EUA e Otan 'oferecem a Putin um acordo para não instalar mísseis na Ucrânia'
16
2

EUA e Otan 'oferecem a Putin um acordo para não instalar mísseis na Ucrânia'

Washington e seus aliados da Otan se ofereceram para iniciar conversas com Moscou sobre controle de armas e medidas de construção de confiança para neutralizar o impasse na Ucrânia, de acordo com cópias de cartas enviadas a Vladimir Putin que...

Sagran Carvalho
2 min
16
2
Email image

Washington e seus aliados da Otan se ofereceram para iniciar conversas com Moscou sobre controle de armas e medidas de construção de confiança para neutralizar o impasse na Ucrânia, de acordo com cópias de cartas enviadas a Vladimir Putin que vazaram hoje.

As propostas, apresentadas em missivas da OTAN e dos Estados Unidos no mês passado em resposta às demandas russas, detalham áreas para futuras negociações - incluindo armas nucleares, implantação de mísseis de curto e médio alcance na Europa, exercícios militares, ataques cibernéticos e armas espaciais.

Como parte dos esforços para tranquilizar o Kremlin sobre a ameaça que enfrenta, diplomatas dos EUA dizem que estão dispostos a dar à Rússia acesso às bases da Otan na Polônia e na Romênia para confirmar que nenhum míssil de cruzeiro Tomahawk está baseado lá.

Mas ambas as cartas afirmam claramente que a Ucrânia não será proibida de aderir à OTAN e não fazem referência à exigência da Rússia de que todas as forças sejam retiradas dos ex-Estados soviéticos.

As cartas não excluem a possibilidade de redução de forças, mas deixam claro que isso só aconteceria se a Rússia fizesse movimentos recíprocos - por exemplo, retirando forças da Ucrânia, Geórgia e Moldávia.

Eles também observam que, se Putin continuar concentrando forças nas porta da Europa, a OTAN e os EUA serão 'forçados' a aumentar seus próprios desdobramentos em resposta.

  Tanto a OTAN quanto a Rússia se recusaram a comentar sobre a autenticidade dos documentos, que vazaram para a mídia espanhola. Eles surgiram junto com imagens de satélite que mostram a massa de tropas perto da Ucrânia e na Crimeia. 

Apoie o Café no Front, tornando-se assinante por apenas R$ 9,90 mensais. Com esta pequena contribuição você participa do crescimento do Canal além de garantir acesso à matérias e vídeos exclusivos, que em breve estarão disponíveis.

PIX: sagrancarvalho@gmail.com 

Youtube: Café no Front

Redes sociais, Twitter, Gettr, Instagram e Facebook: @cafenofront