A verdade sobre a beleza
2
0

A verdade sobre a beleza

Seja belo tudo aquilo que enriquece, atrai o seu olhar e gera felicidade. Que seja belo tudo aquilo que é bom, verdadeiro e distancia do relativismo. As coisas verdadeiramente belas serão facilmente identificadas, porque estão dentro de você. Boa lei

Bia Junqueira
7 min
2
0

Seja belo tudo aquilo que enriquece, atrai o seu olhar e gera felicidade. Que seja belo tudo aquilo que é bom, verdadeiro e distancia do relativismo. As coisas verdadeiramente belas serão facilmente identificadas, porque estão dentro de você. Boa leitura.  

Email image

🏛️Os gregos sabiam das coisas

A filosofia grega, no geral, buscava chegar a respostas e a reflexões sobre questionamentos que afligiam as pessoas. E uma das incertezas girava ao entorno de "o que é a beleza?"

Platão dizia que o belo estaria absolutamente associado ao bem e à verdade. 

O bem é o elemento que une, a beleza é o fato que eleva o homem e, por fim, a verdade é o objetivo que sempre devemos buscar. Portanto, segundo Platão, só seria belo aquilo que é tanto bom como verdadeiro.

Veja só que Tomás de Aquino também trouxe a percepção de beleza pelo viés católico: beleza seria tudo aquilo que une integridade, proporção e clareza.

Mas isso é só o começo do que quero discutir hoje: a perda da percepção e dos padrões sobre o que de fato é beleza. Você vai perceber que relativizar o que é belo nos distancia da própria natureza humana, ou melhor dizendo, de quem nós somos.

🌾A beleza fala por si mesma

Quando olhamos para pessoas, objetos e lugares bonitos, sentimos a beleza porque o nosso corpo evoluiu de tal forma para que fossemos acionados assim que tivéssemos a percepção de algo belo.

A beleza está em todos os lugares do mundo natural e nos atrai para pensamento profundos. Existe uma diferença clara entre:

  • a imagem de uma cidade poluída, com prédios altos e trânsito;
  • uma paisagem do sol se pondo na linha infinita do mar - automaticamente surge um sentimento de paz, ordem, alinhamento e clareza.

O que seria a vida se não perfeita ao se deparar com uma paisagem linda?

Arquitetura, obras de arte, esculturas, pessoas bonitas... elas realçam em meio a vários outros elementos, elas chamam a atenção, porque são harmônicos.

É isso que a beleza faz: enriquece. 

Assim como coisas, lugares e pessoas bonitas são naturais ao olhar humano, o rosto também é, porque tem personalidade. O rosto de uma pessoa tem características de quem ela é e a mudança de expressão conforme o humor diz muito.

O olhar entre duas pessoas é essencial para a troca de sentimentos e compreensão entre elas. Por isso mesmo que o primeiro contato da mãe com o filho ao nascer é tão importante. O bebê identifica traços, movimento, rostos e começa a imitar expressões desde o início. Isso gera identificação.

Neste momento podemos perceber o poder de um retrato, porque ele não representa algo abstrato. Mesmo que de forma inconsciente, o olhar, a posição e as cores das pessoas retratadas no quadro transmitem sentimentos.

O quadro da Kate e William, que viralizou nas redes nas últimas semanas, demonstra justamente isso:

Fonte: https://bit.ly/3AlM4t3
Fonte: https://bit.ly/3AlM4t3

⏳A beleza não está aberta à relativização

O que vemos acontecendo na sociedade hoje em dia é uma nova compreensão do belo que, por sua vez, está associado a uma percepção do espectador.

Se for assim, se a beleza está nos olhos de quem vê, como nós estamos vendo o mundo?

Nos dias de hoje dizem que, para ser considerado arte, basta a genialidade do artista. Nessa lógica, qualquer pessoa que fizesse um simples movimento com o corpo, tinta ou pedra, seria considerado artista.

Veja bem, se a arte, objetos ou o que quer que seja dito como belo são apenas sentimentos, nada irá sobrar além dos sentimentos de cada artista que, por sua vez, não podem ser criticados.

Se não existe uma padrão a ser seguido, não é possível avaliar um trabalho, porque tudo "vale".

Qualquer trabalho bem feito exige esforço, técnica, habilidade e transformação de uma folha em branco em algo novo. E isso também deve ser aplicado na arte e, mais do que tudo, na beleza.

🏫Beleza na arquitetura

Ao longo da história da humanidade vimos a construção de arquiteturas monumentais em diferentes continentes. Realmente impressionantes.

Pense em monumentos, casas ornamentadas, igrejas, castelos, estabelecimentos quaisquer e fortalezas. O elemento comum entre elas é o quanto transmitem imensidão, mas ao mesmo tempo, detalhes. Para além disso, a percepção é de algo que transcende.

