormir bem ajuda a fixar conteúdo.

Outros aspectos também são relevantes, como o ambiente que você irá estudar. É importante que esse ambiente não seja barulhento, movimentado e cheio de distrações.  Outra dica importante é: Fazer atividades físicas, de acordo com o British Medical Journal, 10 a 40 minutos de atividade física diária aumenta a concentração e o foco mental, desencadeando o aumento de fluxo sanguíneo no cérebro. 

Escrever e ensinar também é uma ótima maneira de reforçar a memorização de conteúdos. O ato de abstrair um conceito e tentar explicá-lo a alguém te faz fazer de certa forma a engenharia reversa do aprendizado e é nesse ponto que aumentamos muito nosso poder de assimilação. 

Praticar também é fundamental, afinal sem a prática a teoria se perde. Aplicar seus conhecimentos em algo prático é uma ótima forma de saber se estamos realmente aprendendo, pois é aí que começam a surgir as dúvidas. Tendo em vista os aspectos mencionados, que tal aplicar essas dicas e colocar em prática nos seus estudos? Comece traçando uma meta, planejando o conteúdo que irá estudar e foque no resultado que pretende obter.