Dicionário do RPG
2
0

Dicionário do RPG

Um pequeno dicionário dos jargões do jogo de RPG

Victor Figueiredo
7 min
2
0
Email image

Acho que escrever sobre RPG, mesmo sendo um dos meus hobbies favoritos, não significa que todos que leem estas colunas são obrigados a saber tudo o que falo/escrevo, como se fosse um publicitário que espera que outras pessoas tenham o mesmo jargão ou conhecimento do mesmo. Então, para evitar perguntas mudas, vou listar algumas das terminologias mais populares dentro do jogo.


1 Natural: sinônimo para Erro Crítico.

20 Natural: sinônimo para Acerto Crítico.

Acerto Crítico: termo usado quando o jogador (ou o Mestre) conseguem acertar algo de forma muito incrível, gerando um resultado fora o esperado.

Advogado de Regras, Jogador: jogador que conhece as regras do jogo de cabo a rabo. Tá com dúvida de alguma regra? Pergunta pra ele.

Alinhamento: mecânica antiga do D&D que determinava a forma como seu personagem agiria no jogo. Divide-se num eixo moral e outro ético. O moral era Caos, Neutro e Ordem. O ético era Bem, Neutro e Mal. O alinhamento adotado pelo personagem do jogador misturava um de cada eixo, resultando em 9 combinações distintas e possíveis. Em Tormenta 20, o alinhamento é uma mecânica abolida.

Arton: mundo onde o cenário de Tormenta é ambientado.

Ator, Jogador: jogador de RPG que gosta mais de cenas de interpretação que de ação/combate. Quer mais drama na mesa? Procura por um.

Aventura: conjunto de sessões de RPG que contam uma história com início, meio e fim. Não é preciso que uma aventura se ligue obrigatoriamente a outra.

CD: sigla do RPG para Categoria de Desafio.

Campanha: conjuntos de aventuras que são interligadas num arco de histórias. Uma sessão está dentro de uma aventura, que por sua vez está dentro de uma campanha.

Categoria de Desafio: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão difícil é passar num determinado desafio. Quanto mais alta a medida, mais difícil é.

Classe: termo do RPG que remete sobre a profissão do personagem do jogador.

Combeiro, Jogador: jogador de RPG que gosta de criar combinações dentro das regras do jogo para conseguir quase sempre uma vantagem sobre os desafios propostos pelo Mestre. Quer frustrar o Mestre? Procura por um.

Combeiro Safado, Jogador: jogador de RPG que é a evolução do Combeiro; sempre tenta fazer a sua ficha o mais maximizadas possível. Quer dar uma "tunada" no seu personagem? Procura por um (mas com parcimônia).

D20 System, Sistema D20: conjunto de regras do D&D que permitiu a criação de outros jogos usando o seu sistema de dados e regras.

d[insira um número]: sigla para representar um dos dados do conjunto de RPG. São eles o dado de quatro faces (d4), dado de seis faces (d6), dado de oito faces (d8), dado de dez faces (d10), dado de doze faces (d12), dado de vinte faces (d20) e o dado de cem faces (d100). Este último, em especial, também pode ser escrito como d%.

D&D: sigla para Dungeons and Dragons ("Calabouços e Dragões" em português). É o RPG mais antigo que se tem conhecimento, sendo baseado em fantasia de capa-e-espada, além de ter um ar forte de fantasia medieval.

DM: sigla do inglês "dungeon master" ("mestre da masmorra" em português). Sinônimo para Mestre.

Erro Crítico: termo usado quando o jogador (ou o Mestre) conseguem errar algo de forma tão terrível que o fracasso é motivo de piadas entre todos.

Escudo do Mestre: proteção que esconde anotações, jogadas de dado e outras coisas que o Mestre não queira que seus jogadores vejam.

GM: sigla do inglês "game master" ("mestre do jogo" em português). Sinônimo para Mestre.

LdJ: sigla em português para Livro do Jogador.

Melkos: nome do mundo onde se passa a campanha mestrada por mim.

Mesa: termo usado para os jogos de RPG. Cada mesa pode ou não ser com grupos diferentes, sistemas de RPG e até temáticas.

Mestrar: jargão exclusivo do RPG. É o ato de jogar o RPG sendo o Mestre.

