QUANDO O DESFAVORECIMENTO É UMA BÊNÇÃO
0
0

QUANDO O DESFAVORECIMENTO É UMA BÊNÇÃO

Deus glorifica o seu nome na vida daqueles a quem ele chama. E é uma grande honra ser uma página na História que o própria Deus escreve acerca da si mesmo. Essa é uma riqueza que o mundo não conhece.

Daniele
7 min
0
0

E disse o Senhor: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações; Noé andava com Deus.

Gn 6: 6-9

Do capítulo 5 a 9 de Gênesis, acompanhamos a trajetória de Noé. Nesse percurso, três coisas me chamam a atenção: enquanto seus antepassados começaram a gerar filhos entre a idade de 65 e 187 anos, Noé só foi pai com a idade de 500 anos (Gn 5:32). Não obstante, havia uma grande expectativa a respeito dele. Pois seu pai havia lhe dado esse nome (No’ah = descanso, repouso) por acreditar que ele estava predestinado a trazer algum tipo de consolo ou descanso da fadiga causada pela lida com uma terra amaldiçoada (Gn 5:28-29). Além disso, Enoque, aquele que andou com Deus e Deus o havia tomado para si, era bisavô de Noé, e da mesma forma que a Bíblia diz que Enoque andou com Deus, diz que Noé andou com Deus.

Ao refletir sobre o chamado de Noé e compará-lo com o chamado de muitos outros homens e mulheres de Deus na Bíblia, parece-me que eles foram os menos favorecidos na sociedade em que viveram. Mas, não se trata simplesmente de Deus ter escolhido os menos favorecidos. Na verdade, foi o próprio Deus quem providenciou esse desfavorecimento. Veja bem, devido ao fato da bênção de Deus sobre Adão ter sido: “crescei e multiplicai e enchei a terra e dominai-a” (Gn 1:28), gerar uma descendência que se estabelecesse e se perpetuasse na terra era considerada a maior prosperidade de uma pessoa no antigo oriente.

Assim, a esterilidade era considerada uma grande maldição. Uma pessoa que não gerava descendência era, portanto, considerada como fraca, desfavorecida, menor. O curioso é que a maioria dos homens e mulheres que foram chamados por Deus para ter um papel especial na história da Redenção foram impedidos pelo próprio Deus de gerarem filhos durante um bom tempo.

Dessa forma, aquele sobre quem havia a expectativa de ter sido designado por Deus para trazer algum consolo era o mais fraco e desfavorecido de seus contemporâneos. Como um homem já beirando seus 500 anos  sem ter estabelecido uma linhagem poderia alterar qualquer coisa na História? Pois é... O caso é que mesmo se ele tivesse gerado uma descendência numerosa e poderosa ele não poderia, porque só quem altera o curso da História é Deus. Por isso, Deus foi grandemente glorificado ao deixar isso bem claro na vida de Noé.

Deus glorifica o seu nome na vida daqueles a quem ele chama. E é uma grande honra ser uma página na História que o própria Deus escreve acerca da si mesmo. Essa é uma riqueza que o mundo não conhece. Mas que Noé conheceu. Aos 500 anos, Deus lhe explicitou o seu chamado de construir a arca e lhe concedeu filhos. E, por conhecer uma riqueza que o mundo não conhecia, Noé perseverou cerca de 100 anos no cumprimento do seu chamado. Ao cabo dos quais, aquele que um século antes não tinha uma linhagem para se estabelecer na terra foi o responsável por repovoá-la após o dilúvio. Deus fez isso para mostrar que nada se estabelece pela força do nosso braço, mas por sua vontade soberana.

Por último, o versículo nove do capítulo seis de Gênesis diz que Noé era varão justo e reto em suas gerações. Muitos atribuem a isso o seu chamado. Como se Deus houvesse encontrado algo de bom em Noé que o tornasse digno do chamado. Porém, essa visão contraria a Palavra de Deus que diz que não há um justo, nenhum sequer, todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis (Sl 53:3, Rm 3:12). O complemento do versículo que qualifica Noé dessa forma diz que ele andava com Deus. Dessa forma, Noé não andava com Deus porque era justo e reto. E sim, Noé era justo e reto porque andava com Deus. É o relacionamento com Deus que nos santifica e nos transforma. Inclusive, é muito provável que seu fracasso em gerar descendência por quase 500 anos tenha sido um fator que o tenha aproximado de Deus. Que o tenha feito chorar nos pés do Senhor e indagá-lo do porquê daquela bênção lhe ser retida. Como eu disse anteriormente, foi o próprio Deus quem providenciou essa circunstância. Ou seja, não é que Noé era um desfavorecido da sociedade e Deus ficou com dó dele por causa disso e se voltou para ele. Mas sim que o próprio Deus providenciou que Noé fosse desfavorecido para glorificar o seu nome nele. De modo que a circunstância desfavorável administrada por Deus na vida de seus filhos é uma grande bênção. Embora, quando estamos passando por ela não a enxerguemos assim.

Em vista dessas coisas eu me arrependo por muitas vezes me lamentar por circunstâncias que eu gostaria que fossem diferentes na minha vida e que sei que só Deus pode mudar. Pois entendo que se ele não muda é porque ele tem um propósito nisso e o propósito de Deus é perfeito. Sei que seja com meu favorecimento ou aparente desfavorecimento, meu propósito é a glória de Deus. Além disso, eu já sou grandemente agraciada, pois se Deus não quisesse me dar mais nada, só o fato de já ter se dado a mim, em Cristo, já me deu tudo. Que possamos confiar na sabedoria e na providência divinas a despeito de qualquer circunstância e que andemos com ele para sermos santificados e capacitados a servir ao seu propósito.

Oração:

Pai amado, me perdoe por pautar a minha percepção nas circunstâncias e não na tua Verdade. Me perdoe por me esquecer que o justo anda por fé e não por vista. Me perdoe por vacilar em ter plena satisfação em ti. Me perdoe por, assim como o povo de Israel, fazer duas maldades: deixar a ti, a fonte de águas vivas, e cavar para mim cisternas rotas que não retém água, como disse Jeremias. Essas cisternas são qualquer tipo de satisfação pessoal fora de ti. Perdoe-me por vacilar o meu pé. Endireita os meus caminhos. Guia-me pelo Caminho Eterno. Opera em mim a tua vontade. Cumpra em mim o teu propósito. Glorifica em mim o teu nome. Dá-me força e direção para cumprir a parte que me cabe, assim como tu deste a Noé acerca da construção da arca. Me ajude a ser perseverante, a exemplo de Noé. A exemplo de ti mesmo que trabalha em mim em todo o tempo e não desiste. Te amo, meu Pai. Aperfeiçoa o meu amor por ti, independente de que meios o Senhor tiver que usar para isso. Pois o Senhor é o meu maior bem. Santifica-me em ti e usa-me para ser bênção para as pessoas. A exemplo de Noé, que o Senhor escolheu, preparou, direcionou e usou para a tua glória. Tu és poderoso e nenhum dos teus planos podem ser frustrados. Portanto, assim como disse Paulo, sei que tu que começaste a boa obra irás terminá-la até o dia de Cristo. Opera em mim o teu querer. É o que te peço. Para a honra e glória de Cristo. Amém.