Gerações Românticas
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Gerações Românticas

Após a clareza do discurso musical do Período Clássico, os compositores voltaram sua atenção para a demonstração de seus intensos sentimentos, a emoção era o foco. A música do século XIX viu a evolução e a criação de novos gêneros como amúsic...

Gesiel
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Após a clareza do discurso musical do Período Clássico, os compositores voltaram sua atenção para a demonstração de seus intensos sentimentos, a emoção era o foco. A música do século XIX viu a evolução e a criação de novos gêneros como amúsica programática, o poema sinfônico, a abertura de concertos, peças para piano, bel canto.

Usando as formas clássicas da sonata e da sinfonia como um ponto de partida, os compositores começaram a se concentrar mais em novos estilos melódicos, harmonias ricas, e o uso cada vez maior de dissonâncias, na busca de mover as suas audiências, em vez de se preocuparem com a disciplina estrutural das formas clássicas. 



Apresentamos dois mapas com os principais compositores do Período Romântico (1820-1910/20), dividido em duas gerações. Um terceiro mapa mostra os principais compositores de uma corrente, dentro do romantismo, conhecida por “movimento nacionalista”, em que os compositores procuraram imprimir uma cultura musical própria de suas nações, com a elevação do sentimento patriótico através de hinos propriamente nacionais, canções folclóricas, marchas e musicalização da literatura com personagens nacionais.




                                                 Compositores da Primeira Geração

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                                                 Compositores da Segunda Geração

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                                                Compositores do Movimento Nacionalista

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Veja a matéria "A 'Pompa e Circuntância' de Edward Elgar", compositor nacionalista inglês do final do Período Romântico, e também "Rigoletto, La Donna e Mobile", sobre compositor e obra do mesmo período.