Análise : Lula no Flow
5
0

Análise : Lula no Flow

A primeira pergunta a se fazer sobre a participação de Lula da Silva no @flowpdc é a seguinte: por que só agora?

Bruno Garschagen
2 min
5
0
Email image

A primeira pergunta a se fazer sobre a participação de Lula da Silva no @flowpdc é a seguinte: por que só agora?

Lula aceitou participar do programa porque precisa de palco com muita audiência como a do @flowpdc neste momento delicado da campanha. E quando eu digo “precisa” é porque os trackings têm mostrado números negativos para ele, que estacionou, e positivos para Bolsonaro, que cresceu.

A campanha de Lula sabe que tem que furar a bolha dos votantes que estão garantidos e tentar convencer as parcelas mais pobres de várias regiões do país a votar no segundo turno. Essa é a faixa da população que historicamente se abstém mais no segundo turno, muitas vezes porque não tem nem como chegar ao local de votação. No primeiro turno, candidatos ao Congresso e ao governo do estado se mobilizam para garantir o transporte, mas isso não costuma acontecer na segunda volta.

Sobre a participação de Lula no @flowpdc, a partir do que ele falou, explicarei para vocês os pontos principais da estratégia:

1- Atacar Bolsonaro;

2- Marcar posição como defensor dos pobres, como o presidente que mais fez por quem mais precisa;

3- Repetir realizações seletivas de seus dois mandatos na sua conhecida linguagem hiperbólica;

4- Colocar-se como defensor das mulheres e das minorias;

5- Afirmar-se como o único capaz de “pacificar o país”.

O objetivo de Lula era, portanto, atacar Bolsonaro, colocar-se como seu antagonista e, logo, como a melhor alternativa.

A minha avaliação é que Lula saiu-se um pouco melhor nas partes em que falava da necessidade de ajudar os mais pobres, mas com o mesmo discurso de sempre. E apesar de ter tempo e liberdade, não conseguiu ser claro na apresentação do que pretende fazer se for eleito.

Mesmo a crítica contra Bolsonaro foi morna porque Lula ficou, basicamente, chamando o adversário de mentiroso. Inclusive o grave assunto das meninas venezuelanas, em vez de fazer a crítica correta, preferiu a acusação indireta, mentirosa e criminosa de pedofilia.

Será interessante ver como a campanha de Lula usará a participação no @flowpdc para saber qual público deseja atingir. E se Bolsonaro voltará ao podcast para contra-atacar.