A Corrida do Caos
0
0

A Corrida do Caos

Corrida de F1 em Melbourne, Austrália, de 2023

Bruno Elias
2 min
0
0

F1: oito pilotos abandonam GP da Austrália; veja cronologia | fórmula 1 | ge
F1: oito pilotos abandonam GP da Austrália; veja cronologia | fórmula 1 | ge

O caos reinou em Melbourne, na terceira corrida do ano. Não foi preciso de muito para que fosse mostrado que a F1 segue proporcionando momentos competitivos. Desde os treinos livres até a bandeirada de chegada, houve uma sequência de confusões.

A surpresa começou no TL2, com as Mercedes (que tinham atualizações no carro) liderando. Já na classificação, Perez, que não fora bem na sexta-feira, abandonou no Q1. Enquanto Verstappen mantinha a casa em ordem, quando marcou a pole position, a surpresa foi ver a Williams de Albon em oitavo e as Mercedes na frente, Russell em segundo e Hamilton em terceiro.

Logo na largada, quando Russell assumiu a ponta e poucas curvas depois, LeClerc já estava fora, era um sinal de que a corrida não seria normal. Algum tempo depois foi a vez de Albon sair da pista e provocar o primeiro safety car. Todos se alinharam para uma nova largada.

Assim que Russell foi para os boxes, a Mercedes foi presa fácil para o "SuperMax", que fez uma ultrapassagem sem muito esforço em Hamilton, que aproveitou também para fazer uma parada. Depois de algumas voltas, com fogo na parte de trás do carro, Russell deixa a prova.

Parecia que a corrida seguiria tranquila. Até a volta 53, quando Magnussen estampou o muro de proteção e causou uma nova bandeira vermelha. O detalhe engraçado foi a roda se soltar completamente do carro, fazendo o dinamarquês ter um "cospobre" de Villeneuve (ficou com três rodas).

A relargada seria apenas protocolar, mas bastou a luz verde aparecer que as confusões aparecem: Perez, que vinha fazendo uma ótima corrida de recuperação, foi para brita e retornou à pista; Alonso foi tocado e rodou; Stroll se acidentou e saiu na curva seguinte; Gasly e Ocon se colidiram e abandonaram.

Foi o suficiente para a direção de prova. Mais uma bandeira vermelha foi dada e os pilotos tiveram que esperar por algum tempo. Faltando uma volta para terminar, os dirigentes restabeleceram a ordem antes da relargada anterior. Com isso os pilotos deram uma volta em ritmo lento e receberam a bandeirada.

O pódio se concretizou com Verstappen, Hamilton e Alonso, tornando-se o pódio com mais títulos da F1. A próxima etapa será em Baku no dia 30 de abril. Esperemos o desenrolar dessa história.

Bruno Elias