NOTAS DA GUERRA - 20/03 - 24/36 HORAS
4
2

NOTAS DA GUERRA - 20/03 - 24/36 HORAS

Por Tom Cooper

Sagran Carvalho
6 min
4
2

Por Tom Cooper

Crédito: Redes Sociais
Crédito: Redes Sociais

Bom Dia a todos!

Aqui está minha avaliação das últimas 24 horas (20 de março de 22).

Não há muito o que relatar hoje, e não quero mais ser arrastado para outra de – literalmente milhões – de discussões inúteis sobre “esportes e culinária” (ou seja, geopolítica em relação a esta crise).

ESTRATÉGICO

Não há fim os rumores sobre Putin pressionando Lukashenko para a Bielorrússia invadir o oeste da Ucrânia. Eu acho que isso é um 'Maskirovka' semelhante como 'ataque anfíbio a Odessa': destinado a amarrar a reserva ucraniana no Ocidente. Semelhante aos  lançamentos da RIA Novosti, ao longo dos quais as forças russas estão "avançando" da Transnístria para o sudoeste da Ucrânia.

Logo após os relatos sobre a chegada de outros 200 combatentes “da Síria”, agora há relatos sobre o PMC russo Wagner recrutando líbios para lutar na Ucrânia. Isso é de uma fonte dos EUA, então estou cético: dois terços do 'exército' de Haftar consistem em jihadistas, sudaneses e quaisquer outros mercenários que ele seja capaz de atrair,  não têm quase nenhum valor de combate.

NORTE

Na última noite, os Chefões Militares em Moscou alegaram ter realizado outro “ataque de mísseis hipersônicos superprecisos” – desta vez em Kiev. É outra mentira: foi “apenas” um míssil balístico – provavelmente Tochka (“SS-21 Stone”) – que demoliu completamente o Retroville Shopping Center no noroeste de Kiev. Indiscutivelmente, o Kinzhal é pouco mais que um Tochka lançado pelo MiG-31 (ou seja: lançado pelo ar), mas, e acima de tudo: é uma das armas de exibição de Putin. Algo para se gabar da “alta tecnologia russa” na TV. Lembre-se: não adianta perder tempo e preciosos MiG-31s ​​(a VKS precisa deles para a defesa do enorme espaço aéreo da Sibéria) para fazer algo que um sistema lançado no solo pode fazer.

Estão  para demonstrar o uso de “armas supermodernas” para seu próprio público, os Chefões Militares em Moscou, enquanto isso, são óbvios ao implantar  vários outros sistemas de natureza semelhante. Por exemplo, o único protótipo do tanque T-80UM2 Black Hawk é confirmado como destruído pelos ucranianos. A RT ( Russia Today ), então 'reagiu' lançando um vídeo mostrando uma bomba planadora de 500 kg guiada por satélite UPAB-500B instalada em um caça-bombardeiro Su-35. Curiosamente, o mesmo vídeo não continha nem mesmo a tomada usual daquele Su-35 decolando enquanto carregava a arma e retornando sem ela….. Mais uma vez: a realidade é que o VKS ( Vozdushno-kosmicheskiye sily (Air-Space Force, Russia) ), é criticamente curta em PGMs ( precision guided munition ). Não só que a Rússia não tem quase nenhuma instalação de produção, know-how e tecnologias necessárias para fabricá-los, mas seus PGMs também são muito complexos e, portanto, caros de fabricar (sem projetos modulares como kits 'complementares' para a Mk projetado pelos EUA para bombas), e assim Putin, Shoygu & Co KG GesmbH AG nunca se importaram em pagar por eles. De fato, duvido que os russos tenham lançado mais de 50-60 PGMs em três semanas de guerra (incluindo aqueles disparados por seus UAVs). Daqueles gastos em combate, a massa consistiu em mísseis anti-radar Kh-31 de 30 (+) anos de idade ('AS-17 Krypton') - todos disparados pelo mesmo grupo de pilotos (talvez 4-5 no total) de Su- 34- e Su-35.

Dentro de Kiev: o que era originalmente um "batalhão" de ucranianos canadenses é, entretanto, uma "brigada ucraniana canadense" de 550 homens. Estou mencionando para salientar: isso está na área de Kiev. Meios: ignore qualquer tipo de reclamação sobre sua presença em Mariupol.

A sudoeste de Kiev, os ucranianos relataram a destruição completa do 331º Regimento VDV ( Vozdushno-desantnye voyska (Russian Airborne forces), da RFA (Russian Federation Army/Russian Armed Forces ). Aparentemente, tanto o Comandante quanto o XO ( deputy commander ), foram mortos, assim como todas as tropas com um ou dois capturados feridos em estado gravemente. Parece que a unidade em questão foi a que foi desdobrada para avançar em Bila Tserkva, por volta do terceiro ou quarto dia da guerra; em seguida, foi cortada e destruída pelos ucranianos em batalhas de dias de duração na área a sudeste da área de Yasnohordka.

NORDESTE E LESTE

Pequenas unidades ucranianas ativas ao longo das estradas no nordeste e leste da Ucrânia continuam a interditar comboios de suprimentos. Enquanto isso, eles estão cada vez mais usando minas em vez de granadas propelidas por foguetes ou armas antitanque guiadas, embora  a foto acima mostre um sistema Tor SAM ('SA-15 Gauntlet') destruído por uma mina.

Da mesma forma, embora nos primeiros dias da guerra ainda pudéssemos ver pelo menos alguns vídeos mostrando tais comboios sendo guiados e protegidos por veículos de marshaling e helicópteros de ataque Ka-52, os russos obviamente não têm o suficiente para apoiar todas as suas colunas mais.

Os ucranianos repeliram outro ataque russo ao sul de Izium. Não há detalhes, no entanto.

SUL

Ontem, as forças russas que cercam Mariupol deram um prazo até às 05:00 desta manhã, para os ucranianos entregarem a cidade. Supostamente, todos os moradores e soldados que deporem armas estariam livres para sair: quem ficasse para trás seria considerado “bandido” e enfrentaria um “tribunal militar”. Como já foi explicado várias vezes: este é o “procedimento padrão” russo, visto em Aleppo antes. Sem surpresa, o prefeito de Mariupol disse a eles (citação), 'vão se foder'.

Na área de Mykolaiv, os russos afirmam que seu 58º CAA ( Combined Arms Army Russia), chegou aos arredores de Kryvyi Rih (de novo). Eles podem ter tomado Kochurevka e Zahradivka, dois dias atrás (estes são cerca de 40 km ao sul da cidade), e podem ter empurrado Mala Shestirnya (30 km ao sul de Kryvyi Rih), ontem, mas tudo o que se vê dessa área são os nocauteados ou destruídos T-72B3s, MT-LBs, BTR-80s e obuses MSTA do 20º GMRD ( Guards Motor Rifle Division Russia).

Tradução: Sagran Carvalho

Apoie o Café no Front e participe do crescimento deste projeto. Contribua pelo Pix ou torne-se assinante do Canal aqui no Pingback.

Inscreva-se e receba nossas atualizações por email.

Youtube: Café no Front

Redes Sociais: @cafenofront 

Pix: cafenofront@gmail.com