DIA DA GARIMPAGEM – X
0
0

DIA DA GARIMPAGEM – X

Sexta-feira, Dia da Garimpagem! A partir de agora, as garimpagens com cheiro de gasolina (ou de álcool) serão publicadas aqui. Para inaugurar este novo espaço, nada melhor que relembrar os anúncios da linha Fiat do ano do carro aqui do canal,...

natacam
2 min
0
0
Email image

Sexta-feira, Dia da Garimpagem! A partir de agora, as garimpagens com cheiro de gasolina (ou de álcool) serão publicadas aqui. Para inaugurar este novo espaço, nada melhor que relembrar os anúncios da linha Fiat do ano do carro aqui do canal, 1990. Uma época difícil, marcada por recessão econômica e inflação estratosférica (uma das melhores alegorias foi feita pelo Flávio Garage, que disse que a imagem que ele tem do Brasil da época é de dias nublados). No mesmo ano, tomou posse o primeiro presidente escolhido por eleições diretas após trinta anos. Por ironia do destino, dois anos depois, uma Fiat Elba foi o pivô para a derrubada do governo.

Email image

Passando para a linha Fiat, o ano de 1990 trouxe algumas novidades, como pode ser visto no catálogo. Uma das principais foi o novo motor argentino Sevel 1600 para o Uno R, Elba S e CSL e Prêmio CS, SL e CSL, substituindo o Sevel 1500. Com isso, a linha foi simplificada, pois havia três versões diferentes do Sevel 1500: uma para as versões CS, outra para as CSL e outra para o Uno R. O 1600 era o mesmo para todas as versões que o adotavam. Os modelos mais simples – Uno S e CS, Prêmio S – seguiram com o motor Fiasa 1300. Outra importante novidade foi a opção da carroceria de cinco portas para a Elba CSL, antes destinada somente a exportação. Até então, somente a Quantum oferecia essa opção na categoria. Foi também o último ano a oferecer a chamada “frente alta”.

Email image
Email image
Email image
Email image
Email image
Email image

A maior novidade do ano, porém, só surgiu no segundo semestre. Além da abertura do mercado para os importados, o governo reduziu o IPI para veículos com motor de até 1 litro de cilindrada. A Fiat já tinha à disposição o motor 1050, usado no Uno até 1987. Foi só diminuir a cilindrada e simplificar ainda mais o acabamento da versão S e foi lançado o Uno Mille, modelo que inaugurou uma nova categoria no mercado e alavancou as vendas do Uno, mantendo-o em produção por mais 23 anos, mantendo-se sempre entre os mais vendidos. Mas isso fica para uma próxima.

Email image

Fonte do catálogo: Crônicas Automotoras

Por hoje é isso! Até o próximo Dia da Garimpagem!