NOTAS DA GUERRA - 27/03 - 48 HORAS.
2
2

NOTAS DA GUERRA - 27/03 - 48 HORAS.

Por Tom Cooper

Sagran Carvalho
13 min
2
2

Por Tom Cooper

Créditos: Redes Sociais.
Créditos: Redes Sociais.

Bom Dia a todos!

Aqui está o meu resumo das últimas 48 horas (25 a 26 de março).

ESTRATÉGICO

Os Chefões Militares em Moscou estão na tentativa  de inflar as perdas ucranianas, nos últimos dois dias. Não que os comunicados do GenStab ucraniano sobre as perdas russas possam ser levados muito mais a sério: agora é óbvio que isso está sobrepondo apenas sucessos selecionados, zip-lip sobre perdas próprias (estou seriamente preocupado que haverá um choque quando elas se tornarem conhecidas), e desonesto mesmo em relação a vários contra-ataques bem sucedidos. Mas, falando sério: alegando a destruição de 190 aviões ucranianos e derrubados de 36 Bayraktars, como fazem os Chefões…. isso é mais do que a UKAF tinha no início da guerra, e mais TB.2s do que a Ucrânia adquiriu até agora…

Na realidade, há cada vez mais relatos sobre o cancelamento da desmobilização da primavera na Rússia: geralmente, cerca de um terço dos recrutas termina seu serviço em 1º de abril, todos os anos. Pense, este ano é improvável que isso aconteça.

AR

O VKS ( Vozdushno-kosmicheskiye sily Air-Space Force, Russia), agora está voando “regularmente” cerca de 300 missões de combate por dia, e isso é pouco surpreendente, considerando a situação em várias linhas de frente: o West OSK ( Western Military District, RFA ). A Rússia agora está obviamente usando seu poder aéreo como uma “brigada de incêndio”.

Ou seja: o VKS está ativo apenas nas linhas de frente e em nenhum lugar mais profundo da Ucrânia. Os russos atingiram a fábrica de Lviv com pelo menos dois mísseis de cruzeiro, incendiando-a. Também alvejaram Vinnytsa com mísseis de cruzeiro Kalibr: um deles foi abatido, não sei o que foi atingido pelos outros.

NORTE

Os ucranianos reivindicam sucesso adicional a noroeste de Kiev, mas, como mencionado anteriormente, não há muitas evidências – o que não é surpresa, considerando a natureza de suas operações de “atropelamento e fuga” lá. Eles podem ter libertado as aldeias de Kukharska, nos arredores de Ivankiv (cerca de 50 km a noroeste de Kiev). Lutas pesadas são relatadas de Irpin e Hostomel, mas nenhum detalhe foi divulgado até agora. O que está confirmado nesta manhã é que o Batalhão Omega (voluntários estrangeiros, incluindo vários ex-operadores de SF do Exército dos EUA) libertou Moshchun, 15 km ao norte de Kiev.

Dito isto,  tudo  é 'apenas uma distração' dos desenvolvimentos dramáticos no nordeste e leste da Ucrânia...

NORDESTE

A RFA ( Russian Federation Army/Russian Armed Forces ), tomou Slavutych, e a conexão terrestre entre a guarnição local e Chernihiv foi cortada. De fato, na manhã de 26 de março, os russos conseguiram colocar as últimas três estradas de Chernihiv para sul e sudoeste sob seu controle de fogo: significa que esta cidade está agora efetivamente cercada pela RFA.

Isso é muito sobre 'más notícias' desta parte da Ucrânia, no entanto. Não posso deixar de coçar a cabeça sobre relatórios e contra-relatos sobre desenvolvimentos na área mais a sudeste, ou seja, entre Chernihiv, Sumy e Brovary (ou seja, na parte de trás das posições da 2ª GCAA em relação ao leste de Kiev). Arranja um mapa dessa parte da Ucrânia e depois vê isto.

De acordo com os ucranianos, eles invadiram um depósito de armazenamento avançado russo em Vyshneve e depois atearam fogo, causando uma conflagração que durou cinco horas. De acordo com os russos, eles capturaram o depósito de munição ucraniano em Ichnya, cerca de 100 km a sudeste de Chernihiv e 40 km ao norte de Pryluky.

