Nagelsmann e o caos organizado
0
0

Nagelsmann e o caos organizado

“Para todos os desafios que tive ao longo da minha vida, sempre os levei com respeito, nunca com medo”

Caio Felipe
3 min
0
0

“Para todos os desafios que tive ao longo da minha vida, sempre os levei com respeito, nunca com medo”

Email image

Há alguns anos o futebol tem sido cada vez mais intenso, porém o que é intensidade? Certa vez um professor me deu o seguinte conceito para intensidade “Movimentos coletivos sincronizados rápidos em profundidade e amplitude na fase ofensiva e para fechamento dos espaços na fase defensiva”. E poucas equipes no mundo possuem tantos movimentos coletivos sincronizados em velocidade como o RB Leipzig de Julian Nagelsmann, mais abaixo irei dissecar baseado nas últimas 5 partidas o porquê que Nagelsmann e suas ideias de jogo tem encantado a Europa e já deixou um gigante pelo caminho (José Mourinho e o vice-campeão europeu Tottenham).

Organização Defensiva:

Uma das principais características por mim analisadas nas partidas vistas do RB Leipzig foi grande capacidade adaptativa as circunstâncias empregadas pelos jogos, a mais clara definição de futebol líquido:

Nagelsmann tem como padrão na sua equipe a imposição de muita pressão na bola, predominantemente se utiliza de um time em bloco alto variando para um bloco médio. Sempre que a bola entra no corredor o lateral do lado da bola sobe pressão, caracterizando nessa situação uma marcação por encaixes setorizados:

Email image
Email image

Organização Ofensiva:

Na saída de bola o Leipzig se utiliza dos dois zagueiros laterais dentro da área dando opção de passe curto para o Gulacsi, os laterais dando amplitude e pisando na linha e o zagueiro central pouco mais a frente da área. Com a progressão no campo a busca pelos passes verticais é predominante buscando a progressão de maneira rápida:

Email image

Saída com 6 +(1)

Os zagueiros de lado que possuem um papel fundamental nas fases de construção, com liberdade total para progressão e construção, os laterais dão amplitude ao ataque chegando a pisarem na linha.

Email image
Email image

Na fase de construção uma das ações padrão são os passes verticais, desde o momento da retomada da posse são buscados os passes de progressão. Outro comportamento padrão são as bolas longas com inversão de corredor pegando o adversário desprevenido.

Ataque rápido é a forma predominante de ataque da equipe alemã, no vídeo abaixo podemos ver alguns conceitos da equipe, como os passes verticais, ataque em velocidade, movimento de ultrapassagem do lateral e o ataque a área com muitos:

Transição Ofensiva:

A transição é predominantemente direta e com muitos, com passes verticais buscando a retirada da zona de pressão e progressão no campo. Equipe transita com muitos (de 6 a 8 jogadores) após a recuperação da posse.

Transição Defensiva:

A pressão pós-perda é altamente aplicada na equipe, com um entorno da bola muito bem preenchido, além disso a transição é muito rápida e o vídeo abaixo caracteriza com maestria a velocidade de recuperação da posse e a pressão bem empregada pela equipe do jovem Nagelsmann:

Instagram: @caiofelipead

Twitter: @caiofelipead

By Caio Felipe on April 19, 2020.