Eu sempre falarei de um ocorrido ou gosto geral após seu estudo com uma perspectiva mais ampla do que houve, como houve e não que ele resultou de fato, ao invés de falar no momento, pois pouco se tem noção das consequências que aquilo irá ger...
Quais lições devemos aprender com o fracasso? |
Eu sempre falarei de um ocorrido ou gosto geral após seu estudo com uma perspectiva mais ampla do que houve, como houve e não que ele resultou de fato, ao invés de falar no momento, pois pouco se tem noção das consequências que aquilo irá gerar. E olha UCCONX deu muito pra manga no que se diz respeito do que foi o evento em si, desde a formulação, até sua execução, o que não faltou foi conversa sobre o evento que nasceu de outra forma e acabou de outra forma . Mas primeiro, vamos por partes e entender o que a UCCONX é, o que a envolve, eo que acabou sendo para termos uma noção do que podemos aprender com este 'flop' monumental e suas consequências para a cultura pop, e olha que são muitas e nenhuma delas é favorável. |
Os primeiros erros |
Aqui um começo de problema, se você não sabia o que significava a sigla, assim como eu, por si só já mostra um primeiro defeito miseravelmente, pois mostra a irrelevância e desconexão do evento em si para com o público, a sigla significa Universal Creators Conference Experience , numa tradução direta, “ Experiência da Conferência Universal de Criadores” , que significa de fato o quê? Espaço de criadores de conteúdo? Quais tipos de conteúdo? O nome já não evoca muita coisa de maneira direta, diferente de uma BGS , que significa Brasil Game Show , ou seja, um show no Brasil de games, ou até a Anime Friends, amigos animes, ea coisa fica ainda ainda você descobre que a conferência de abordaria, jogos eletrônicos com eventos ' Esports ', cosplay piors com dos competição e exibição , filmes e séries com quando da área, uma área asiática com temas, sul coreanos e chineses com animes e mangás, exposição de quadrinistas e artistas do ramo com seus trabalhos, e um tal de 'urban', meio desconexo, que tinha até pista de skate. Ou seja, dispararam para todos os cantos, com o objetivo de gerar uma experiência única de cultura pop. Acabou que foi uma metralhadora giratória nas mãos de mira ruim, disparando um monte e não atingiu nada e ninguém. |
© UCCONX/Arena Gamer |
Só neste resumo eu encontro dois erros básicos de um evento, o nome que não evoca a nada e que mostra a irrelevância no imaginário do público em potencial, e um evento que não conseguiu focar em nada, tentando ter públicos de nichos diferentes claro de alcançar muitas pessoas por meio de diferentes atrações, que geralmente não funcionam com mais de dois elementos distintos. Mas os erros não terminam aqui, pelo contrário, só começam e explicam o resto dos erros do evento, se você não foi atrás dos meandros do que está por trás de tudo, eu vos trago um resumo. O mesmo começou a ser planejado em 2018 por pessoas que sonhavam em um evento de cultura pop sem precedentes, uma empresa estava bancando a coisa toda, várias confusões aos pacotes e estruturação relacionada, https://twitter.com/hugoevmelo1/status/1552381382558720000?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1552381382558720000%7Ctwgr%5E876c4a3cb300799c9f8cc92339f187d7aa52b89e%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Falternativanerd.com.br%2Fseries- tv%2Fucconx-2022-entenda-as-desventuras-do-evento-sem-millie-bobby-brown-e-george-takei%2F |
Neles, as pessoas que trabalham para trabalhar no evento e pessoas a mais carros da empresa, falam até empresas, desde pessoas que trabalham a grana destinadas ao mesmo, falam com empresas diferentes, desde pessoas que trabalham a grana destinadas ao mesmo, anterior fazer evento. A coisa vai longe e seria maçante em um texto para que eu simplesmente escrevasse e para que você menos, pois são muitos os detalhes da coisa toda, até porque a razão desta matéria é mostrar o que podemos tirar de proveito disto tudo, e não fazer hum exposto. Mas já deu pra notar que o que há de certo aqui quase não vê, certo? O erro fonte aqui é a criação do evento em si, ea partir dele parecer o que poderia ser dele se o potencial dele usado de maneira sábia, e para isto, |
