DIA DA GARIMPAGEM – VIII
0
0

DIA DA GARIMPAGEM – VIII

Sexta-feira, Dia da Garimpagem! Hoje falaremos novamente de música, desta vez de “background music” (BGM), traduzida como “música de fundo” ou “música incidental”. Um dos elementos mais fundamentais para criar o clima de um filme, série, tele...

natacam
1 min
0
0
Email image

Sexta-feira, Dia da Garimpagem! Hoje falaremos novamente de música, desta vez de “background music” (BGM), traduzida como “música de fundo” ou “música incidental”. Um dos elementos mais fundamentais para criar o clima de um filme, série, telenovela ou programa de televisão é a música que os acompanha. Esta pode ser classificada em dois tipos. A trilha sonora (se original, chamada em inglês de “Original Sound Track”, ou OST) compõe-se das músicas de abertura, encerramento, tema dos personagens, tema da locação, etc. Via de regra, costumam ser associadas à obra e muitas músicas de trilha sonora viram verdadeiros clássicos.

Email image

Por sua vez, a BGM consiste em músicas que, na maioria das vezes, passam despercebidas, mas são extremamente importantes, pois ditam o ritmo e a intensidade das cenas: suspense, perseguição, romance, terror, batalha, triunfo; em suma, as diferentes emoções a serem transmitidas aos espectadores. A correta escolha e elaboração de uma música de fundo é crucial para o bom sucesso de uma obra. Muitas produções fazem uso de BGMs compostas especialmente para elas, mas também há as chamadas “trilhas brancas” ou “library music”, isto é, compostas por gravadoras especializadas em músicas de fundo, que as comercializavam para livre uso dos produtores.

Dentre os estúdios voltados para produção de BGMs, destacam-se os ingleses KPM Music, atualmente pertencente à Sony, e Bruton Music, que pertenceu por um tempo a Michael Jackson, sendo atual propriedade da Universal. Estes contaram com a atuação de músicos como John Fiddy, Tony Hymas, Keith Mansfield, Brian Bennett, entre outros. No Brasil, foram muito utilizadas em programas do SBT, inclusive na dublagem brasileira de Chaves e Chapolin. Na época, as vozes e a trilha sonora vinham em uma fita só, o que obrigou à equipe de dublagem a colocar músicas incidentais diferentes das originais – e acabaram virando marca registrada da exibição por aqui.

Aqui as capas originais que originaram as releituras:

KPM Music - KPM 1164 - Loony Tunes (1975). Confira o disco completo <a href="https://www.youtube.com/watch?v=Ac3ipF9--3o&amp;list=OLAK5uy_nNIvmvx1GdV7nGbZA56Wq2qv4ee-_qjAk">aqui</a>.
KPM Music - KPM 1164 - Loony Tunes (1975). Confira o disco completo aqui.
&nbsp; Bruton Music - BRE 3 - Kids and Cartoons (1979). Confira o disco completo <a href="https://www.youtube.com/watch?v=lmFdebjMc6Q">aqui</a>.&nbsp;&nbsp;
  Bruton Music - BRE 3 - Kids and Cartoons (1979). Confira o disco completo aqui.  

Acessem nos links aqui para relembrar algumas BGMs desses discos, como o famoso tema triste, a agradável música com os assobios, o clássico tema quando rolava alguma confusão, uma das trilhas mais comuns da vila e um dos temas usados nas dublagens mais antigas.

Por hoje é isso! Até o próximo Dia da Garimpagem!