Nasa quer evitar um futuro armagedom
71
0

Nasa quer evitar um futuro armagedom

Em algum momento da sua vida tenho certeza que você pensou: e se por um acaso, algum corpo celeste bater na Terra, o que aconteceria? Claro, que ninguém perde o sono com essa possibilidade. Até porque os cientistas dizem que no horizonte de s...

Eduardo Barão
2 min
71
0

Em algum momento da sua vida tenho certeza que você pensou: e se por um acaso, algum corpo celeste bater na Terra, o que aconteceria? Claro, que ninguém perde o sono com essa possibilidade. Até porque os cientistas dizem que no horizonte de séculos não há essa chance. Mas como canja e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, a Nasa, agência espacial americana, acaba de lançar uma missão no estilo do Bruce Willis no filme Armagedom.

Como numa história de ficção, a Nasa mandou ao espaço a missão Dart, que servirá como um teste para uma tecnologia inovadora, capaz de no futuro salvar a Terra. A nave foi construída para deliberadamente se chocar contra um asteróide. A sonda saiu da Califórnia acoplada ao foguete Falcon 9 da Space X, num projeto que custará um bilhão e 400 milhões de reais.Quase 

Quase Guerra nas Estrelas
Quase Guerra nas Estrelas

O alvo será o Dimorphos, um pequeno asteróide distante 11 milhões de quilômetros da gente, e que não representa nenhuma ameaça ao nosso Planeta. A ideia da Nasa não é destruir o asteroide e sim desviá-lo da rota, esse choque está previsto para acontecer entre setembro e outubro do ano que vem.

Calma! Não há previsão de um asteroide bater na Terra, por enquanto
Calma! Não há previsão de um asteroide bater na Terra, por enquanto

Uma pequena amostra do que esses corpos celestes podem causar ocorreu em 2013 na Rússia quando um meteorito caiu na região central do País. As ondas de choque causadas pela entrada do corpo celeste na atmosfera da Terra quebraram janelas, sacudiram prédios e deixaram quase mil pessoas feridas.

Se a experiência der certo, a Nasa teria condições reais de defender a Terra, se um impacto virar realidade no futuro. Uma das ameaças seria o asteróide Bennu, que segundo os cientistas, teria uma pequena chance de atingir nosso Planeta no ano de dois mil e trezentos. Eu estarei ainda na flor da idade com 323 anos.