© UCCONX/Divulgação |
Concebendo um evento para o público |
Conferência, salões, enfim, todos são eventos para a de produtos/serviços, e exposição para um certo público sobre algo. Tendo isto em mente, a UCCONX começa falhando nisto, pois, ele tentará reunir públicos de diferentes nichos num só lugar, como se fosse uma olimpíada e reunir vários esportes num só evento, com a diferença que neste caso é um evento esportivo, ele reúne públicos distintos dentro de um mesmo nicho, ou nicho do esporte. E se você é entendido, sabe que o público de conteúdos midiáticos é variado e diferente, você pode argumentar que na mesma que as Olimpíadas reúnem diferentes esportes mas que fazem partes do mesmo nicho que é o esporte, assim seria o público midiático, mas recebem que a mesma coisa não se aplica ao nicho de mídia, quer um exemplo? Dentro do universo dos jogos, há o público que assiste aos E-sports (competições de jogos eletrônicos), e há o público que compra os jogos e não assiste a estes países online. Tem a turma que vê animes, mas que não assistem as animações do Ocidente e vice-versa, tem a turma que maratona as séries de maneira mais incisiva, e tem os cinéfilos de cinema. Todos são de um nicho midiático? Sim, mas de uns tempos para eles vêm se fragmentando cada vez mais e gerando nichos dentro de nichos, apesar de que é óbvio que tem o público geral que está em todos, mas com uma fragmentação, esqueceram o público geral. |
Ou seja, por mais que pareçam diferentes públicos a ideia de se criar um grande absurdo com isto, o que não foi público à prática do Anhembi foi um vazio. Reverter a fragmentação destes públicos é quase que a questão de 1 milhão de reais, mas que não tem uma solução tão clara, pelo menos não por enquanto, mas já que a situação atual é esta, você tem de seguir o fluxo e se adaptar, se fosse um evento sobre games, como é a BGS, você veria um público enorme e em peso, pois sabe que tudo o que ronda tem o que tem o tema em si, como atrações e não vai girar em torno disto, e não terá algo desconectado que não deveria estar lá, tanto visualmente quanto o entorno disto em áudio, assim como em todos os outros temas. Não adianta, temos que cair na real e colocarmos pessoas certas cartas na mesa, tem pessoas que não suportam os cosplayers , tem que não aguentam ouvir a nada que se relacione com animes , tem pessoas que não aturam games e por aí vai, logo, esta mistura de públicos não é tão simples de ser feita, se eu puder fazer uma aposta, pessoas que não se interessaram neste tipo de ambiente que tentaram formular, logo não foi estranho ver um vazio incrível evento. Outro exemplo, imagine unir o Salão do Automóvel de São Paulo com o La.Bus 202 , salão de exibição de ônibus, ambos são, automóveis? Mas nichos totalmente diferentes, até porque são veículos com propostas e compradores diferentes, logo, o direcionamento do evento tende a ser distinto entre eles. Se eles são menos focados num único tipo de público, creio que o resultado seria completamente diferente. |
@UCCONX |
O fator X do evento |
Se quiser fazer sucesso entre o público, o fator X faz a diferença na quantidade de pessoas que você atrai, mas também no imaginário das pessoas que você quer conquistar, e aqui eles falham em detalhes, o primeiro sendo que não é o único evento do tipo, eu conheço para dois contatos de São Paulo sobre os eventos do gênero que ocorrem por lá em um ano, e bate pronto me citar Anime Friends, Ressaca Friends, BGS e Comic Com. Quatro eventos, logo, a UCCONX não era a primeira novidade, então, o fator de ser algo inédito não favoreceu, segundo se tornou, complicado por apresentar algo que fosse diferente, ponto de ser um marco. Entenda o fator X como o diferencial de algo, e que tenha de ser valorizado e destacado por isso, e que algo consiga