Só Raphinha? Conheça outros destaques do Leeds de Marcelo Bielsa
35
0

Só Raphinha? Conheça outros destaques do Leeds de Marcelo Bielsa

Foram 16 anos fora da Premier League, com passagem até pela terceira divisão. Em 2020, o Leeds, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, voltou à elite sob o comando de Marcelo Bielsa, técnico dos mais influentes do mundo. No meio do ca...

Bernardo Ramos
4 min
35
0

Foram 16 anos fora da Premier League, com passagem até pela terceira divisão. Em 2020, o Leeds, um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, voltou à elite sob o comando de Marcelo Bielsa, técnico dos mais influentes do mundo. No meio do caminho, houve trocas de presidentes e donos. Um caos.

Antes de chegarmos ao ano corrente, uma curiosidade. O Leeds é o último time a conquistar o campeonato inglês com um técnico nascido no país. Howard Wilkinson, em 1992, na última temporada antes do estabelecimento da Premier Legue. 

Na temporada atual, o desempenho está bem abaixo da supreendente campanha em 2020-21, quando os Whites terminaram o certame em nono lugar, três pontos atrás da zona de classificação para competições europeias. Hoje, o time o time é o décimo-sexto colocado, com uma vitória em sete jogos. 

O legado de Bielsa vai além da recuperação do clube. Passa, sobretudo, pelo aprimoramento de alguns jogadores que, consequentemente, acabaram debutando em suas respectivas seleções nacionais.

Um deles é Raphinha, autor de dois gols na vitória do Brasil sobre o Uruguai, nesta quinta. Embora o rendimento do Leeds não seja dos melhores na recém-iniciada temporada, o atacante é o artilheiro do time na Premier League, com três tentos. Já é metade do que ele marcou em 2020-21, quando atuou apenas sete vezes. Ele joga predominantemente pelo lado direito do ataque da equipe de Bielsa. No entanto, não é raro vê-lo no na área, como na vitória por 1 a 0 sobre o Watford, em 2 de outubro.

Crédito da imagem: Lucas Figueiredo CBF
Crédito da imagem: Lucas Figueiredo CBF

Para quem descobriu o jogador apenas agora, o blog apresenta mais três destaques do time da região de West Yorkshire.

Kalvin Phillips

Email image

É a alma do Leeds de Marcelo Bielsa. Inclusive, o preferido do treinador. Em 2019, quase se transferiu para o Aston Villa. Apesar de ter ainda mais dois anos e meio de contrato com o clube, a direção já trabalha na tentativa de renovar o acordo. Vai ser muito difícil. O volante destro de 25 anos foi um dos destaques do English Team na Euro, formando uma dupla espetacular com Declan Rice, do West Ham. O passe para o gol de Sterling, na estreia inglesa no torneio, mostrou ao mundo o talento que o fã da Premier League já conhecia bem.

Se Bielsa é grato a Phillips por ter renovado no fim da temporada 2018-19, após uma trágica eliminação na Championship, a recíproca é verdadeira. Sob a batuta do argentino, ele foi convocado por Gareth Southgate pela primeira vez, em agosto do ano passado. Curiosamente, o mês em que o Leeds reestreou na elite após 16 anos.

Patrick Bamford

Email image

Nem o mais otimista torcedor dos Whites imaginava que o centroavante pudesse um dia ser lembrado pelo treinador do English Team. Formado na base do Nottingham Forest, perambulou por meia Inglaterra antes de chegar ao Leeds, em 2018. Desde então, virou uma máquina de fazer gols. 

Só na temporada passada, foram 17, com mais sete assistências para a conta. Para usar como parâmetro, Harry Kane, o artilheiro máximo da Premier League, anotou 23 tentos. 

Como reconhecimento, Gareth Southgate o chamou para os três últimos cotejos da Inglaterra, na útima data Fifa. Atuou por 30 minutos contra a fraca seleção de Andorra. 

Illan Meslier

Email image

Goleiraço, o francês! Aos 21 anos, teve uma média de quatro defesas por jogo na temporada passada, com onze clean sheets (jogos sem sofrer gol). Formado pelo Lorient, o arqueiro de 1,96 metro de altura custou 6.5 milhões de euros ao Leeds em 2020. Uma pechincha. Certamente, vale muito mais hoje. Titular da seleção francesa sub-21, é questão de tempo, e pouco, para ser chamado por Didier Deschamps.