Até então você pode achar que arquitetura é apenas sobre a construção em si. Mas a verdade é que o formato e desenho do edifício entram na consciência de todos que o vê.

O prédio se torna parte da percepção da pessoa quanto ao todo.

Para você entender melhor, vou explicar o que é Eye Tracking.

👁️O que atrai o seu olhar

Bem, Eye Tracking significa rastreamento ocular. Esse é um método para estudar a atenção visual do usuário. Com ele, é possível determinar em que área a pessoa fixa sua atenção, por quanto tempo e a sequência que segue na exploração visual.

Para além disso, essa tecnologia é capaz de nos mostrar como nosso olho se move, mesmo que nós não estejamos cientes desse movimento. Essa informação é muito útil não só para entendermos o impacto de elementos belos, como também para fins comerciais.

Pense só como essas informações são estratégicas para anunciantes e desenhistas de produto entenderem qual tem sido o impacto das suas criações : qual cor, palavras, botões e modelagem têm sido usadas? Seriam elas atrativas e agradáveis ao olhar humano?

Imagem: https://bit.ly/3AwseeD
Imagem: https://bit.ly/3AwseeD

Ainda, os dados visuais possibilitam entender melhor onde e como posicionar produtos em uma loja para vender mais.

<i>Imagem: https://bit.ly/3AwseeD</i>
Imagem: https://bit.ly/3AwseeD

Na medicina, o Eye Tracking pode ser usado para monitorar o comportamento do paciente e ajudar no diagnóstico de doenças como Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtornos, Alzheimer e outros.

Pense também no quanto essa tecnologia é capaz de tornar a experiência do usuário mais imersiva em um jogo que funciona de forma dinâmica de acordo com a reação do jogador.

A visão da arquitetura quanto ao Eye Tracking revela quais elementos atraem a visão humana: curvas, ornamentos, casas que se assemelham a um rosto... e também o que distancia (linhas retas e muita geometria).

Veja nas imagens abaixo o mapa de calor das partes mais detectadas pelo olhar. A diferença é clara:

<i>Imagem:&nbsp;https://bit.ly/3nE0BIO</i>
Imagem: https://bit.ly/3nE0BIO
<i>Imagem:&nbsp;https://bit.ly/3adK9fB</i>
Imagem: https://bit.ly/3adK9fB

🏰Walt Disney sabe fazer as pessoas felizes

A vida gira ao entorno do acolhimento.

Nos anos 50, durante o processo de construção do projeto da Disneyland, Walt Disney enviou pessoas de sua equipe para cidades ao redor do mundo para saber o que deixava as pessoas felizes. Como e onde elas gostam de viver?

A partir dessa pesquisa, os arquitetos e engenheiros recriaram a "cidade" que deixavam as pessoas felizes e seguras: ruas sem carros, limpas, edifícios semelhantes a rostos e não tão altos, cores e ornamentos.

<i>Imagem:&nbsp;https://bit.ly/3ah6vwB</i>
Imagem: https://bit.ly/3ah6vwB

Depois de feito, Walt Disney sabia que as pessoas iriam parar para olhar a arquitetura do parque. E de fato, foi o que aconteceu.

O mais impressionante é: 10 anos depois de ser construída, a Disney se tornou o lugar mais visitado por turistas nos EUA nos anos 60.

O que aconteceu nesse cenário: não foi criado um ambiente completamente diferente da realidade dos visitantes. Na real, a Disneyland é uma representação do cotidiano e do imaginário de cada pessoa.

🌳Somos um corpo Fractal

Veja bem, um Fractal é a noção de que existe um padrão base que se repete em todas as outras parte e, assim, é formado o conjunto. Todas as partes têm o mesmo formato do principal.

O ser vivo é fractal, e mais, o corpo de nós seres humanos também é porque cada parte dele tem várias subpartes.

Aqui estão outros exemplos: árvores, nosso olho e conexões neurais. Tudo que provem da natureza, portanto, é fractal.

Imagem:&nbsp;https://bit.ly/3yKvAcQ
Imagem: https://bit.ly/3yKvAcQ

Repare que nós olhamos para fractais e gostamos de ver, porque esses padrões estão dentro de nós, somos feitos deles - precisamos do mesmo input.

Claro, somos pessoas diferentes com gostos e opiniões distintas. Aqui não coloco em dúvida a preferência de beleza individual de cada um. Mas sim, questiono a quebra de patrões que são naturais e intrínsecos a cada ser humano.

📚Quer aprofundar mais nesse assunto?

✍🏼Inscreva-se nessa newsletter para receber sua dose de leitura toda quarta-feira às 07:15. E não deixe de indicar para seus amigos😉