SANTIDADE COMO PROCESSO DE CONFORMIDADE
0
0

SANTIDADE COMO PROCESSO DE CONFORMIDADE

Por isso, cingidos mentalmente e sóbrios, colocai toda a vossa esperança nessa graça que vos será concedida quando Jesus Cristo se revelar. Como filhos obedientes, não vos deixeis modelar pelos desejos de antes, quando vivíeis na ignorância; ...

Daniele
4 min
0
0

Por isso, cingidos mentalmente e sóbrios, colocai toda a vossa esperança nessa graça que vos será concedida quando Jesus Cristo se revelar. Como filhos obedientes, não vos deixeis modelar pelos desejos de antes, quando vivíeis na ignorância; pelo contrário, visto que é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso agir; pois assim está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1Pe 1.13-16.

No devocional passado, meditamos nos dois primeiros versículos dessa passagem. Neste, vamos meditar nos dois últimos. Mas podemos resumir a passagem inteira na seguinte afirmação: a atitude de preparar a mente para a obediência é fundamental para uma vida de santidade.  

Mas, afinal de contas, o que é santidade? A maioria das pessoas entendem santidade como a qualidade ou virtude de quem é santo, uma espécie de traço de caráter ou estado diferenciado de existência. Se for isso mesmo, obedecer a ordem de ser santo como Deus é santo é impossível. A boa notícia é que a perspectiva bíblica não é essa.

O apóstolo João explica em 1 Jo 3.2-3 que embora já sejamos filhos de Deus, ainda não somos como ele, mas na medida que esperamos nele do jeito que ele quer que esperemos, somos purificados em conformidade com ele. Portanto, a perspectiva bíblica aponta que enquanto, nesta vida, a santidade em nós é um processo, em Deus é um atributo, que funciona como o controle de qualidade desse processo.

Portanto, obedecemos a ordem de sermos santos como Deus é santo, dispondo nossa mente para conhecer a Deus e a sua vontade, a fim de responder a esse processo segundo o padrão que ele revela em sua Palavra – Cristo. Assim, diariamente, ao ler a Palavra, devemos fazer uma reflexão se estamos nos conformando ao padrão de Deus ou ao padrão mundano. Quando constatarmos que é o padrão mundano que está respaldando nossas decisões, precisamos nos arrepender e mudar de atitude.

ORAÇÃO:

Pai, eu te agradeço pela tua graça que me torna aceita diante de Ti não por meu mérito, mas pelo de Cristo. Eu ainda não sou quem eu deveria ser, e nesta vida eu jamais serei. Sei que tu determinaste assim para nos humilhar diante da tua majestade, a fim de que nenhuma carne se glorie diante de ti. Te peço que abra os olhos do meu entendimento para ver-te, no estudo da tua Palavra. A fim de que ao contemplar-te tu sejas meu modelo supremo e meu crivo. Santifica-me em ti a cada dia. É na tua luz que vemos a luz, Pai. Revela-te a mim a cada dia, para que eu possa identificar o que está fora do padrão na minha vida, e dê-me forças para corrigir os meus caminhos, para que eu possa seguir os teus passos como filha que pratica as obras do Pai. Ajuda-me a enxergar cada situação e desafio da vida e cada oportunidade para o futuro pela ótica do teu Reino e não pela perspectiva do sistema mundano. Ajuda-me a ajustar a minha visão, Pai. Perdoa os meus pecados. Perdoa-me por olhar mais para a terra do que para o céu. Perdoa-me, Pai, pelas motivações erradas. Te peço perdão por muitas vezes ler tua Palavra de forma especulativa e não com o espírito de conformidade com quem tu és. Te peço perdão em nome de Jesus. Eu te louvo pela tão grande salvação que tu me concedeste, de ter a ti como a minha herança, de ter a ti como a base da minha vida, de ter a ti como princípio e fim da minha existência. Te louvo, Pai, por teres te dignado a repartir TUDO com quem não é nada. Louvado seja o teu nome para sempre! Amém.