Inovação de valor
0
0

Inovação de valor

Existem empresas que tem crescimento disruptivo, mas por que? Alguns autores chamam isso de inovação de valor, que gera/gerou um crescimento vertiginoso e altamente lucrativo.

Lucas Gabriel
3 min
0
0

Existem empresas que tem crescimento disruptivo, mas por que? Alguns autores chamam isso de inovação de valor, que gera/gerou um crescimento vertiginoso e altamente lucrativo.

Nós estamos acostumados com uma forma de atuação de estratégia que não nos leva para o melhor crescimento, veja que existe uma diferença entre a estratégia convencional e a inovação de valor, ela parte principalmente de encarar o que o setor diz como premissa, fora o fato deles também trazerem uma diferença na forma de encarar os clientes, em vez de focar as diferenças entre os clientes, os inovadores de valor procuram o que os clientes valorizam em comum;

Podemos ver que existem grandes diferenças nas empresas que adotam uma inovação de valor, isso está inteiramente ligado a abordagem estratégica utilizada por cada empresa. Quando falamos de abordagem estratégica, NÃO estamos falando de qual ferramenta ou método o gestoe utilizou, existe uma diferença enorme em uso de ferramentas (meio) e estratégias.

A lógica estratégica convencional e a de inovação de valor se diferem entre si nas cinco dimensões básicas, são elas:

  • Pressupostos setoriais: maior parte das empresas partem das condições do setor como premissa, os inovadores de valor não agem assim. Essas empresas transcendem as condições setoriais.
  • Foco estratégico: as empresas com lógica da inovação de valor buscam criar um salto no valor entregue para o mercado, enquanto que na lógica convencional, a meta é apenas superar a concorrência.
  • Clientes: já pensou em perder alguns clientes? Pois é, os inovadores de valor admitem perder alguns clientes, ele se concentra nos principais elementos em comum valorizados pelos clientes, enquanto na lógica convencional a empresa deve ter e ampliar a base de clientes por meio de segmentação e ou customização.
  • Ativos e capacidade: As empresas com inovação de valor não se deixam limitar pelas suas capacidades, sempre se perguntam “o que faríamos se estivéssemos começando de novo?”, Enquanto na lógica convencional as empresas buscam alavancar os ativos e capacidades existentes.
  • Oferta de produtos e serviços: Dentro da lógica convencional, as empresas se limitam em ofertar os produtos e serviços de acordo com a lógica do setor, apenas maximizando o valor dessas ofertas. Já os inovadores de valor, pensam em soluções totais, mesmo que conduzam para um caminho que vá além das ofertas tradicionais.

Certo! Já entendi e como posso implementar?

Agora vem o momento onde a cabeça deve estar pronta para questionar e o ouvido apto a ouvir

Para começar, é muito importante esquecer completamente o que o setor diz. Temos algumas perguntas que o livro nos informa, são elas:

  • Que fatores considerados inquestionáveis pelo setor deveriam ser eliminados?
  • Que fatores deveriam ser reduzidos bem aquém do padrão setorial?
  • Que fatores deveriam ser elevados bem além do padrão setorial?
  • Que fatores nunca oferecidos pelo setor deveriam ser criados?

E para onde devo olhar quando fazer essas perguntas? O que estou procurando??

As inovações de valor ocorrem dentro de três plataformas, são elas:

  • Produto o produto mesmo
  • Serviço: o suporte
  • Entrega: logística e o canal utilizado para entregar valor para o cliente

A partir daqui, teremos uma direção, mas lembre se que é muito importante ter uma clareza na estratégia.