Loading...Loading...
0

Acumulação, escassez e as "cadeiras" do Bitcoin.

By Bankless Brasil

Last update Last week11 Min.

Prezada Nação Bankless,
Bitcoin é um jogo de dinheiro. Queira você participar nele ou não, você é um jogador.
Você tem duas opções:
  • Você compra BTC
  • Você não compra BTC
O que surge é um jogo de cadeiras musicais monetárias. Existem apenas 21 milhões de lugares na mesa e qualquer pessoa pode ter quantas cadeiras conseguir.
E as pessoas estão começando a jogar. Paul Tudor Jones, Tesla, MicroStrategy (uma de capital aberto nos EUA) e outros estão todos correndo para pegar suas cadeiras.
Ninguém quer perder.
Há também outro participante - Ethereum. É uma plataforma para jogos com dinheiro que maximizam a riqueza. Ele democratiza a escassez para que qualquer pessoa possa criar e jogar jogos com dinheiro.
E não se deixe enganar. Ethereum também tem seu próprio jogo de dinheiro. É a busca por 32 ETH.
Se você completar a missão, terá sua própria impressora de moeda soberana. Você consegue fazer a impressora de moeda rodar a todo vapor assim como J. Powell (representante do FED - Banco central dos EUA).
E mais e mais pessoas estão começando a pré-encomendar o jogo de dinheiro da Ethereum.
Tudo o que aprendi sobre investimento em criptografia em duas palavras:
Chegue cedo.
- RSA

Cadeiras Musicais Monetárias

Bitcoin é um jogo de “Cadeiras Musicais Monetárias”. O limite de 21M cria um impasse de teoria do jogo entre aqueles que possuem e não possuem Bitcoin.
No jogo Bitcoin, existem 21 milhões de cadeiras e qualquer pessoa pode sentar-se em quantas cadeiras puder. Por causa do limite de oferta, quando um comprador compra Bitcoin sem intenção de vender, uma cadeira é preenchida permanentemente. Mas tudo tem um preço.
Só podemos presumir que todos podem ser convencidos a oferecer sua cadeira, desde que o preço seja justo 😏
O número atual de licenças abertas na rede Bitcoin é uma função do número de Bitcoins restantes para serem minerados, ~ 2,3 milhões, e do número de BTC disponíveis no mercado secundário, que varia com base no preço. Quanto mais alto o preço do Bitcoin, mais as pessoas estão dispostas a se levantar de suas cadeiras e vendê-lo pelo lance mais alto.

O Jogo do Bitcoin...

Você é um jogador do Jogo do Bitcoin, goste ou não.

O Bitcoin tem algumas qualidades que obrigam todos a jogar o jogo. A escolha de não comprar Bitcoin é tão significativa quanto a escolha de comprar Bitcoin. A escolha de não comprar o BTC é uma jogada válida, mas ainda assim uma jogada.
Ao não comprar Bitcoin, você está alegando que não haverá muita demanda por Bitcoin no futuro (ou você não está interessado em cripto, investimentos, etc.).
É por isso que o termo “sem-moeda” existe. Ele expressa um grupo de pessoas que optaram por cooperar com as finanças tradicionais e abandonaram o jogo Bitcoin.
Desistir do jogo do Bitcoin é uma jogada arriscada. Optar por não comprar Bitcoin é acreditar que outras pessoas também não irão comprá-lo.
E se você estiver errado?

Cooperar ou Defender?

O dilema do prisioneiro é o cenário básico da teoria dos jogos, que mostra por que dois indivíduos completamente racionais podem não cooperar, mesmo que pareça que é do seu interesse fazê-lo.
No dilema do prisioneiro, dois prisioneiros são capturados e interrogados separadamente. Cada um deles tem uma escolha a fazer: chegar a um acordo com o promotor e delatar seu amigo por uma sentença reduzida ou não se confessar para permanecer leal a seu amigo, enquanto espera que seu amigo faça o mesmo.
Eles cooperam com seus companheiros prisioneiros camaradas, na esperança de que seus camaradas cooperem com eles? Ou desertam para se salvar, enquanto traem seu companheiro para a prisão? (Explicação completa aqui)
No Bitcoin, a escolha de cooperar com o promotor é escolher permanecer dentro dos muros das finanças tradicionais e fechar os olhos para a possibilidade de uma moeda fora das regras e regulamentos do regime fiduciário do estado-nação. A escolha de desertar é implantar seu valor e riqueza na BTC, acreditando que suas qualidades como moeda são superiores às alternativas fiduciárias e que outros farão o mesmo. Os jogadores de jogos Bitcoin são incentivados a desertar o mais cedo possível, devido à natureza da emissão máxima de BTC. Tenho que reivindicar tantas cadeiras quanto possível!
No Bitcoin, existem 7 bilhões de prisioneiros em vez de 2, e em vez do risco de uma pena de prisão, o risco é não possuir uma porcentagem menor de bitcoins. Quanto mais jogadores houver, maior será o incentivo para desertar, porque você realmente quer desertar cedo aqui. Há capital em jogo!
Os três resultados do Dilema dos Prisioneiros do Bitcoin são os seguintes:
  • Se todos cooperarem com as finanças tradicionais, o Bitcoin não receberá demanda suficiente para a valorização do preço. Não se tornará a moeda de reserva global do mundo;
  • Se todos desertarem, o Bitcoin receberá uma demanda significativa e terá seu preço valorizado. Provavelmente se tornará a moeda de reserva global do mundo;
  • Se alguns defeituosos enquanto outros cooperam, alguns poderão comprar Bitcoins mais baratos do que outros, pois compraram primeiro. Os retardatários correm o risco de serem forçados a comprar Bitcoins quando muito mais dos 21 milhões de bitcoins já foram reivindicados.

