o
Você ja parou pra pensar o que torna uma linguagem, programática? | ||
Vamos construir um pensamento juntos... | ||
Programação é um plano de ações, definindo etapas lógicas e bem elaboradas. | ||
A partir disso, podemos inferir que uma linguagem será de programação no momento em que pode realizar operações lógicas. | ||
E uma linguagem de programação, que elabora um algoritmo, constrói uma instrução, em que um conjunto de instruções, constituem um sistema | ||
Pense no sistema como um organismo.O organismo possui desde estruturas muito simples, como as células - que singularmente, em um organismo complexo, não determinam função -, em que essas seriam nossa linguagem de programação; seguido pelos tecidos - que podem ser de diversos tipo como estratificado, pseudo-estratificado... E que são a união de diversas células que desempenham a mesma função. Sendo esses tecidos nossas funções, métodos e classe de um sistema - que são escritas com a linguagem. E por fim, a união dos tecidos como o organismo completo, com partes bem definidas e desempenhando atividades singulares à harmonia do organismo, como nosso sistema -junção de nossos métodos, classes e funções. Em que um sistema possui, também, partes bem definidas e desempenhando atividades singulares. | ||
E é por isso que HTML não é linguagem de programação. | ||
O HTMl e CSS em si, não desempenham nenhuma função lógica, sendo apenas linguagem de marcação e estilização. | ||
| ||
Para que servem as linguagens de programação | ||
A linguagem de programação é a forma que o programador se une a máquina. | ||
Mas como acontece essa ligação?! | ||
Nós programadores escrevemos código em linguagem de programação de alto nível, que possui uma sintaxe muito semelhante a linguagem escrita. | ||
As linguagens como Python, C#, Javascript, Ruby, R, Java, Kotlin, Swift, Dart, Scala, C++, PHP etc, são todas de alto nível. Linguagens de alto nível são voltadas ao entendimento humano. | ||
E as linguagens de baixo nível?! | ||
Essas, são voltadas para o entendimento da maquina, ou seja, não possuem sintaxe nem comandos semelhantes a linguagem humana. | ||
Sabe aqueles números 10101001 que aparecem na tela do filme Matrix? Aquilo ali é linguagem de maquina. Um monte de 0101. | ||
Agora, como fazemos a união entre programador e máquina se escrevemos em uma linguagem que o computador não entende? | ||
Pra entender essa comunicação, devemos aprender sobre linguagens de programação interpretada e compilada | ||
Linguagens interpretadas e compiladas | ||
Uma linguagem pode ser interpretada, como o Javascript, ou compilada, como o C#. | ||
O que difere cada um é o processo envolvido na transformação de código escrito em código de maquina. Vamos analisar cada um dos processos: | ||
Interpretada | ||
Quando escrevemos uma linha de código em Javascript - que é interpretada - essa linha é traduzida no momento de execução do software. | ||
Compilada | ||
Diferente da linguagem interpretada, a compilada - como o C# - gera um arquivo intermediário entre a linguagem de máquina e a linguagem de programação, que contém código mais próximo ao da linguagem de maquina - tornando-se um programa Assembly. | ||
Baixo nível | ||
Uma linguagem de baixo nível é traduzida para código de máquina através de um montador denominado Assembler, que transforma Assembly em linguagem de máquina. | ||
E desse modo conseguimos unir programadores e máquinas :D | ||
Recapitulando | ||
| ||
Se curtiu o conteúdo, deixa um "Tamo Junto" em meu post no Instagram. Além disso, torne-se um membro pagante e me ajude a ajudar projetos solidários (Custa apenas 5 reais e você faz muita gente mais feliz). Todo dinheiro gerado através de meu Pingback é doado. | ||
Tamo junto! |