Hm… agora preste atenção: ataque ucraniano em Vyshneve… OK, fazendo sentido. Mas, Ichnya está em uma das poucas estradas leste-oeste sob o controle da 2ª GCAA: O que os russos estavam fazendo lá nas últimas quatro semanas... ou o que é tão importante que os "policiais" dos Chefões AGORA estão se gabando com a captura deste lugar...? !?

…e isso não é para falar de relatórios sobre o que está acontecendo na área de Sumy: supostamente, os ucranianos estão avançando em direção à sua guarnição 'sitiada por inimigo bem fortificado' (veja: algo como 4-5 BTGs do 1º GTA ). Mas: de que direção? A batalha por Okhtyrka ainda está em pleno andamento, e o 1º GTA ( Guards Tank Army Russia), também está mantendo Lebedyn sob cerco…. Então, a menos que os ucranianos encontrem forças suficientes, para atacar de Romny ao longo da rodovia H-07 pelo leste...?

Realmente, não tenho certeza do que está acontecendo lá, mas: se os ucranianos estão tão dentro do flanco sul da 2ª GCAA, então toda a posição russa entre Nizhyn e Sumy está em processo de colapso como um castelo de cartas…

Para todos os propósitos práticos, à mim parece que – REALMENTE – os russos retiraram, ou estão em processo de retirada, da maior parte da 2ª GCAA do nordeste da Ucrânia, e a reorganizaram – ou estão em processo, para a área ao sul de Kharkiv. Ou seja,  os ucranianos estão no processo de libertar tudo, desde Brovary no oeste, até Shostka no norte e Sumy no leste.

Sem dúvida, isso parece loucura, pelo menos como uma ilusão. Mas, é perfeitamente possível. Afinal, não faz sentido que a RFA continue a sofrer perdas enquanto 'tenta chegar ao leste de Kiev', se for um fato comprovado, que não pode chegar ao leste de Kiev. Melhor retirar as tropas (urgentemente necessárias) e usá-las onde fizer sentido: mais a sudeste. Por sua vez, isso significaria que os ucranianos estão em avanço total na parte nordeste de seu país – e o GenStabU em Kiev é lacônico sobre esse fato, provavelmente temendo que isso possa diminuir a determinação ocidental de continuar a apoiá-lo. ….de um jeito ou de outro: eu me sinto confiante em desconfiar de todos os tipos de lançamentos oficiais. ‘Mentiras, até prova em contrário’.

Agora, preste atenção na área mais a sudeste. Uma possível confirmação de tudo isso é o fato de que, após 4-5 dias de luta amarga por Trostyanes, os ucranianos parecem ter trazido seu 93º Mech e esmagado completamente os russos lá, ou que estes simplesmente se retiraram. Tanto assim, os urainianos reivindicam a libertação não apenas dos Trostyanes completamente arruinada, mas também da aldeia de Boromlya, mais a oeste (perto da fronteira russa).

Suas fotos são mostradas na área ao redor da estação ferroviária gravemente danificada de Trostyanets, e vários T-80 MBTs, MSTA-S e outros veículos blindados do 2º GMRD (Tamanskaya) – todos capturados intactos.

Porém, 'não se preocupe': os russos também demoliram cuidadosamente dois hospitais em Trostyanets: um foi demolido pelo VKS, o outro foi fortemente minado por suas tropas antes da retirada…

Por sua vez, os Chefões em Moscou reivindicaram a destruição de um 'centro de comando' por seus Ka-52, sem nomear o local: pode estar relacionado à perda de dois comandantes ucranianos de unidades voluntárias na área de Kharkiv: Georgy Tarasenko ( Batalhão CO Freikorps) e Sergey Yongolenko (Batalhão CO Kharkiv-1), ambos relatados como KIA ( Kill in action ), ontem.

