Após Tite, quem deve assumir a seleção?
0
0

Após Tite, quem deve assumir a seleção?

Após seis anos o comando de Tite se encerrará após a Copa do Mundo do Qatar, quem merece assumir a Seleção? Abel, Jorge Jesus ou Cuca?

Carlos Azevedo
3 min
0
0

Este é o ano da Copa do Mundo do Qatar, que começa no dia 21 de novembro e termina no dia 18 de dezembro. Com o fim da Copa, termina também o ciclo de mais ou menos 6 anos do Tite como o treinador da Seleção Brasileira e a pergunta automática que fica é: "Quem vai assumir a seleção pós Tite?"

No dia que eu estou escrevendo isso, existem três nomes com boas possibilidades. O primeiro é Cuca: o atual campeão da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro e campeão da Libertadores em 2013 com o Atlético Mineiro e campeão Brasileiro com o Palmeiras, além de estaduais  com Botafogo, Cruzeiro e Flamengo. O segundo nome que surge é o de Jorge Jesus: No Brasil, foi campeão da Libertadores, Campeonato Brasileiro, Carioca, Recopa e Supercopa do Brasil com o Flamengo, tendo mais títulos do que derrotas no comando do rubro-negro em um pouco mais de um ano de trabalho. Por ultimo, mas não menos importante, muito pelo contrário, talvez o favorito a vaga, está Abel Ferreira: São duas libertadores, um vice mundial e uma Copa do Brasil. São 8 finais em 15 meses (contando com a Recopa Sul Americana contra o Athletico Paranaense que irá ocorrer dia nos próximos dias 23 e 02). 

Cuca, Jorge Jesus ou Abel?
Cuca, Jorge Jesus ou Abel?

A resposta mais lógica dentre os três seria Cuca, até porque tem gente que revira o olho só de pensar em um estrangeiro treinando a seleção. Mas recentemente a CBF pode ter mudado um pouco sua visão de futebol, isso porque em novembro do ano passado surgiu uma noticia de que XAVI foi convidado para fazer parte da comissão brasileira que irá a Copa do Qatar, o ex meia do barça confirmou a proposta  em sua coletiva de apresentação como novo treinador do Barcelona. A proposta era a seguinte: Xavi, seria auxiliar do Tite e após a Copa do Mundo, assumiria a Seleção Brasileira, porém, preferiu treinar o time da Catalunha.

Jorge Jesus e Abel, revolucionaram o futebol brasileiro com seu jeito de treinar, os dois com modos bem diferentes. Jesus mais ativo, jogava de um único jeito sem importar o adversário, desde o Madureira no campeonato carioca até o Liverpool na final do Mundial. O time sempre na pressão incansável, com linhas de marcação alta para a roubada de bola ainda no campo do adversário e com um contra ataque fulminante. Já o Palmeiras de Abel joga de acordo com o adversário: o Palmeiras que venceu o Atlético Mineiro na semi final da Libertadores foi um, o que venceu o Flamengo na final da Libertadores foi outro e o que enfrentou o Chelsea na final do Mundial foi outro. A verdade é que o Palmeiras é um camaleão, se adaptando de acordo com o adversário.

Se a CBF decidir em manter a tradição de ter um brasileiro treinado a seleção brasileira, com certeza, Cuca é a primeira opção. Mas, se a confederação imaginar que um dos técnicos portugueses que revolucionaram o futebol brasileiro pode revolucionar a seleção, porque não? Em quem você apostaria hoje? Em um time brasileiro que joga pra cima, atacando sem parar ou uma seleção que se adapta ao adversário? Com Tite, hoje, nós não temos nenhuma dos dois cenários, é um time conservador em todos os confrontos, o que o torna competitivo também.

Me segue lá: 

Instagram: https://www.instagram.com/carlosazevedo12/

Twitter: https://twitter.com/loscarpeaga

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQgHOJ6o1VuZll0-cJsoqKA