Receitas da vó #02 Livro: A Arte de Fazer Acontecer
0
0

Receitas da vó #02 Livro: A Arte de Fazer Acontecer

Se eu pudesse indicar apenas um livro para alguém, em qualquer cargo/posição, em qualquer lugar do mundo e com qualquer idade; eu indico esse! Não é um livro que normalmente você encontrará em “Lista de livros para Product Manager”. Não é um livro pa

Cardápio de Produto
4 min
0
0
Email image

@thaynagimenez passando para deixar uma recomendação de leitura! Se preferir, você pode acessar o conteúdo original no meu LinkedIn 👇

Se eu pudesse indicar apenas um livro para alguém, em qualquer cargo/posição, em qualquer lugar do mundo e com qualquer idade; eu indico esse! Não é um livro que normalmente você encontrará em “Lista de livros para Product Manager”. Não é um livro para ensinar a ser um product manager ou UX designer melhor.

É um livro para te ensinar a levar uma vida melhor!

A arte de fazer acontecer - O método GTD - Getting Things Done, de David Allen, ensina a gerenciar a sua vida através de horizontes de curtíssimo prazo - como ações do dia a dia - até horizontes de longo prazo - como seu propósito de vida. E como a própria capa diz, o livro ensina estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse.

A mensagem central deste livro é tão relevante que ainda não deparei com diferenças culturais - nem de gênero, idade ou personalidade - na aplicação das técnicas. David Allen

Conheci o método GTD em 2017. Comecei a utilizá-lo para gerenciar minhas entregas semanais no trabalho e hoje utilizo para traçar meus objetivos de vida, do curto ao longo prazo. Parece loucura, não é mesmo?

Logo no começo do livro, David usa uma frase muito impactante para resumir o que é o método GTD:

A arte de fazer acontecer não é simplesmente sobre fazer as coisas acontecerem. É sobre se engajar em sua vida pessoal e profissional.

É um livro para te ajudar a aumentar produtividade e reduzir o estresse na VIDA. Não é só um livro para você aplicar no seu trabalho, das 8 às 18h (ou qualquer outro turno que você pratique). É para você aplicar na sua vida mesmo! Inclusive, um dos exemplos citados no livro é como você pode planejar um jantar romântico com seu parceiro.

O livro está dividido em 3 partes: A arte de fazer acontecer, Praticando a produtividade sem estresse e O poder dos princípios-chave.

Parte 1: A arte de fazer acontecer - nesta primeira parte é apresentado “os cincos passos para dominar o fluxo de trabalho”, que são: capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar. Capturar é a etapa de tirar tudo da sua cabeça para um sistema confiável, seja um post it ou um bloco de notas no seu celular. A etapa Esclarecer é para dar direcionamento - demanda alguma próxima ação? Se sim, organize no melhor lugar - para uma lista específica de próximas ações, para dentro de um projeto, para dentro do seu calendário, etc. Se não, descarte! Na etapa de Refletir, analise quando e onde é o melhor momento para realizar a ação. Por último, Engajar é quando você coloca a mão na massa!

Estas cinco etapas são o alicerce necessário para sustentar seus horizontes, de curto à longo prazo.

  • Horizonte 5: Propósito e princípios (longo prazo)
  • Horizonte 4: Visão
  • Horizonte 3: Objetivos
  • Horizonte 2: Áreas de foco e responsabilidade
  • Horizonte 1: Projetos em andamento
  • Térreo: Ações atuais (curto prazo)

Ainda nesta parte 1, David introduz o conceito de Modelo de Planejamento Natural. É aqui que David vai desconstruir seu modelo mental de “projeto” e construi-lo novamente kkkkk Você vai notar que tudo que demanda mais de uma ação pode ser considerado um projeto, contendo as fases de:

  1. Definição de propósito e princípios
  2. Visualização de resultados
  3. Brainstorming
  4. Organização
  5. Identificação das próximas ações

Parte 2: Praticando a produtividade sem estresse. Cada uma das etapas do fluxo de trabalho - capturar, esclarecer, organizar, refletir e engajar - é tratada como um capítulo dentro desta parte do livro. David se aprofunda no objetivo de cada uma delas e também compartilha boas práticas para executá-las.

Parte 3: O poder dos princípios-chave. Se você acha que é aqui que o livro termina, é na verdade onde ele começa.

O método GTD é, na verdade, uma prática para a vida inteira, com vários níveis de maestria. É muito parecido com tocar um instrumento musical como o violino, praticar um esporte como o tênis ou um jogo como xadrez. É como matemática, cerâmica, história da arte ou mesmo o exercício da maternidade/paternidade. Todos esses esforços envolvem aprendizado e a aplicação de determinado conjunto de movimentos e técnicas, e não há limite para sua excelência na prática deles, nem para o nível de sutilezas a explorar. David Allen.

Os conceitos são maravilhosos, mas de nada adianta se você não transformá-los em prática. A promessa de “aumentar a produtividade e reduzir o estresse” depende de você colocar o método em prática e aprimorá-lo ao decorrer do tempo!

Enfim… leia A arte de fazer acontecer, faça sua vida acontecer!

E para deixar aqui registrado, minha musa inspiradora no assunto é a Thais Godinho <3 Acompanhe o blog dessa mulher maravilhosa em vida organizada – produtividade compassiva.