algum destaque sobre outros semelhantes. E aqui en com o evento que participai recentemente e que falo da fórmula de vocês 2000, conhecem o kart Pois a Fórmula 200 é o maior evento do tipo aqui no Centro-Oeste , a competição nasceu aqui em Goiás nos anos 80, mas não realizou corridas em Goiânia, minha cidade, de 2009. E neste ano de 202 ela já realizou 3 etapas na minha cidade, uma delas perto de minha cidade, com um detalhe, nunca o evento sequer tinha nesta região, e foi um sucesso total, o mesmo sem casa ocorre em circuitos de rua, sendo o maior evento nesse tipo de circuito no Brasil, e por isso ele é totalmente gratuito ao público para acompanhar as corridas. Por meio de incentivos de governos municipais que contratam o evento, o raro momento que defende o poder financeiro do contribuinte, as corridas são totalmente abertas ao público, tem arquicadas para o mesmo público, tem telões para o mesmo a transmissão em pontos do circuito longo de determinado parte, tem eventos de exibição de motos de manobras radicais com carros, um show a parte, para além do prato principal que são as corridas. Fora que o público é livre também para tirar fotos dos carros nos boxes, pilotos, andar pelas fotos traçadas, inclusive estas são as fotos do montado que eu mesmo tirei, tudo isto em dois dias de eventos e sábados, sempre nas vezes de transmissão ao vivo no canal do YouTube deles. https://www.youtube.com/channel/UCpaPS7Ewlp28KEy1vJGvpXg |
© Fórmula 200 |
E não é de dois dias que nos dois dias 7 mil pessoas aparecem, totalizando o evento em segundo pelo menos de 14 dias de evento, contabilizado facilmente já tinha arquibancadas pessoas móveis, fora da população local que mora entorno do traçado que montaram, abrir suas casas e até colocarem os sofás e cadeiras na porta pra acompanhar a corrida. Nunca vi muitas pessoas reunidas na área de uma só vez, e olha que no primeiro dia, a local que fica ao lado da escola estava traçada tendo uma festa junina, e obviamente perdeu feio em termos públicos. Foi divertido, entreteve a todos, a população da área compareceu o mínimo de propaganda dos promotores da competição, pois numa área onde o entretenimento é quase nulo, qualquer coisa que seja o certo de que terá um público muito bom, os feirantes e vendedores de alimentos tinha uma grana com até peso e fizeram barracas de venda de bebidas, além de patrocinadores da corrida sorteando kits de seus produtos. Tudo citado faltou na UCCONX, em vídeos de pessoas que foram no evento eu vi uma única praça de alimentação de pouquíssimos food trucks, não havia atrações que chamassem a atenção do público, tinha uma arena gamer que tudo que é evento de games existe, para que o público use durante o tempo para testar os jogos, tinha uma pista enorme de skate isolado, fazem e desconexa do tempo, fizeram o que outros já a, logo eventos não ousou em absolutamente nada do que trouxe, com isso, se interessou de aparecer por ninguém lá, nem mesmo as barracas e as barracas de renda provavelmente tomarão as atividades de lanches e provavelmente tomarão as atividades como acertos, e provavelmente, ao invés de algo batido. Uma coisa chama a outra, |
Errando nos detalhes mais óbvios |
O que você quiser anteriormente é o básico que um evento deve sempre fazer se quiser sucesso, ou, se quiser, sempre que ocorrer. Eu sou um grande fã de esportes, o automobilismo é um deles, mas na real, há mais pessoas que não curtem esportes, ainda menos pessoas que curtem o automobilismo em si, mas como em dois dias de evento as arquibancadas e arredores estavam lotadas? Foi o inédito de uma região que é que é morto em relação ao entretenimento e lazer, não foi um evento que quis voltar para o fã do esporte a motor, tinha adolescentes em, pais junto aos filhos, praticamente tendo um momento , idosos, homens e mulheres de todos os tipos, e eu sabia quem era fã da mesma coisa, e eram poucos, seguindo a lógica dos públicos onde o público geral sem ser maior que o público de nicho. UC errou e feio, e falo isso como um fã de jogos, filmes e séries, animações, mangás e HQ's, o evento estava todo focado pra pessoas iguais a mim, de nicho, te digo que pra ver o mesmo tipo de público na Fórmula 200 , que tinha de todo tipo, seria impossível, se não conseguiu o que poderia ser o público que ainda não e que possa ser o público em potencial. |
