No século XX muitos compositores abandonaram a ideia de trabalhar com uma tonalidade definida e foram ao extremo no casamento da melodia com a harmonia. Este período da música erudita é conhecido como “Modernismo”, e as principais correntes d...
No século XX muitos compositores abandonaram a ideia de trabalhar com uma tonalidade definida e foram ao extremo no casamento da melodia com a harmonia. Este período da música erudita é conhecido como “Modernismo”, e as principais correntes deste pós tonalismo são: a politonalidade, o dodecafonismo, o serialismo, a atonalidade, etc. | ||
Houve também quem manteve a tonalidade, porém trabalhando de forma tão intensa que ao ouvinte era dado uma simples ideia do que era feito na música, o resto ele poderia imaginar como quisesse. Exemplos destas correntes foram o expressionismo e o impressionismo. | ||
No começo do período em tela, houve ainda um grupo de nacionalistas que seguiram o pensamento romântico, por isto ficaram conhecidos como compositores do “nacionalismo romântico tardio”. | ||
O neoclassicismo retomou a suavidade harmônica e a clareza melódica de tal forma que é difícil dizer, simplesmente ouvindo uma música deste período, se é clássico ou neoclássico. | ||
Para facilitar a visualização e memorização, algumas correntes, e seus respectivos compositores de destaques, estão exemplificados no mapa a seguir. Trata-se da primeira metade do século XX, onde começa a despontar músicos americanos, tanto do norte como do sul, porém não tantos como na segunda metade do referido século com a expansão do jazz e do blues no norte, e da bossa nova e do tango no sul. | ||
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REFERÊNCIAS: | ||
TYGEL, Profa. Dra. Júlia. “História da Música”. Disciplina História da Música, Educação Musical, UFSCar. | ||
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