Marcelo Bielsa, Filósofo.
1
0

Marcelo Bielsa, Filósofo.

Eu jamais contrataria Marcelo Bielsa para treinar o meu clube.

Claudio Campos
2 min
1
0

Eu jamais contrataria Marcelo Bielsa para treinar o meu clube.

Email image

.

Dito isso, eu deixo bem claro que tranquilamente contrataria Marcelo Bielsa para ser um dos coordenadores do desenvolvimento de atletas ou para fazer parte do departamento de futebol do meu clube.

.

O treinador argentino não se tornou um dos maiores pensadores do jogo nos últimos trinta anos simplesmente do nada. A forma como ele consegue aplicar seus pensamentos em um elenco ou a forma como consegue influenciar na vida de cada atleta é algo que impressiona.

São vários os jogadores e treinadores que compartilham as experiências com ele e deixam claro que evoluíram demais como profissionais e até como pessoa.

.

Bielsa abre um portal na mente dos que lhe dão ouvidos. Faz qualquer pessoa pensar e entender mais o jogo. Faz com que eles evoluam, se tornem mais inteligentes e, em muitos casos, mais felizes.    

.

Mas conviver com ele, com o seu temperamento e com suas decisões não é fácil. Ninguém se torna mundialmente conhecido por EL LOCO à toa.

.

Não foram poucas as vezes em que um trabalho de Marcelo Bielsa foi interrompido por problemas de relacionamento ou riscos de rebaixamento.

O que presenciamos no Leeds nos últimos anos foi visto de maneira semelhante em outros trabalhos. Os pensamentos são aplicados por um tempo, mas o dia a dia com alguém tão complexo vai se tornando algo tão cansativo e problemático que mantê-lo torna-se um risco quando temos que olhar para o conservadorismo dos números.

Sejam eles da tabela de classificação ou do saldo bancário do clube.

.

Porém, o homem se vai, mas fica o legado.

.

Não são poucos os jogadores que tiveram Bielsa como seu principal treinador na carreira que decidiram seguir o mesmo caminho do mestre.

Diversos clubes após a sua saída mudaram a forma de pensar o jogo, conquistaram títulos e aproveitaram o seu legado

Até o melhor treinador da atualidade, Pep Guardiola, tem por Marcelo Bielsa admiração e respeito pela forma como o argentino enxerga o jogo.

.

Infelizmente, no futebol de hoje onde perder uma partida custa muito caro, ter Marcelo Bielsa como treinador é considerado por muitos um risco grande demais para ser tomado.

Não julgo.

Porém, julgarei todos que tiveram ou tenham a chance de tê-lo por perto para influenciar na forma de pensar o jogo, mas decidiram lhe fechar as portas.