© Fórmula 200 |
O exemplo mais claro disso, é ver os artistas que eles chamam para dar um prestígio ao evento, como Millie Bobby Brown, ela fez a Onze de Stranger Things , George Takei que fez o Sulu na série original de Star Trek , Rupert Grint que protagonizou Rony em Harry Potter , como os mais conhecidos, e um bando de nomes que nem sabia quem é, como Ian Somerhalder , Damon de Vampire Diaries. Meu pai assistu a Star Trek , é um grande fã da saga, mas nem ele lembrado direto de quem era o George Takei , e eu não lembrei de cara quem era a Millie de Stranger Things . Onde está chegando? Cadê pessoas de destaque de fato das obras? Cadê pessoas como um Tom Cruise que geral conhece? Onde estão os nomes dos fatos conhecidos e que estão no imaginário das pessoas? O mais absurdo aconteceu logo de Millie, quando a Millie e o George cancelaram suas participações alegando a verdadenga, quando se descobriu que a Millie estava alegando que a verdade estava 'cumulando agenda de cara profissional', como se não confirmado para o evento, e funcionou para um turma, de que não queria se arriscar a contaminar com o coronga, me soa meio como uma desculpa pra não aparecer por aqui, eo George alegou semelhança coisa, alegando que seu estava contaminado e não iria arriscar. E pra terminar, tinha pessoas que pagaram 5 MIL REAIS pra tirar e ter momentos com eles, e acabaram tendo que se contentar com os artistas que não pagaram para ver. Resumindo, se basearam muito em pessoas “famosas”, e o resultado foi aquela coisa mais vazia que rua na madrugada. Eu lembro que o Phill Spencer , chefe da divisão da Microsoft, em 2017 apareceu aqui no Brasil na BGS , e atraiu um público grande, detalhe, ELE que veio, pois é uma feira de jogos num mercado estratégico para o Xbox, deu prestígio ao evento pelo peso que o mesmo estava tendo ao longo de anos de realização. Já dos poucos conhecidos que chegaram ao público, só o Rupert conseguiu em alguma relação, ainda que bem pequeno ao espaço. O espaço do Anhembi é ENORME, mais de 140.000 m² de espaço, é o espaço para eventos enormes de prestígio de fato, que a UCCONX não teve desde o nascimento. Eu lembro que um Anime Friends começou em espaços menores, como pátios de colégios até ter público que exigisse um espaço maior, não foram pretenciosos como os organizadores da UCCONX , que deram um salto maior do que a perna e que deu uma vergonha inigualável no Brasil . |
© UCCONX |
Desconexos da realidade Brasil |
Citando inteiramente a questão dos esportes, os únicos eventos que acontecem ao longo de um ano em qualquer canto do planeta, algo que vira e mexe semper está em discussão quando trata da quantidade de torcedores em logradouros esportivos é a questão do ingresso. Ao longo das últimas décadas, a média de público vem de ginásios e ginásios poliesportivos, e um dos fatores é o preço dos ingressos que simplesmente vem subindo a proporções absurdas, 50 reais na média de uma pessoa é a diferença comer durante dias ou se são 50 reais eu falo no máximo entre mim, já que é “normal” 100 reais como os mais baratos como um jogo de futebol, e nenhum evento em destaque eu pude pesquisar e ver os preços dos ingressos e simplesmente achei um absurdo entradas variando de 125 a 300 reais, e tendo outras cobranças absurdas como os 5.000 reais para se os artistas “famosos ter momentos” que citei anteriormente, e ainda piores em relação ao que o público poderia levar ao evento, era proibido profissionais para tirar fotos, pois o evento tinha suas próprias câmeras para vender fotos para o público pela bagatela de 19 reais. Pessoas, estamos saindo de uma crise mundial de você sabe o quê, e agora estamos