Peter Pan não é só um conto de fadas
4
3

Peter Pan não é só um conto de fadas

"Ela lhe contou histórias, ele a ensinou a voar... Amavam-se, mas ele não queria crescer..." Sim, pensamentos felizes fazem a gente voar! Mas tenha cuidado para não ir muito longe... tipo até a Terra do Nunca.

Bia Junqueira
5 min
4
3

"Ela lhe contou histórias, ele a ensinou a voar... Amavam-se, mas ele não queria crescer..." Sim, pensamentos felizes fazem a gente voar! Mas tenha cuidado para não ir muito longe... tipo até a Terra do Nunca.

Email image

Existem elementos de narrativas realmente profundos em histórias infantis que talvez vários ainda não tenham percebido.

Alguns contos clássicos e, até mesmo, certos filmes da Disney, ensinam como viver a partir de virtudes, erros cometidos e como amadurecer a partir deles.

Depois desta edição, você vai perceber que pó mágico, piratas, crianças perdidas e crocodilos são apenas pretextos e figuras do nosso imaginário para lições de vida realmente profundas.

📖 Outro olhar para a história

Bem, Peter Pan é um menino mágico, porém, potencialmente mágico. Com isso quero dizer que, quando crianças, podemos ser qualquer coisa.

Pelo próprio nome, "Pan" significa tudo, ou seja, a criança tem a possibilidade de ser tudo, mas não precisa responder por todas elas. 

O grande inimigo de Peter é o Capitão Gancho - aquele que tornou-se adulto, teve a mão amputada por um crocodilo que, por sua vez, tem um relógio no estômago. Fato é que o garoto não deseja abrir mão da sua juventude, porque sabe que, virar adulto, significa ser igual ao Capital Gancho.

O pirata é a única referência de adulto para Peter que, convenhamos, é um péssimo exemplo: um cara maldoso, chato e vingativo.

Se ser adulto é isso, prefiro continuar criança para sempre.

O crocodilo, com o tic toc no estômago, simboliza o tempo. Tempo esse que come partes da pessoa. E a velhice é isso: perder partes de si mesmo.

Uma vez entendido isso, Peter não deseja se tornar o Capitão, pois não quer ser devorado pelo tempo. Existem muitas brincadeiras e aventuras para se viver, bem mais divertidas que as funções dos adultos, não é mesmo?

Muito bem, mas qual lugar congela o tempo e permite que pessoas permaneçam crianças para sempre? É claro, a Terra do Nunca.

Muito embora seja uma ilha com águas cristalinas, cavernas, sereias, bosques e arco-íris, a Terra do Nunca, mais do que tudo, é um lugar onde nada progride.

🌹 A bela moça

Para que Peter pudesse ser criança para sempre, ele teria que abrir mão de um relacionamento real com Wendy - uma moça bonita, que deseja ter uma família e filhos. Ela é o personagem que abraça a passagem do tempo como algo bom, mesmo que isso signifique morrer e assumir responsabilidade difíceis.

  • Mulheres que entram em um relacionamento com homens como Peter Pan, tornam-se mães deles. Isso porque elas têm medo de rejeição e solidão. Mulheres devem ser parceiras de seus maridos e namorados, não mães.

Ao mesmo tempo, a história conta com uma pequena criatura que voa, a Sininho. Em certos momentos, ao invés do garoto ficar com Wendy, ele escolhe a fada que representa a pornografia, a tentação - visualmente atrativo para os homens. O porém, é que Sininho é irreal e nunca poderia gerar uma família - ela é uma fantasia.

Mais do que isso, a fada representa aquilo que é acessível e fácil, porém, alguém que não sustenta no longo prazo. Peter insiste na Sininho porque sabe que não precisaria assumir responsabilidades com ela.

Inclusive, a capacidade de voar do garoto remete ao fato dele estar longe do chão, desconectado da realidade.

⏰ Por que crescemos?

Bem, crescer significa abrir mão do potencial em favor do real - que é palpável. Para todos os efeitos, adulto é aquele que escolheu ser UMA coisa dentre as várias que pensava em ser quando criança.

A mensagem por detrás da história é que, para ser adulto, é preciso abrir mão das facilidades de ser criança. Caso contrário, a pessoa vai chegar aos 30, 40 anos de idade sem ter construído nada e ficado apenas na possibilidade.

A famosa "Síndrome de Peter Pan" envolve todos esses elementos que expliquei, e não apenas jovens que não querem crescer.

  • Lembre-se de sempre ter um olhar mais profundo, curioso e crítico sobre a realidade, pessoas e circunstâncias.

Quem tem a síndrome apresenta os seguintes comportamentos:

  • Insegurança;
  • Pouca autoestima;
  • Relaciona-se com pessoas mais novas;
  • Sempre dão desculpa para tudo;
  • Não têm responsabilidades;
  • Insatisfação;
  • Não se esforçam para conquistar coisas e
  • Egoísmo

Observação: Digamos que você tenha muitos amigos mais novos. Isso não significa que você apresenta a Síndrome de Peter Pan. hahaha. Não seja extremo e se atente em avaliar o todo. Pode ser que sim, mas o importante é não mentir para si mesmo.

💡 Como escapar da eterna criança

A única maneira de não ser Peter Pan é assumir as responsabilidades, principalmente, assumir a maturidade com a passagem do tempo. Isso significa abandonar a infantilidade e se tornar homem e mulher.

Na real, todo crescimento começa com a tomada de decisões. O medo de agir por conta das consequências deve ser avaliado junto com as consequências de não tomar tal decisão.

Email image

Qual era o maior desejo dos meninos perdidos? Terem pais! No entanto, na Terra do Nunca não existem pais. São eles que dão amor, acolhem e protegem. 

Os meninos perdidos, e o próprio Peter, foram atrás de Wendy, pois viram naquela menina, maturidade o suficiente para cuidar. A questão é que ela queria dar uma amor diferente para eles.

À medida que o tempo passava, Wendy e seus irmãos começaram a esquecer de suas vidas reais - rotina, pais e até mesmo quem eram. Cada vez mais se pareciam com animais e deixaram de perceber a passagem do tempo.

  • Inclusive, meninas e mulheres precisam ter atenção aos Peters Pan que aparecem por aí. São do tipo que não vão assumir as responsabilidades da vida, ser protetores e, simplesmente, preferir viver na fantasia e no irreal.

Não serão elas quem vão mudar esses Peters. Certamente eles serão apaixonados, mas não serão capazes de dar amor para sempre.

“Você conhece aquele lugar entre dormir e acordar, o lugar onde você ainda pode lembrar de sonhar? É onde eu sempre te amarei. É onde eu estarei esperando.”

📚 Quer aprofundar mais nesse assunto?

  • Clique aqui e acompanhe os conteúdos, posts e stories do Italo Marsili - médico psiquiatra.
  • Clique aqui e acompanhe os conteúdos, posts e stories do Ícaro de Carvalho - foi aluno de filosofia e é profissional do marketing digital.

✍🏼 Inscreva-se nessa newsletter para receber sua dose de leitura toda quarta-feira às 07:15. E não deixe de indicar para seus amigos. 😉