Jogo de Coordenação.

Uma das maiores características dos cripto ativos é sua natureza inerentemente global. Qualquer pessoa com conexão à Internet é capaz de jogar o jogo do Bitcoin. Todo mundo é um jogador. Bitcoin é um jogo que incentiva as pessoas a jogá-lo e também pode ser jogado por todos.
Alguns jogadores podem se sentar em várias cadeiras. Fundos de investimento, fundos de hedge, bancos centrais, governos ou qualquer entidade com capital abundante podem comprar muito mais do que sua participação no Bitcoin. O Bitcoin atrai desenvolvedores experientes em tecnologia, juntamente com fundos de investimento de ponta, que podem entender a proposta de valor do Bitcoin das Cadeiras Musicais Monetárias. Essas pessoas são capazes de se movimentar rapidamente, a fim de garantir sua posição sentada.
Não são muitos os que precisam desertar pelo Bitcoin para valorizar significativamente o preço

Três tipos de investidores + 1

Deste ponto de vista do Dilema do Prisioneiro, vejo três tipos de investidores Bitcoin emergindo:

Aqueles que querem sua posição.

Os revolucionários da moeda sólida. Os nômades digitais. Pioneiros em busca de liberdade e que escapam da inflação. Muitas dessas pessoas são "all-in" e se transformam em evangelistas que recrutam outros para desertarem também. Essas pessoas são a maior arma do Bitcoin; o exército de marqueteiros que são financeiramente incentivados a convencer as pessoas a desertar do Fiduciário e se juntar às fileiras da moeda sólida.

Aqueles que não querem perder.

Estas são as pessoas que veem a crescente categoria das pessoas acima e querem se proteger contra as perdas. Aqueles que gerenciam o dinheiro das pessoas e têm a responsabilidade fiduciária de gerar um portfólio diversificado, incluindo ativos digitais.
Essas pessoas geralmente têm apenas um pouco de exposição ao Bitcoin, mas o suficiente para fazer diferença. Além disso, existem muitas pessoas nesta categoria.

Os sem-moeda (NoCoiners)

Essas pessoas são os prisioneiros que cooperaram com as finanças tradicionais no dilema do prisioneiro. Eles decidiram que a proposta de valor do Bitcoin não era atraente o suficiente para motivá-los a comprar, ou o mundo inteiro de ativos criptográficos e investimentos não está em seu radar.
De qualquer forma, eles estão aderindo às finanças tradicionais: mercados de ações, mercados de títulos, imóveis ou economias em dinheiro. Esses prisioneiros esperam, implícita ou explicitamente, que seus companheiros de prisão cooperem com eles, e não desertem para comprar Bitcoin pelas costas.

Bônus de vitória: compradores forçados de Bitcoin (também conhecida como Adoção)

Com mais e mais pessoas desertando para o Bitcoin e se afastando das finanças tradicionais, a quantidade de proprietários de BTC nos dois primeiros grupos acima aumentam, assim como as empresas que os apóiam.
Esse crescimento se transforma em efeitos de rede, onde as pessoas não precisam necessariamente expressar uma opinião sobre cooperação ou deserção, mas, em vez disso, compram, economizam, armazenam ou gastam BTC simplesmente porque é a melhor opção disponível para elas. Eles não pensam em "investir", eles só precisam fazer algo em suas vidas e usam Bitcoin para fazer isso. Bitcoin torna-se o ar que as pessoas respiram e a água em que nadamos. A essa altura, o Bitcoin simplesmente é.
Assim que houver o suficiente dessas pessoas, o jogo do Bitcoin se encerra.
Se este estágio for alcançado, aqueles que escolheram “cooperar” e permaneceram com as finanças tradicionais serão vítimas de seus companheiros desertores. Eles são os últimos compradores do Bitcoin, em um estágio em que o Bitcoin se tornou menos um investimento (porque agora 1 BTC vale milhões) e, em vez disso, é tratado mais como poupança. Essas pessoas são forçadas a se juntar ao último grupo de adotantes do Bitcoin, pois são obrigados a possuir Bitcoin para pagar por algum serviço ou produto, quando poderiam ter comprado Bitcoin 10 anos antes, a um preço muito reduzido.