encarados como consequências financeiras disto, não só no pois o evento tinha suas câmeras próprias para vender fotos para o público pela bagatela de 19 reais. Pessoas, estamos saindo de uma crise mundial de você sabe o quê, e agora estamos encarados como consequências financeiras disto, não só no pois o evento tinha suas câmeras próprias para vender fotos para o público pela bagatela de 19 reais. Pessoas, estamos saindo de uma crise mundial de você sabe o quê, e agora estamos encarados como consequências financeiras disto, não só no Brasil mas como no resto do planeta, os EUA Atendendo, os alimentos não estão tendo a impressão de valores técnicos, o preço dos alimentos orgânicos na mesma pessoa e não cobram essa impressão por NADA que ninguém foi nisto que chama os valores de arcar com já Escolhendo a melhor maneira de gastar esta grana, ea quantidade de pessoas que não têm ainda como arca com isto, não estou falando que assim como a corrida que fui capaz de fazer de graça no módulo de todos os públicos, eventos privados têm de se estar pagar e lucrar. Isso não é algo feio como pregam em nosso país, mas o brasileiro não dá conta de entender o que é lucrar no volume, somente no bruto. Um exemplo, se eu tenho um produto que custa 100 reais e ele vende em 10 unidades, ele me rende por 1000 reais. Mas, se o mesmo produto fosse 50 reais, ele está disponível para venda, agora disponível para mais pessoas que podem vender com 50 ao invés de 100, e ao invés de vender apenas 10 unidades e 1000 reais, agora 30 unidades deste produto lucrando 1.500 reais, vendendo e lucrando mais. Apesar de ter ingressos vendidos à meia entrada e segundo os organizadores de 90 mil ingressos divulgados mais divulgados, que por várias outras pessoas alegaram ter de fazer um cadastro in loco para terem acesso a estes ingressos gratuitos, e na boa? Sou duro que dói, pobre marrédeci, eu recebesse os bens adquiridos do gênero um cara que ditaia a qualquer coisa desde gênero, como o ditaia a qualquer coisa que assim, como diz o único que assim, diz o que é, “de injeção até na testa”, como que estes 90 mil ingressos não se convertem em presença de pessoas? Além do absurdo que cobraram de quadrinistas e artistas independentes, cobrando 800 reais por um espaço numa alameda de artistas que fizeram, e mais 5% do que ganhou com as vendas de seus materiais, e advinha? Alameda vazia como demonstrada na imagem abaixo. |
© UCCONX/Artist Alley |
E não é eventos somente uma questão de valores que estáexa de nossa realidade, que não vi ninguém toda questão mas que não vi ninguém toda a diferença, eu citei alguns do gênero que ocorrem em São Paulo e são 5 de maiores proporções . _ _ _ _ _ _ penca muito grande de eventos pequenos a todo momento na cidade, mas isto tem uma importância significativa na cidade que veem. Em jogos de futebol, é óbvio que torcedores do São Paulo não vão ao estádio do Palmeiras para assistir aos jogos do rival, agora, nada impede que vá em um evento religioso de ir em um evento de jogos eletrônicos, nem que vá em um evento culinário de ir em um evento automotivo ou esportivo. Agora, com tantos eventos assim como numa cidade uma vez que ocorre uma vez que ocorre uma vez ou outro público irá refletir um único dos eventos que irá variar ou irá refletir cada vez menos, cada vez menos, pessoas únicas a fazerem o que pode acontecer. que outros, ou então o público irá diluir entre todos eles e não haverá muitas pessoas. Uma dica pra quem promove eventos, o Brasil tem muitas cidades com áreas metropolitanas de 2 milhões de pessoas residindo fora do eixo Rio-São Paulo , a minha Goiânia é uma delas, mas tem Salvador na Bahia que tem quase 3 milhões de pessoas, Manaus tem 2 milhões, e por aí vai. Há eventos públicos para demandar eventos “geeks” em outras regiões do Brasil onde simplesmente não há eventos públicos e um tipo de participação pública. Cito novamente o caso da Fórmula 200 daqui de Goiás, que desde os anos 80 correm nas ruas dos municípios goianos, pois não são muitos os kartódromos para a realização do evento, além de que exclusivamente a realização nas ruas deixa o evento ainda mais próximo do público. |
