Rock in Rio gera milhões em mídia para marcas
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Rock in Rio gera milhões em mídia para marcas

As marcas que deram um show no RIR foram aquelas capazes de encantar os fãs da música e, mais do que isso, que souberam contar histórias empolgantes e verdadeiras sobre quem são.

Bia Junqueira
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As marcas que deram um show no RIR foram aquelas capazes de encantar os fãs da música e, mais do que isso, que souberam contar histórias empolgantes e verdadeiras sobre quem são.

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O Rock in Rio 2022 marcou a volta dos grandes festivais no Brasil após dois anos de pandemia.

Não é surpresa que o evento movimentou a mídia nacional com seus shows, artistas, público e também todas as marcas que apoiaram sua realização. E é sobre eles que vamos tratar hoje.

📈 But first, numbers

O RIR 2022 teve um impacto econômico de cerca de R$ 2 bilhões e gerou mais de 28 mil empregos durante os sete dias de shows.

  • De acordo com o IQEM-V (Índice de Qualidade e Exposição nas Mídias – Valorado), o valor de exposição de marcas em mídia espontânea na edição deste ano foi de R$ 111 milhões.

Para chegar a esse resultado, o estudo considerou 23 grandes veículos nacionais de imprensa no período entre dos dias 1 e 12 de setembro. Dentre eles, foram incluídos dois especializados em propaganda e marketing.

Para além disso, foram analisadas quase 600 reportagens e mais de 30 critérios de classificação com o objetivo de qualificar a exposição de mídia da companhia.

A verdade é que mensurar a exposição em grandes eventos é sempre um desafio grande para as marcas que participam - já que estamos falando de metrificação de branding. 

O IQEM que mencionei acima também estabelece metas de visibilidade, de projeção de mensagens e posicionamentos que são importantes para as marcas.

🗞️ Analisando no detalhe

Encontrei alguns dados para ilustrar melhor. As menções mais recorrentes foram relacionadas com as ações de distribuição de brindes (20,5%), seguidas de relevância estratégica e posicionamento no festival (16,1%), camarote (9,4%) e iniciativas relacionadas à reciclagem (8%).

  • Dentre as quase 600 matérias analisadas a respeitos dos patrocinadores presentes no festival, 71% estavam relacionadas com as estratégias de marketing adotadas por elas.

ESG ficou na segunda posição, com 15,6% das mensagens, seguida por “promoção de cultura”, com 10,2%.

Falando agora dos veículos de comunicação que mais deram visibilidade para as marcas, destacou-se a mídia tradicional: O Globo com 37,7%; seguido pela Folha; Terra; G1 e, por fim, Estadão.

💥 Show da experiência

Números por si só são chatos e não dizem muito sobre o que realmente significa o impacto de milhões de reais.

O Rock in Rio, mais do que um show de pop, samba, rap e rock, foi um espetáculo e tanto sobre como encantar e envolver os clientes para tornar a experiência da música ainda mais imersiva e cool.

💰 Precisamos falar dele, o Itaú

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Esse é o patrocinador master do Rock in Rio há seis edições consecutivas — mas este ano teve um toque especial.

Além dos vários pontos de ativação dentro da Cidade do Rock e da roda gigante enorme, o banco levou experiências novas para o público que repercutiram muito: um carrossel e a Arena Itaú - que contou com vários artistas brasileiros.

  • O TikTok sempre dá um jeito de ser falado. A programação desse espaço foi escolhida a partir de uma curadoria feita pelo TikTok, que selecionou diversos talentos que nasceram ou que se tornaram muito populares no aplicativo.

Para além disso, todos os shows tiveram transmissão ao vivo pelo TikTok do Itaú. Destaque para a apresentação de João Gomes e Pedro Sampaio que quebrou recordes: mais de um 1 milhão de likes durante a transmissão com 500 mil pessoas assistindo a live.

Detalhe que o RIR conta com 100 mil pessoas por dia. Apenas uma live atraiu o que corresponde a cinco dias de festival.

Essa fato deixa cada vez mais claro o poder da influência e da viralização no sucesso de produtos e serviços dos mais diversos tipos.

Qualquer experiência é milhares de vezes mais encantadora se existe um boa história por detrás, ou melhor, pessoas capazes de se encaixarem no storytelling.

Assim, para contar a história da música, conectada à mensagem do Itaú, o banco escolheu um time para fazer a cobertura do evento nas redes sociais. Desde comunicadores como Marcos Mion à grandes influenciadores das redes que sabem o jeito certo de comunicar com o público.

📲 Deixe a voz com o público

Ainda sobre o Itaú... No Twitter e Instagram, o share of voice do banco - ou seja, a captação do que os consumidores estão falando da marca - no período foi de 52%.

No TikTok, a hashtag #OPalcoETodoSeu teve 1,6 bilhão de visualizações antes do festival e 3,7 bilhões no total. Esse foi mais um recorde para o Itaú que teve o maior resultado de uma campanha na plataforma em toda América Latina.

  • Esse sucesso se deu uma vez que o posicionamento de conteúdo deste ano se conectou bastante com o posicionamento da marca.

A lição que fica desse case de marketing é que o protagonismo deve ser dado às pessoas.

No caso, uma marca que se conectou com o público jovem e forneceu experiências inesquecíveis para aqueles que estão vendo da TV de casa ou da multidão na esplanada.

🧱 Outros cases de criação de experiência do cliente

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Red Bull fez uma operação 360º dentro do festival, com entregas de produtos e visibilidade de marca nos pontos de venda de alimentação e bebidas. Ela também estava presente nos backstages de cada palco do festival e da área VIP.

Falando agora de Doritos, no estante da marca, o público pôde acompanhar os shows de artistas que foram realizados por meio de projeções holográficas.

A C&A marcou presença pela primeira vez no festival com suas lojas na Cidade do Rock. Outra ativação foi a photo opportunity, onde os convidados da área VIP puderam realizar um vídeo 360º e receber em tempo real para postarem em suas redes sociais.

O Ipiranga é parceiro do festival desde 2011 e montou um estande de 150 m² chamado “Espaço Ipiranga”. Lá tinha a área VIP, duas montanhas-russas e meeting point com transfer para clientes do programa de fidelidade.

O estande também contou com um pit studio com ativação de captação de conteúdos que entregou vídeos em tempo real para todos para passaram por lá.

⭐ Agora o que fica são as expectativas de atrações para o ano que vem e como as marcas irão inovar ainda mais em suas comunicações.

📚 Referências de pesquisa

Brazil Journal

Sherpa42

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