Outra coisa que é certa - e então um desenvolvimento muito importante - é que, após uma pausa de vários dias, o 92º Mecânizado ucraniano está em movimento novamente (esta unidade destruiu o equivalente a uma divisão mecanizada completa da RFA nos últimos três semanas), bem  como , expulsou o 138º MRB das aldeias de Mala Rohan e Vilkhivka, a leste de Kharkiv, há dois dias. Em seguida, virou para o sul e demoliu os restos de dois BTGs russos segurando Husarivka. Esta manhã, muitas fotos de BTR-82 queimados e alguns T-72B estão circulando nas mídias sociais: supostamente, o 92º destruiu e/ou capturou mais de 60 veículos blindados.

Por que isso é importante?

Lembre-se da minha avaliação de que esta guerra será decidida no triângulo Izium-Vuhledar-Zaporozhye – e o anúncio da Chefões de que, 'depois de destruir as Forças Armadas Ucranianas', eles vão focar novamente na frente do leste da Ucrânia?

Husarivka fica a apenas 15-20 km a oeste de Izium e, portanto, esse 'contra-ataque tático' do 92º Mech está tendo importância de 'nível operacional': está ameaçando o flanco norte e até a retaguarda do 144º MRD ( Motorized Rifle Division ),russo - e isso precisamente no  momento de uma profunda  ofensiva através do rio Donets, mais ao sul.

Ou seja, em 23-24 de março, o 144º empurrou para o sul em ambos os lados de Izium. Um BTG da 3ª MRD circunavegou esta cidade pelo oeste, construiu duas pontes flutuantes no Siversky Donets (veja a foto acima: a CO 45ª Brigada de Engenharia Independente foi KIA no decorrer desta operação), e atacou em direção ao Kamyanka Barragem. Simultaneamente, um BTG do 59º GTR parece ter rompido a linha de frente ucraniana a leste de Izium: explodiu a vila de Kamyanka com TOS-1, pegou a mesma e está avançando contra Barvinkove. Em outras palavras: a 6ª CAA está no melhor caminho para cercar elementos da 81ª Brigada ucraniana nos arredores do sul da cidade – exceto que a 92ª a ataque pela  retaguarda…

Obviamente, os ucranianos estão, enquanto isso, enviando… ‘reforços significativos’ nessa direção. Mais uma vez, sinto muito por não entrar em detalhes sobre nenhuma outra unidade do Exército ucraniano envolvida, ou aqueles que se movem nessa direção; apenas menosprezar os lançamentos de diferentes MODs de membros da OTAN e think-tanks dos EUA, segundo os quais (citação), "não houve mudanças significativas na situação na frente". Em que planeta as pessoas em questão estão vivendo, novamente... e sobre que guerra eles pensam que estão relatando?!?

No geral, exatamente como esperado, os russos voltaram a concentrar sua atenção. Agora, o imperativo para o OSK Ocidental é cercar as unidades ucranianas na frente até Luhansk e Donbas. Eles conseguiram uma penetração na linha de frente ucraniana ao sul de Denets, e o resultado não surpreendente de tudo isso é uma frente – que se estende desde Andrivka, no noroeste, até Slovyansk e Kramatorsk, no sudeste. IEsta vai ser a batalha decisiva desta guerra: ou os russos atacam e cercam os ucranianos, ou eles vão sofrer tais perdas que sua única solução será… 'Plano F: segure o que ainda puder da Ucrânia ', ou seja, uma defensiva estratégica.

LESTE

As unidades ucranianas na área de Severodonetsk ( Donbas Battalion, 79ª e 111ª Brigadas; posso mencioná-las; o West OSK e os COs da 20ª e 8ª CAA já as conhecem muito bem) agora estão cercadas por três lados: por elementos da 3ª MRD da 20ª CAA do oeste e norte, e pelos separatistas controlados pela 8ª CAA do leste. A cidade, além de Ribizhne, Lysychansk e Popasna nas proximidades, estão sob contínuas barragens de artilharia e ataques aéreos. Os ucranianos não têm outra opção a não ser manter suas posições e esperar pelo resultado da batalha na retaguarda (veja: área de Izium) e no sul (veja: área de Horlivka).

Mapa Tom Cooper
Mapa Tom Cooper

Ou seja, na porção sul da frente, os ucranianos parecem ter se retirado de Verkhnotoretske, e os russos atacaram Novobakhmutivka e Panteleimonivka. Com isso, não há como negar que a frente ucraniana foi rompida no Horlivka.