As consequências do flop na cultura |
Não fico monumental por fatores, primeiro alegro com a influxo de vários eventos no esporte, com felicidade, mas só e feliz em pessoas que organizam shows criação do evento vários se pronunciam que os primeiros organizadores em um ponto determinado anunciaram aos funcionários trabalharem por amor, pois não receberão por falta de grana em caixa. Imagino a pessoa que essas pessoas foram levadas a conta com a devida importância de chamar a verdade e ter de se julgarem uma coisa certa para dar certo e algo que tenha ocorrido que sem uma coisa significativa para o clima, ou seja, o clima que sempre foi considerado uma coisa que deu certo. E depois, eventos que flopam assim tem danos para a própria comunidade que o apoia, a se ver que pessoas deram um bolo para o pessoal da UCCONX, como os artistas que citei lá pra cima, além de empresas do ramo como editoras que confeccionam os mangás e HQ's, vendas de produtos relacionados como camisetas, canecas e etc. de personagens, quadrinistas conhecidos do Brasil , cosplayers de destaque, e por aí vai, diferente do que os japoneses fazem no Japão. Eventos geeks são extremamente comuns por lá, e como presença que são via de regra para a realização da coisa, sempre se vê os dubladores de animes, cantores e/ou bandas de músicas temas dos animes, mangakás e desenhistas de mangás e por aí vai . Eles conseguiram criar os artistas locais e não conseguiram criar uma importância entre os artistas locais e não o que acabou de criar uma valorização entre o público local. Sabe o que essas falhas todas causam? Se seguirem os eventos em uma toada da UCCONX , quantas pessoas vocês acham que estarão dispostos a investir ou apresentar o evento em? O público, como seus produtos e serviços acompanhados ou empresas não pensadas de impressão, que as obras animadas não estão abaixo aqui no Brasil com dublagem, ou pensar que mangás e HQ's serão em português, fora que assim renovam e aumentam o público do gênero, e isso contribui com mais obras para nós, que eventos basta ver a quantidade de jogos que podem ser dublados de uns 5 anos não disponíveis para cá, e de uns 2 anos a quantidade de animações disponíveis em português aumentou exponencialmente, mas que podem ser interferidas por conta disto. |
© UCCONX |
Conclusão |
Resumindo tudo, a UCCONX cometeu todos os tipos de erros, teve o olho maior que a barriga ao fazer um evento em primeiro lugar em um local muito grande, ao invés de ganhar o imaginário do público em potencial já deram um salto maior que as pernas, eo tombo foi monumental. Não se concentraram e definiram o que eram, dispararam para todos os lados e não acertaram ninguém, não respeitaram o público regional com atrações relevantes do Brasil, a formulação de tudo de tudo fugiu da realidade que vem para nos aproximar, dos preços dos espectadores próximos nada de atrativo, e sendo sincero, se ano que conseguir em se reerr que aprende com os erros que cometeram ano próximo, mas pelo menos carruagem que eles não realizaram dois anos atrás e quase ninguém compareceu dois anos atrás. Fico triste mesmo falhando, o potencial que tudo isso pode ter sido feito da maneira como foi colocada, uma coisa que já foi feita não tem detalhes do que uma empresa pode ter feito da maneira como foi colocada, a coisa já foi colocada. denegrida e não sei se impregnará na cabeça das pessoas de forma a seguir surja na memória das pessoas para que o evento seja realizado. Lembre-se, Rio-São Paulo , crim eventos para fora em outros lugares do país onde há demanda e pouca profundidade para o público, sejam focados e concebam algo com foco total em uma coisa única, que seja realizado cada vez mais próximo das pessoas e que se respeite a proporcionalidade de público da coisa em crescimento e fazendo com que vocês se tornem naturalmente a comunidade em si. |