Como a essência de um salgadinho é diferente de um sorvete?
2
1

Como a essência de um salgadinho é diferente de um sorvete?

Não importa de qual marca seja, existem produtos que, por si só, transmitem sentimentos diferentes. Um sorve não é só um sorvete. No dia a dia você talvez não perceba, mas quem vende com certeza pensou em tudo.

Bia Junqueira
4 min
2
1

Não importa de qual marca seja, existem produtos que, por si só, transmitem sentimentos diferentes. Um sorvete não é só um sorvete. No dia a dia você talvez não perceba, mas quem vende com certeza pensou em tudo.

Email image

Como eu já trouxe em edições anteriores, produtos atraem - e prendem - a nossa atenção pelo mesmo motivo: eles encorpam um arquétipo. Arquétipo esse que envolve formas e imagens de natureza coletiva, mesmo que no nosso inconsciente. 

No Entrelinhas de hoje, você vai entender a essência de um produto e sua categoria que, na prática, faz toda a diferença na hora de construir a marca e elaborar o marketing mais assertivo possível.

Em alguns idiomas, pronomes masculinos ou femininos são usados para descrever objetos inanimados, como se houvesse um reconhecimento de que, mesmo as coisas sem vida, possuem um espírito diferente.

Da mesma forma, algumas categorias de produtos têm, por assim dizer, um espírito de gênero que influencia sua identidade arquetípica. No entanto, é importante lembrar que "masculino" e "feminino", usados nesse contexto, não quer dizer que um produto masculino é somente para homens e produtos femininos só para mulheres.

Na verdade, são usadas as qualidades de consciência masculina e feminina, não as descrições dos papéis sexuais. Vou explicar isso melhor logo mais.

Pesquisa com salgados e doces

Uma consultora de marketing chamada Carla Gambescia, costuma encontrar categorias de alimentos nas quais é importante reconhecer uma identidade.

Vamos a dois excelentes exemplos. Em seu trabalho com as categorias de sobremesas e petiscos, ela descobriu que os salgadinhos, como batata frita, têm uma natureza masculina. Por outro lado, o sorvete tem uma natureza feminina.

  • Antes de tudo, Gambescia analisou os atributos físicos dos dois alimentos com um exercício baseado no consumidor. 

Os salgadinhos têm formato irregular, são quebradiços, secos, sólidos e pontudos. Também são duros, fazem barulho ao mastigá-los e costumam ter sabores fortes e aromatizados (até mesmo apimentados). 

Quanto aos seus benefícios, os salgadinhos dão um tom de festa, estimulam os sentidos, apimentam as coisas e proporcionam "emoção". Colher? Não. Você precisa comê-los com as mãos e mastigar várias vezes até o pacote todo acabar. Fala sério, biscoite de polvilho é em uma sentada e acabou.

Quando falamos de significado, o salgadinho quebra o tédio da rotina. Está associado a coisas como testar os próprios limites, se liberar, e se sentir um pouco irresponsável por comer produto processado.

Uma vez que isso ficou entendido, é possível perceber que o sentimento do sorvete é diferente em vários aspectos.

O sorvete é doce, à base de creme, úmido, macio, em formato de onda e simplesmente derrete na boca sem fazer barulho. Para além disso, o sorvete tem sabores delicados e açucarados. 

Sobre os seus benefícios, ele também dá um tom de festa, porém, ao invés de estimular, ele agrada aos sentidos. É suave e refresca o paladar, envolve a língua e uma experiência que leva a pessoa a quer que o sorvete dure para sempre. Mais do que isso, o gelato permite comer de forma "passiva" porque derrete na boca.

Ao entrar no campo dos sentimentos, o sorvete também trás felicidade, porém uma sensação de segurança de criança. Ao saborear, a pessoa perde a noção do tempo e, inclusive, é uma forma de mimar a si mesmo.

A comunicação ideal

Essas diferenças entre "energia" masculina e feminina pode nos levar a preferir alguns tipos de arquétipos para as marcas independente de qual categoria que seja. 

O salgadinho casa muito mais com os arquétipos Fora-da-Lei, Explorador e Bobo da Corte. Por outro lado, os arquétipos do Amante, Inocente e Prestativo são mais intuitivos para o sorvete.

Após realizar uma análise desses aspectos com consumidores, foi possível criar um quadro comparativo desses contrastes que expliquei. Veja a imagem abaixo:

Email image

Existem comportamentos intrínsecos de machos e fêmeas que estão profundamente envolvidos com os adjetivos e substantivos do quadro.

Embora homens e mulheres gostem igualmente de salgadinhos e de sorvete, em algumas categorias de alimentos, as qualidades femininas e masculinas atraem para o produto um sexo mais do que o outro.

A personalidade individual conta muito quando falamos da percepção de produtos e o que eles comunicam. Dessa forma, entender o próprio público, e o que está sendo vendido, faz toda a diferença para que o elo de identificação seja criado.

✍🏼 Inscreva-se nesta newsletter para receber sua dose de leitura semanal toda quarta-feira às 07:15. E não deixe de indicar para seus amigos. 😉