Rover Perseverance da NASA realiza com sucesso sua primeira coleta de rocha
0
0

Rover Perseverance da NASA realiza com sucesso sua primeira coleta de rocha

O Perseverance obterá imagens adicionais do tubo de amostra antes de potencialmente completar o processo de coleta de sua primeira amostra em Marte selecionada cientificamente

Barroso
2 min
0
0

O Perseverance obterá imagens adicionais do tubo de amostra, antes de potencialmente completar o processo de coleta de sua primeira amostra selecionada cientificamente em  Marte.

Os dados recebidos no final de 1º de setembro do rover Perseverance da NASA indicam que a equipe atingiu seu objetivo de extrair com sucesso, uma amostra de rocha em Marte. As imagens iniciais  após o evento histórico mostram uma amostra intacta presente no tubo após o descaroçamento. No entanto, as imagens adicionais tiradas após o braço completar a, aquisição da amostra foram inconclusivas, devido às más condições de luz solar. Outra rodada de imagens com melhor iluminação será tirada antes que o processamento da amostra continue.

Credits: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS
Credits: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

Sera feito uma obtenção de imagens adicionais, antes de prosseguir com o selamento e armazenamento da amostra de rocha marciana, é uma etapa extra que a equipe optou por incluir com base em sua experiência, com a tentativa de amostragem do rover. Embora a equipe da missão Perseverance esteja confiante de que a amostra está no tubo, as imagens em ótimas condições de iluminação confirmarão sua presença. As novas imagens foram feitas em 4/9 e chegaram 5/9.

Credits: NASA/JPL-Caltech
Credits: NASA/JPL-Caltech

O Sistema de Amostragem e Cache da Perseverance usa uma broca percussiva rotativa e uma broca de núcleo oca na extremidade de seu braço robótico de 2 metros de comprimento para extrair amostras ligeiramente mais grossas do que um lápis. Dentro da broca durante o descaroçamento está um tubo de amostra. Depois de concluir o descaroçamento do dia 3/9, Perseverance manobrou o descaroçador, a broca e a extremidade aberta do tubo de amostra para obter a imagem do instrumento Mastcam-Z do rover. O alvo para a tentativa de coleta de amostra foi uma rocha do tamanho de uma pasta pertencente a uma linha de cume que tem mais de 900 metros de comprimento e contém afloramentos rochosos e pedregulhos.