Criando um prato: práticas do 'Storytelling com dados'​ que utilizei para preparar uma palestra
0
0

Criando um prato: práticas do 'Storytelling com dados'​ que utilizei para preparar uma palestra

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna! Criar um prato novo para o seu menu requer dedicação. Posso dizer o mesmo para montar uma palestra.

Cardápio de Produto
3 min
0
0
Email image

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna!

Criar um prato novo para o seu menu requer dedicação. Posso dizer o mesmo para montar uma palestra.

No último mês (Outubro) fui convidada para participar do Hackabee 3.0 da UTFPR Campus Cornélio Procópio/PR. Hackabee é um hackathon (uma maratona de programação) que conta também com uma vasta trilha de qualificação que antecede a maratona em si.

Recebi o convite para ministrar uma palestra sobre Scrum e MVP. Sem palavras para o tanto que eu amei o convite... primeiro porque eu amo conversar sobre assuntos da área de gestão de produtos, segundo que alguém me indicou para falar desse tema, então de alguma forma um pedacinho do meu trabalho está chegando e sendo reconhecido por outras pessoas! (coração quentinho com isso 💖)

Logo após o convite, um milhão de ideias já começaram a passar pela minha cabeça hahaha E a primeira delas foi "Preciso achar um template de slides que seja perfeito!". Mas dessa vez eu resolvi fazer meu "processo criativo" de uma forma diferente.

Eu sou a louca do Power Point. Eu amo uma apresentação cheia de detalhes, animações e tudo mais que tem direito. Mas, como eu tinha acabado de ler o livro Storytelling com dados, resolvi experimentar as orientações trazidas pela autora no livro.

Primeiro: comecei pelo papel

Dessa vez eu fui raiz: com uma caneta na mão, fui desenhando no papel o que eu queria apresentar na minha palestra. Desenhei a roda do aprendizado (metodologia para ensinar adultos) e fui colocando os tópicos de cada gomo:

Email image

A autora do livro diz que é importante fazer essa etapa no papel porque é mais fácil de desapegar da ideia e tentar novas possibilidades. Quando gastamos horas preparando um slide por exemplo, nós ficamos apegados a todo o esforço dedicado para realizar o trabalho e por isso ficamos com dó de desperdiçar esse esforço todo. No fim das contas, nem você sabe explicar por que tem aquele slide na sua apresentação kkk mas também fica com dó de deletar! 😬

Pra mim, o desafio aqui foi me manter no papel até que todo o conteúdo estivesse estruturado. Queria muuuuito começar logo a montar os slides, mas me segurei hahaha

Segundo: utilizei escala de cinza

Depois de preparar a roda do aprendizado com o conteúdo que eu queria abordar, aí pude começar a montar a apresentação.

Outra coisa que foi difícil para eu conseguir desapegar foram as cores.

A autora também recomenda começar seu design utilizando apenas escala de cinza e foi isso que me propus fazer. Fiz a apresentação todinha em cinza e somente depois fui colocando cores onde de fato merecia destaque.

Email image

No fim das contas eu senti que esse processo todo acabou sendo mais rápido e mais natural do que normalmente era. Antes eu ia criando o conteúdo conforme meu template "pedia". Dessa vez fiz o template respeitar meu conteúdo. E olha, foi uma experiência muito legal!

Além de recomendar a leitura do livro, recomendo também experimentar as dicas na prática. Vale super a pena!

Plus

Temos um artigo aqui no blog contando um pouco sobre nossas percepções sobre o livro Storytelling com dados. Você pode ler clicando aqui.

#livro #storytelling #productmanagement #produto