Quanto custa um sonho?
44
0

Quanto custa um sonho?

Beco de Ideias
0 min
44
0

Faz pouco mais de um ano que a Beco de Ideias iniciou a sua operação como agência de consultoria, e também quando iniciou a sua rotatividade. Antes disso, não havia clientes, trabalhos, demandas ou quaisquer pedido de orçamento. Era um sonho que só possuiu valor para mim mesmo.

Pixabay
Pixabay

Hoje atendemos mais de 50 pessoas, atingimos cerca de 150 empreendedores e cada dia que passa estamos atingindo outros níveis de crescimento. Costumava dizer que a Beco era uma empresa independente, que se auto-sustentava e não iria pôr peso nas costas de ninguém. E foi um grande engano, ao ignorar que a agência depende totalmente de mim não percebi o quanto estava sendo sugado e sufocado, querendo fazer tudo, mas não andando para frente.

Um sonho pode custar caro, mas não pode custar a sua paz.

E assim foi, durante alguns meses de 2020: trabalhar de domingo a domingo, sem descanso e realizando consultorias até às 18h no final de semana, com no máximo dois dias de descanso - das consultorias em videochamada, pois as mensagens diárias ainda sendo enviadas, áudios e até mesmo pesquisando e formatando arquivos para ser enviados em tempo recorde de algumas horas.

Apesar de estar no auge da minha carreira, aos 18 anos de idade, como diretor de negócio de cinco empresas e dono da minha própria agência, saber o quanto custa cada projeto que está sendo criado e desenvolvido não é somente questão de gerir bem o financeiro - mas ter uma capacidade emocional e psicológica de lidar com as turbulências, abalos e cansaço que tudo isso gera.

Setembro me trouxe uma grande quantidade de trabalhos a ser realizados, mas como lidamos o tempo inteiro com pessoas o resultado é o esperado: remarcação de consultoria, atrasos que precisam adiar a reunião, horário apertado, imprevistos... tudo isso fez com que, dentro dos meus problemas (e dos clientes), muitos ficassem sem atendimento durante um enorme período.

Mesmo que todos os dias eu esteja trabalhando.

Pixabay
Pixabay

Na medida que o trabalho se tornou frenético e frequente no meu cotidiano, menos me preocupei da minha principal ferramenta: a mente. O cansaço constante me adoeceu durante um grande período, comprometeu o meu desenvolvimento e me fez perder potenciais clientes e oportunidades de crescimento.

Até que surgiram problemas enormes dentro do meu âmbito familiar. E então, precisei desabar todo o meu trabalho para poder ter a minha base fortificada e retornar quando possível. E então caí na reflexão sobre como o trabalho pode consumir a nossa sanidade, ao mesmo tempo que a construção de um sonho pode ser prejudicial a nossa saúde.

Meus alunos entendem a hora de parar; eu fiz a jornada contrária.

Todo peso mental que acumulei, culpa gerada pelo medo de estar fazendo decisões erradas quando na verdade era incompatibilidade com nossos horários e disponibilidade. Mas, com a mente cansada e o psicológico pedindo socorro (sem ser atendido), tudo se tornou uma bola de neve quando na verdade era para ser desfeita.

Compreendo que todas as empresas e empreendedores passam por esse momento, ficamos obcecados pela nossa ideia que, tudo acaba sento mínimo perto do que podemos realizar.

E isso é um perigo constante que passamos. Mas com cuidado, atenção e respeito aos nossos limites conseguimos estabelecer um planejamento de ações que será confortável de realizar. Hoje trabalho aos finais de semana dependendo do cliente (o seu engajamento e dedicação nas reuniões) e determino um limite de horário em todas.

O restante trabalha dentro das determinações:

  • até duas horas de reunião
  • mensagens somente no grupo criado para cada empresa
  • estratégias, insights e dicas de segunda à sexta dependendo da situação
  • somente recebe outra dica após pôr em prática a anterior
  • apresentar resultados de crescimento positivo

E assim vai sendo definindo dependendo de cada empresa e empreendedor que trabalha comigo. Consigo garantir resultados para ambos, trabalhamos com as melhores tarefas e funções, as reuniões são realizadas nos dias de maior produtividade e bem-estar de todos e conseguimos crescer com isso.

Desde que começamos, a Beco de Ideias sempre buscou a produção criativa e confortável. Hoje conseguimos pôr isso em prática da melhor forma possível.


Conheça a Beco de Ideias: Siga-nos no Instagram, conheça nossa consultoria.