Como aprender mais rápido
215
4

Como aprender mais rápido

Saiba como aprender mais rápido através desse artigo, em que iremos abranger desde a procrastinação à criação de hábitos.

Binhara
0 min
215
4
Email image

Um dos piores problemas da nossa geração é a suposta falta de tempo. Isso porque conseguimos fazer tudo que é improdutivo -como mexer no celular e passar horas no youtube-, mas quando precisamos produzir, aquela sensação de cansaço vem a tona e acabamos não fazendo nada.

Já que precisamos otimizar nosso tempo, nada melhor do que aprender mais rápido. Acompanha esse artigo que eu te explico no caminho  👇

Procrastinação

Vamos entender brevemente como a procrastinação funciona:

Faremos uma analogia ao estudo de matemática, que particularmente não me atrai muito também hahahaha.

Quando pensamos em estudar algo que não gostamos -como matemática por exemplo-, algumas áreas em nosso cérebro acendem, como quando praticamos um exercício físico intenso, ou queimamos o dedo na panela.

Tá Binhara, mas o que dor tem haver com matemática e procrastinação?!

As áreas que se iluminam ao queimar o dedo e pensar em estudar matemática, são os centros de dor. Ou seja, você literalmente sente dor ao pensar em estudar algo que não gosta. Incrível!!

E, convenhamos, ninguém gosta de sentir dor.

Email image

Esse sentimento de desconforto nos leva a adiar nossa obrigação, assim procrastinando. 

Mas perceba algo mais interessante ainda nisso tudo: eu mencionei que o fato de pensar em estudar nos gera desconforto. Não o ato de estudar em si.

A antecipação é dolorosa, o ato não.

Agora, se você não combate esse desconforto logo no primeiro momento, ele se torna mais forte, e mais forte, e mais forte...

Cada vez que você procrastina, deixa que o desconforto antecipado tome conta, até o ponto em que você acredita fielmente que, aquela matéria "não é pra mim".

Agora faça o inverso: confronte o desconforto e passe a estudar aquele tópico que sempre foi desconfortavel.

Você verá que quanto melhor você se torna naquele assunto, mais você toma gosto por ele.

Ajustando as pontas

Email image

Ambiente adequado

Sem um ambiente adequado, nossos pensamentos serão um reflexo daquilo em que estamos inserido: bagunça .

Sem a preparação adequada, alguns efeitos inconscientes acontecem em seu corpo:

  • Estresse
  • Irritação
  • Cansaço 
  • Falta de Concentração

Como melhorar meu ambiente?

Comece pelo básico: Organize seu material de trabalho definindo um local fixo para cada item; estruture suas pastas e arquivos; faça uma lista de tarefas antes de começar o dia

E o mais importante: Separe um dia todo para organizar seu ambiente.

Email image

Elaborar processos antes do estudo

Saiba como atacar seu conteúdo para extrair o máximo dele.

Por exemplo:

Quando estou estudando programação, tenho o hábito de não ficar mais de 1 hora no mesmo problema, porque além de cansativo e frustrante, não dou espaço para o modo focado sair de cena e deixar o modo difuso fazer seu trabalho (Tema do próximo artigo hehe).

Além disso, deixo sempre meus desafios do dia anotado em um caderno ao meu lado, e conforme vou finalizando, risco a linha inteira. Isso gera um feedback visual de dever cumprido, além de ser extremamente satisfatório ver tudo concluído ao final do dia

Email image

Criando ganchos mentais
Pode parecer um pouco abstrato, mas uma boa prática no aprendizado é colecionar ganchos mentais.

Mas o que são ganchos mentais?

São conteúdos base, que internalizamos em nosso cérebro com maior facilidade, que nos conduzem a conceitos mais complexos. Por exemplo:

Você pode não saber o que é uma briófita, mas se eu te der o contexto de que estamos falando sobre plantas, e que isso é um tipo de planta simples, fica mais fácil lembrar o que vem depois dela- após estudar o conteúdo complexo por completo.

Email image

Aprendendo métodos

Email image

Active Recall, meu método favorito.

Após entender e aplicar os conceitos que vimos acima, chegou o momento de fixar bem o conteúdo. Afinal, nada mais frustrante que passar horas em cima de um livro e perceber que não aprendeu nada.

Active recall é um método para transferir informações armazenadas na memória de curto prazo, e leva-las à memória de longo prazo.

E como isso funciona??

Para colocar em prática o método, o que você precisa fazer é estudar um conteúdo que queira aprender, fechar os olhos, e tentar relembrar tudo que foi estudado, sem consultar nenhum tipo de material, somente o que você desenhou em sua mente.

Um conselho particular é: elabore uma lista de perguntas a partir do conhecimento adquirido sobre o assunto e tente responder todas as questões sem fazer consulta.

Se obtiver sucesso, seu aprendizado foi efetivo, senão, volte alguns passos e repita o processo de estudo e memorização.

O aprendizado é a chave para o sucesso! Tamo junto.

Se você me acompanhou até aqui, deixa um "tamo junto  🤘" no meu ultimo post do Instagram e vamo pra cima!! 

🚀