Multiclasse: termo do RPG para designar um personagem (normalmente um PJ) que possua 2 ou mais classes.

Mestre: jogador dentro de um grupo de RPG que possui o papel de contar a história aos jogadores e assim dar opções de andamento da história.

NPC: sigla em inglês para "non-player character" ("personagem não-jogador" em tradução livre). Termo usado para todo o personagem que não é interpretado pelos jogadores. São os coadjuvantes das sessões de RPG.

Nível: medida mais geral dentro do jogo de RPG para mostrar o quão poderoso é um personagem.

Nível de Classe: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão treinado é um PJ numa determinada classe.

Nível de Desafio: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão perigoso um desafio ou uma criatura é.

Nível de Personagem: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão experiente e poderoso um personagem é.

Origem: termo do RPG que remete sobre o que o personagem do jogador fazia antes de se "formar" na profissão que ocupa agora (classe).

PDM: sigla em português para "personagem do mestre". Sinônimo para NPC.

PHB: sigla em inglês para Player's Handbook (ou "Livro do Jogador" em português).

PC: sigla para peça de cobre. Dez destas peças valem 1 peça de prata. Estas peças são as mais usadas pela camada dos plebeus.

PF: sigla para peça de ferro. Dez destas peças valem 1 peça de cobre. Estas peças são particularmente usadas pelo povo mais pobre.

PJ: sigla em português para personagens jogadores.

PL: sigla para peça de platina. Estas peças são muito mais raras, reservadas normalmente à realeza.

PM: sigla para Pontos de Mana.

PO: sigla para peça de ouro. Dez destas peças valem 1 peça de platina. Estas peças são mais usadas por personagens abastados e em comércio de itens de alta qualidade e/ou mágicos.

PP: sigla para peça de prata. Dez destas peças valem 1 peça de ouro. Estas peças são as mais usadas no comércio cotidiano.

PV: sigla para Pontos de Vida.

PvP: termo mais comum dentro dos jogos de RPG online, vem do inglês e significa "Player versus Player" (ou "Jogador versus Jogador" em tradução livre). É o que acontece quando dois jogadores resolvem brigar entre si (podendo ser até a morte dos personagens ou não).

Peça de [insira o metal]: dinheiro usado em Melkos. Usam-se os metais (do mais valioso para o menos valioso): platina, ouro, prata, cobre e ferro.

Perícia: conjunto de habilidades que representam áreas de conhecimento sociais, intelectuais, aptidões físicas e de saúde. Algumas só podem ter testes feitos se o personagem for treinado. Todo PJ tem uma quantidade variável de perícias treinadas.

Personagens Jogadores: todos os jogadores de um grupo de RPG que não é o Mestre.

Pontos de Experiência: medida dentro do jogo de RPG para mostrar quantos desafios um personagem (normalmente um PJ) já enfrentou. Quanto mais pontos acumulados, maior o Nível do personagem.

Pontos de Mana: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão versátil e ampla é a capacidade de um personagem para usar poderes e habilidades especiais (PJ ou NPC).

Pontos de Vida: medida dentro do jogo de RPG para mostrar o quão fácil ou difícil é matar um personagem (PJ ou NPC).

RPG: do inglês "role-playing game", ou em tradução livre, "jogo de interpretação de personagens".

Raça: termo do RPG que remete sobre a espécie do personagem do jogador.

Regra da Casa: termo usado por muito jogadores para convenções aceitas dentro do grupo de jogo quanto a algumas regras que achem ruins ou precisem só daquele "tapinha" pra ficar ao gosto de todos.

Sessão: tempo de um jogo de RPG. Não possui tempo fixo, podendo varar a tarde, noite e madrugada. Uma sessão não precisa ter um início, um meio e um fim.

TPK: sigla do inglês "total party kill" ("morte total do grupo" em tradução livre). É usada para o cenário dentro do jogo onde o Mestre acaba, por sorte ou azar, matando todos os personagens do grupo (daí o termo da sigla).

Tormenta: cenário brasileiro de RPG mais antigo e há mais tempo publicado.

Tormenta 20: sistema de RPG nacional mais recente do cenário homônimo.

XP: sigla sinônimo para Pontos de Experiência.


Conforme for postando mais colunas com eventuais termos novos, irei adicionar todos a esta lista.

Até outra hora,

Victor