A música no período clássico, 1750 – 1820, foi marcada pelo contraste bem visível em relação ao período que a antecedeu, o barroco. A melodia foi valorizada com frases musicais curtas e bem definidas; suas cadências eram óbvias; a orquestra e...
A música no período clássico, 1750 – 1820, foi marcada pelo contraste bem visível em relação ao período que a antecedeu, o barroco. A melodia foi valorizada com frases musicais curtas e bem definidas; suas cadências eram óbvias; a orquestra era maior em relação ao período barroco; com a introdução do piano, o cravo foi caindo em desuso; e surgiram músicas escritas especialmente para quartetos. Havia um maior contraste de dinâmica, com articulações límpidas e claras, com trinados e uso modesto de vibratos, e sua tonalidade era maior ou menor com bastante uso de modulações. | ||
À melodia foi dada maior importância do que à polifonia, pois o pensamento do período clássico coincide com a Idade da Razão onde se buscava a clareza, a simetria, o controle emocional, o equilíbrio, em resumo: a simplicidade. | ||
“Sinfonia” vem da palavra “soar”, mais precisamente traz a ideia de fazer “soar junto” um grupo de instrumentos. Não é uma invenção do período clássico, pois já se usava o termo no período barroco, porém, o desenvolvimento dado a este gênero, neste período, trouxe maior importância à sinfonia. Os principais compositores de sinfonia clássica foram CPE Bach, JC Bach, filhos de Johann Sebastian Bach, Stamitz, Haydn, Mozart e Beethoven. | ||
A orquestra ganhou novos instrumentos como trompetes, clarinetas, fagotes, oboés, flautas, trompas e tímpanos, e ganhou um movimento adicional em relação a “abertura italiana” de Alessandro Scarlatti, um minueto ou trio antes do último movimento rápido. | ||
“Concertos” são obras escritas para instrumento solo com acompanhamento orquestral, também não foram criados no período clássico, mas foram amplamente trabalhados, em instrumentos, estilos e harmonia. Seus principais nomes foram Haydn e Mozart, este último compôs 27 concertos para piano, 6 para violino, 4 para trompa, 3 para flauta, 1 para oboé, 1 para clarineta e 1 para fagote. Assista ao 1º movimento do concerto para clarineta, de Mozart, na matéria "O Clarinete/ A Clarineta". Assista também, na matéria "Trompa", o 2º e 3º movimentos do concerto número 3 para trompa, também de Mozart. | ||
Comumente era feita em três movimentos: o primeiro bem rápido, o segundo lento e o terceiro rápido. Cada movimento era trabalhado de maneiras diferentes em suas formas e veremos alguns deles mais adiante. | ||
“Ópera”, encenação meio cantado, meio recitado, por isto muitas vezes chamado de “recitativo”, com acompanhamento instrumental, também foi herdado do período barroco, e teve no período clássico um amplo desenvolvimento na quantidade de instrumentos, na forma, no estilo, e no desenvolvimento artístico geral. | ||
Vários autores escreveram óperas no período clássico, como Haydn e Mozart, mas Gluck desenvolveu a estrutura da ópera de uma tal forma que é considerado o pai da ópera moderna. | ||
“Sonata” são obras com vários movimentos contrastantes entre si para um ou dois instrumentos, por exemplo, para piano, ou para violino e piano. Para grupos maiores eram denominados pela quantidade de instrumentos: trio, quarteto, quinteto. Alberti, Haydn e Mozart despontam entre os compositores deste estilo. | ||
“Quarteto de cordas”, foi um estilo de composição feito para ser executado por dois violinos, uma viola e um violoncelo. Este grupo de “música de câmara”, ficou muito popular com as composições de Mozart e Haydn. Estas obras eram construídas na maioria das vezes em quatro movimentos: 1º rápido, 2º lento, 3º minueto ou trio, 4º rápido. | ||
No período clássico todos estes estilos de composição se basearam em algumas formas de escritas tais como: forma sonata, rondó, minueto, trio. | ||
“Forma Sonata”é o termo usado para descrever a estrutura de desenvolvimento de obras que se dividem em: exposição do tema, desenvolvimento do tema, e recapitulação. | ||
Na exposição o tema é apresentado em uma tonalidade, que será trabalhada no desenvolvimento em uma tonalidade que tenha relação com a da exposição, e na recapitulação esta tonalidade original é retomada para expor novamente o tema principal. O primeiro movimento de Eine Kleine Nachtmusik, Pequena serenata á Noite, de Mozart, foi estruturado em forma sonata. Assista e acompanhe a exposição, o desenvolvimento e a recapitulação. | ||
| ||
“Rondó” é uma forma circular de temas, normalmente se apresenta como ABACA, onde o tema A se repete intercalando-se com temas musicais diferentes. O concerto para trompa número 4 de Mozart está estruturado em forma Rondó. Neste blog, na matéria "Trompa", temos um vídeo deste rondó, assista e observe o movimento recorrente do tema A, e veja também o rondó "Por Elise" de Beethoven, em "As histórias por trás de 'Por Elise'". | ||
Todas estas formas foram bastante utilizadas, por todos os compositores, na construção das obras do período clássico como nas sonatas, nos quartetos de cordas, nas sinfonias, nos concertos e nas óperas. Vale lembrar que o pensamento dominante da época era o de popularizar a música e por isto surgiram várias obras com nível de dificuldade bastante simples para a execução de músicos que não tinham habilidade musical bem desenvolvida, ou seja, músicos amadores. | ||
REFERÊNCIAS: | ||
Disponível em: http://global.britannica.com.Acessado em: 16/10/15. | ||
Disponível em:http://cmed.faculty.ku.edu. Acessado em: 16/10/15. | ||
Disponível em: http://dandanmusic.weebly.com. Acessado em: 16/10/15. |