Como ser um conservador no Brasil
7
0

Como ser um conservador no Brasil

O conservadorismo nasceu como uma posição política. A política sempre foi o tema principal do pensamento conservador. A maioria dos autores conservadores, por essa razão, abordou o conservadorismo sob a perspectiva política e poucos foram aqu...

Bruno Garschagen
2 min
7
0
Email image

O conservadorismo nasceu como uma posição política. A política sempre foi o tema principal do pensamento conservador. A maioria dos autores conservadores, por essa razão, abordou o conservadorismo sob a perspectiva política e poucos foram aqueles que se debruçaram sobre a disposição conservadora, sobre o espírito conservador, sobre ser conservador.

Eu mesmo segui, até agora, essa tradição de abordar o conservadorismo por meio da política e negligenciar a dimensão essencial do “ser conservador”, que é condição sine qua non para ser uma pessoa conservadora, levar uma vida conservadora e influenciar positivamente as pessoas, a comunidade, a ética, a moralidade, os hábitos, costumes, princípios, valores, tradição, e, claro, a política.

A construção de um espaço conservador dentro da sociedade se realiza a partir da pessoa na vida em comunidade para a política , para as instituições, para o governo, para o estado, e não por meio de intervenção estatal. Usar o estado para impor uma ética conservadora é errado, absurdo, ineficaz e anticonservador.

Por causa disso, a partir de hoje passarei a dar ênfase à disposição, ao espírito conservador, à mentalidade conservadora, à cultura conservadora, ou seja, àquilo que é mais importante e que está além da política e que a orienta. Continuarei a fazer análises conservadoras da política, sem dúvida, mas o meu foco aqui será, primordialmente, elaborar os elementos que fundamentam e explicam como ser um conservador brasileiro e como levar uma vida conservadora no Brasil.

E saibam que será um trabalho de construção com base na nossa história, costumes e tradições virtuosas, na nossa tradição conservadora, e não um trabalho preguiçoso e inadequado de copiar e tentar aplicar aqui o conservadorismo de outros países. Por último, digo-lhes o seguinte: não há como construirmos um conservadorismo na política sem um espírito conservador que nos oriente, sem uma mentalidade conservadora que nos guie, sem conservadores que levem uma vida conservadora.

Nessa jornada, a colaboração de vocês será fundamental. Digam-me, então: o que vocês gostariam de saber sobre como ser conservador no Brasil?