Jogadores do Jogo

Moeda Austríaca.

O jogo descrito aqui é a essência da Moeda Austríaca. É assim que cada ativo de moeda forte funciona. Se houver fortes restrições à criação de novas unidades, o jogo está destinado a ser jogado. Não há como sair do jogo.
O jogo do Bitcoin é um jogo antigo que sustenta toda a economia. A escassez e a gestão de recursos escassos estão no cerne da condição humana. O fato de o Bitcoin parecer um conceito estranho para as pessoas é um teste de tornassol para o atual status quo econômico em que este mundo se encontra.
O dinheiro fiduciário e a impressora de dinheiro rodando a todo vapor em diversos bancos centrais ao redor do mundo, criaram a ilusão de um mundo de abundância, com produção ilimitada. Isso, infelizmente, é uma incompatibilidade incrível entre o mundo em que pensamos que vivemos e a realidade orgânica e natural. Na vida real, as coisas são escassas. Na vida real, o valor não pode ser impresso.
O Bitcoin criou o sistema para devolver a escassez orgânica ao mundo.
Mas Bitcoin é apenas o começo...

Jogos de Dinheiro.

Há algum tempo, escrevi um artigo chamado Ethereum: The Money-Game Landscape. À luz do ressurgimento de diferentes tipos de jogos (agricultura de rendimentos, mineração de liquidez, etc), acho que é uma leitura oportuna para aqueles que ainda não o fizeram.
Em resumo, Ethereum é uma plataforma para a construção de jogos de dinheiro. Os aplicativos DeFi que todos nós conhecemos e amamos são mini jogos individuais de maximização de riqueza que são jogados em um único tabuleiro grande, que chamamos de Ethereum. Cada jogo de dinheiro no Ethereum opera com a mesma estrutura do Dilema dos Prisioneiros do Bitcoin, mas com regras mais criativas e modulares.
  • Ether, e a luta por 32 ETH por um nó validador é o mesmo jogo.
  • MKR é um jogo para maximizar a propriedade de MKR.
  • YAMs e YFI e a luta pela maior parte do tesouro de cada um é o mesmo jogo.
  • AMPL é um jogo de acumulação.
  • Atualmente, MKR está ganhando o jogo.
Quando a capacidade de imprimir livremente novas unidades é removida da equação, a natureza e a economia assumem o controle. Ethereum é uma plataforma para democratizar a escassez e, como resultado, vimos uma explosão de jogos de escassez sendo jogados no Ethereum.
O chamado mercado em alta que todos pensam que estamos prestes a embarcar será sustentado por este fenômeno: jogos de escassez para maximizar a riqueza.
Estou animado para ver esses jogos de dinheiro no estilo MMO construídos e jogados no Ethereum. Os experimentos em andamento com YFI, AMPL, YAMs são incrivelmente fascinantes, mas estou disposto a apostar que em poucos anos veremos esses jogos como os primeiros designs primitivos que, em última análise, seriam separados de jogos muito maiores e maiores. Diferentes partes de cada jogo serão adaptadas e reconstruídas para criar novos jogos, o que atrairá mais atenção, mais hype, mais jogadores e mais rendimentos.
Esta é a história dos próximos meses de Ethereum.
Além disso, não se esqueça do Jogo Ethereum: a busca por 32 ETH. A escolha de jogar o jogo ETH-Staking de baixo risco versus o jogo de maximização de rendimento DeFi de alto risco é um jogo em si.
A aposta do ETH está chegando, e mais e mais pessoas estão pré-encomendando o jogo.

Mão na Massa

Esse texto não é recomendação financeira ou fiscal. Este boletim informativo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento ou uma solicitação para comprar ou vender quaisquer ativos ou para tomar quaisquer decisões financeiras. Este boletim informativo não é um conselho fiscal. Fale com seu contador. Faça sua própria pesquisa.
De vez em quando, posso adicionar links para produtos que uso neste boletim informativo. Posso receber comissão se você fizer uma compra por meio de um desses links. Sempre irei divulgar quando for o caso.