DEUS É PROVIDENTE
0
0

DEUS É PROVIDENTE

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como que diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes...

Daniele
5 min
0
0

E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como que diante dele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gn 2: 18-24.

Deus é maravilhoso! Quando ele criou o homem, a mulher já existia dentro dele (pois dele seria tirada). Por isso, antes mesmo de tirar a mulher de sua costela, Deus havia abençoado todo o gênero humano em Adão, no capítulo 1 de Gênesis, com a bênção da multiplicação. (Gn 1.27-28). Ou seja, antes mesmo da mulher ser formada, ela já existia para Deus dentro de Adão e já havia sido abençoada. Eu diria que a formação da mulher teria sido o primeiro episódio de clonagem da História, e uma clonagem muito mais avançada do que a que conhecemos. Pois Deus usou o material genético de Adão, tirado de sua costela, não para criar uma cópia dele, mas para criar um ser humano semelhante a ele, ou seja, que lhe correspondia, mas que também era diferente, e cujas diferenças não existiam para separá-los e sim para uni-los. Eles literalmente se encaixavam, não apenas fisicamente, mas em unidade de propósito para cumprir o mandato de Deus. Deus fez a tampa e a panela.

Adão reconheceu isso, ao ver a mulher. Enquanto dera um nome distinto a toda alma vivente, não deu um nome distinto à mulher, quando Deus a trouxe a ele. Usou um feminino do nome que lhe era atribuído. Ele já havia observado que todas as espécies de animais tinham o macho e a fêmea. Provavelmente, ao dar nome a eles, já havia desenvolvido a terminologia de masculino e feminino para a mesma espécie. Portanto, quando se deparou com o feminino de si mesmo, apenas aplicou a técnica terminológica que já havia desenvolvido.

O interessante é que Deus só formou Eva após levar os animais para Adão nomear. Creio que Deus quis desenvolver primeiro a habilidade observacional de Adão para que ele fosse capaz de reconhecer essa graciosidade, sabedoria e grandeza de Deus na formação da mulher. Também, para exercitar sua criatividade e capacidade de comunicação. Pois, Adão contava para Deus qual nome tinha dado para os animais, creio que Deus devia lhe perguntar o motivo daquele nome e Adão explicava e os dois deviam bater altos papos. Assim, quando a mulher chegou, Adão já estava afiado nessa questão de comunicação rsrsrsrs

Entendo que, assim como a erva do campo foi criada no terceiro dia da criação, mas ainda não havia brotado quando o homem foi criado, (só existia em germe sob a terra, pois só deveria brotar no momento oportuno) assim também Eva já estava embutida em Adão, quando ele foi criado, mas só foi tirada dele e formada como alguém que lhe correspondia no momento oportuno. Portanto, não devemos estar ansiosos quanto a receber dádivas de Deus. Mais especificamente aos solteiros: não devemos estar ansiosos quanto à dádiva do matrimônio. Pois, se ele estiver nos decretos eternos de Deus para as nossas vidas, terá lugar no momento oportuno. Até lá, nosso empenho deve estar em desenvolver nossas habilidades e talentos e nossa capacidade relacional para a glória de Deus. Assim, saberemos identificar quem nos corresponda e atribuiremos a Deus a glória por esse encontro, bem como o glorificaremos nesse relacionamento.

Oração: Pai, tu és maravilhoso! Tudo o que tu fazes é perfeito e completo. E quando não estamos enxergando essa completude a falha não está na tua providência, mas em nós que não estamos sendo bons observadores. Pois, quando não nos deparamos com o que nos corresponde, tu estás trabalhando em nós. Neste mundo caído, não é possível nos depararmos sempre com o que ou com quem nos corresponda. Há aqueles que permanecerão solteiros ou que permanecerão convivendo com a ausência de algo que gostariam de receber. Porém, tanto a ausência quanto a presença do que gostaríamos servem para a tua glória. Peço-te que me ajude a, na minha solteirice, desenvolver ao máximo possível todas as habilidades que tu me deste, a fim de render glória ao teu nome. É o que te peço, em nome de Jesus. Amém.