O processo de mudança
1
0

O processo de mudança

Todo mundo quer mudança, mas nem todo mundo quer mudar.  Acredito que em algum lugar você já ouviu algo parecido. E se parar pra pensar, faz todo sentido.

Bingo Corporativo
2 min
1
0

Todo mundo quer mudança, mas nem todo mundo quer mudar.  Acredito que em algum lugar você já ouviu algo parecido. E se parar pra pensar, faz todo sentido.

Sabe por quê? Porque mudar dói! Crescer dói. E só se cresce de verdade com dor. Só se evolui com dor.

Pense nas grandes conquistas da sua vida. Reflita sobre elas calmamente.

Se você não for um dos poucos sortudos a ganhar na mega-sena, você suou muito por essas vitórias.

Todos querem prosperidade, saúde, sucesso. Mas nem todos estão realmente envolvidos no processo necessário para essas conquistas. Nem todos entendem e aceitam que as nossas grandes conquistas exigem um certo sacrifício.

Rocky Balboa e o exemplo clássico de que vencer dói. "Adrian!!!"
Rocky Balboa e o exemplo clássico de que vencer dói. "Adrian!!!"

Talvez o primeiro passo seja definir seus objetivos de forma muito clara. Você precisa saber bem o que quer. O que deseja no seu trabalho, na sua saúde ou em qualquer área da vida. Quais são seus maiores sonhos e ambições? Tenha isso muito claro e de maneira simples e direta. Parece elementar, mas a grande maioria das pessoas não tem seus objetivos e metas claras na cabeça. 

Importante: não confunda seus desejos com seus objetivos. Muitas vezes os desejos são vontades imediatas e os objetivos focam o longo prazo. Fugir de alguns desejos imediatos podem ajudá-lo a conquistar objetivos maiores. Se puder conciliar os dois, melhor.

Não tenha medo de objetivos grandiosos, mas se lembre que quanto mais grandioso for, mais ferramentas você precisará para alcançá-lo. Trabalhar em fases, pensando nas habilidades necessárias para a superação de cada uma delas, pode ajudar muito. Imagine os seus objetivos como um livro, com capítulos e fases que vão te levar ao final pretendido. Cada fase vai te fortalecer e te preparar para o próximo passo. Veja a escada todas, mas foque nos degraus. Não deixe também de estabelecer prioridades. Você pode sim progredir em diversas áreas da vida, mas dividir por partes muitas vezes ajuda.

Tenha um plano, faça um plano. Os fãs de pagode que me perdoem, mas não deixem a vida levar vocês. Criem um roteiro. Entendam passo a passo da sua evolução. As suas atitudes vão definir a sua evolução.

E já vou avisando sem romantismo algum: quanto mais ambiciosos forem os seus objetivos, mais vai doer. E todas as vezes que você perceber que está passando por uma fase dolorosa, significa que você está diante do final de algum capítulo. Passando por um momento muito relevante da sua evolução e do seu amadurecimento.

Mais uma vez, todo mundo quer boas mudanças na vida, mas toda grande evolução exige dedicação e preparo. Tem que realmente querer!

E você? Quanto está valendo no mercado de trabalho? Se você quer saber mais sobre o  processo de mudança, empregabilidade e os desafios pra evoluir na carreira acessa lá o podcast do Bingo Corporativo. O episódio essa semana é justamente sobre isso.