Se aquele açougueiro conhecido como tenente-general Mizintsev (CO 8ª CAA) agora se distrair de massacrar e/ou deportar civis na área de Mariupol por alguns minutos, e realmente usar algumas de suas tropas para combates sérios, ele pode querer reforçar essa penetração e correr em direção a Kramatorsk do sul.

...Eu admito: isso pode soar como se eu estivesse me divertindo, mas isso é muito sério. Não espero muito de uma fera como Mizintsev, mas não há como negar que sua coordenação do IRGC e das tropas Assadistas, em 2017, 'liberou' Aleppo - de sua população. Em vez disso, estou “profissionalmente curioso” – para ver se Kiev ainda tem reservas para consertar essa parte da linha de frente “também”. Até agora, o exército ucraniano e seu GenStab me surpreenderam – e aos russos – muitas vezes. Poderão gerenciá-lo mais uma vez….?

SUL

Em Mariupol, Mizintsev implantou um novo BTG do 68º GTR para abrir todo o caminho até a Igreja da Intercessão. A partir daí,  está tentando se conectar com as unidades chechenas e Rosgvardia atacando através da área de Azovstal pelo leste, de modo a dividir a guarnição em duas (é uma tática padrão para operações desse tipo). Dito isto, esta parece ter sido uma das raras ocasiões em que a artilharia russa apoiou suas tropas: há quase quatro semanas, os defensores não param de se perguntar sobre a massa de bombas e foguetes inimigos voando sobre suas cabeças para atingir prédios de apartamentos atrás deles.

Sobre o que estou divagando agora? Embora Mariupol esteja sitiada desde 1º de março, quase nenhuma das bases militares locais foi atingida do ar ou bombardeada até agora, bem como as quatro principais unidades ucranianas lá – os russos estão avaliando sua força em cerca de 7.000 soldados – sofreram perdas relativamente leves até agora. (para citar um dos contatos lá: 'dezenas'). Seus estoques de munição e suprimentos ainda estão praticamente intactos. São os civis que sofrem mais – porque Mizintsev está obcecado em coagir a guarnição ucraniana a se render por meio de assassinato em massa. A maneira como ele 'libertou' Aleppo - da maioria de sua população ... Sem surpresa, o que cerca de 100.000 civis ainda dentro de Mariupol experimentando nos dias de hoje não pode ser colocado em palavras. No entanto, a guarnição está perfeitamente intacta e – dado que teve oito anos para preparar e estocar suprimentos precisamente para esta batalha – vai resistir enquanto tiver água e munição suficientes. E isso provavelmente será... ‘longo’.

Na área de Mykolaiv….depois de explodir o QG da 49ª CAA e matar seu comandante, tenente-general Rezantsev, em 24 de março, os ucranianos lançaram outra de suas ofensivas de infantaria de “bater e correr”. Ao contrário da situação a noroeste de Kiev, esta operação parece ser muito bem-sucedida, principalmente porque a 7ª Divisão VDV ( Vozdushno-desantnye voyska Russian Airborne forces), que detém Kherson está em frangalhos: no final do dia 25, os ucranianos chegaram a Tschornobajiwka, ou seja, arredores noroeste de Kherson. Se os ucranianos agora conseguirem instigar uma revolta armada dentro da cidade... bem, a posição russa lá é precária mesmo sem ela: o Rosgvardia local é excelente em aterrorizar a população, desaparecendo o prefeito, vários políticos e jornalistas e saqueando, mas não substitui a falta de armas pesadas da 7ª Divisão.

Por boa vontade, não entendo por que os russos não se retiram da margem ocidental do rio Dnepr e convertem Kherson em uma "fortaleza"...? Afinal, era exatamente isso que os Chefões estavam ‘demonstrando’ ao mostrar um vídeo de fortificações de campo sendo construídas lá, poucos dias atrás…

*Tradução e adaptação: Sagran Carvalho para o Café no Front.

Apoie o Café no Front tornando-se assinante ou contribuindo pelo Pix. Seja um partícipe do crescimento e desenvolvimento deste projeto.

Inscreva-se e receba as atualizações por email.

Youtube: Café no Front

Redes Sociais: @cafenofront 

Pix: cafenofront@gmail.com