Receitas da vó #05 Livro: A coragem para liderar
0
0

Receitas da vó #05 Livro: A coragem para liderar

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna!

Cardápio de Produto
4 min
0
0
Email image

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna!

Provavelmente essa não será a única vez que você vai ler um artigo meu falando de um livro da Brené Brown, porque eu amo essa mulher e os livros que ela produz <3

O primeiro livro que li da Brené foi o A coragem de ser imperfeito, no fim do último ano. Foi um livro certo para a hora a certa, que me fez pensar (e planejar) um ano de 2022 com outros olhos. Massssss, esse livro será pauta para outro dia, pois hoje quero compartilhar alguns aprendizados que tive ao ler o A coragem para liderar.

Empatia

Eu nunca tinha lido um conteúdo tão sensibilizador e prático ao mesmo tempo sobre empatia. A Brené teve uma precisão cirúrgica em cada palavra utilizada para ensinar sobre o assunto.

Ter empatia é entender que não vamos ver pelos olhos dos outros, mas vamos buscar colocá-lo em primeiro lugar.

“Nossas lentes estão soldadas a quem nós somos. O que podemos fazer, no entanto, é respeitar e tratar os pontos de vista das pessoas como verdade, mesmo quando são diferentes dos nossos.”

Isso significa ouvir mais e falar menos. Quantas vezes você respondeu alguém com frases do tipo “Nossa, se foi difícil pra você, imagina pra mim que passei pela situação X…”, “… se você está fudid* de coisas para fazer, imagina eu que tenho que fazer a entrega XPTO…”, “Isso não é nada perto do que eu passei ouvindo tal coisa…” e por aí vai… A pegadinha em todas essas frases é que o centro está em você e não no outro. Entenda que ter empatia não é promover uma batalha de quem está mais fodido e mostrar que seus problemas são os maiores. Entenda que empatia é estar ali para ouvir o outro.

Esse conteúdo em particular me marcou muito porque eu percebi que eu era essa pessoa. E percebi isso em pequenas coisas do dia a dia, como em um quebra gelo antes de iniciar uma reunião ou quando respondia uma amiga que estava passando por alguma situação difícil. Mas a luz existe no fim do túnel meus amigos. O primeiro passo é reconhecer que você pode melhorar e o segundo, até a própria Brené enfatiza no livro, é que a empatia é uma habilidade que pode ser aprendida. Você não nasce com empatia, você a desenvolve.

Armadura

Não é se fechando para a vida que você vai entender como ela funciona.

“Não se pode crescer e contribuir plenamente usando uma armadura. O simples ato de usá-la já exige uma quantidade enorme de energia - às vezes, toda a nossa energia.”

3 lições que a Brené nos ensina sobre armadura:

  1. Assumir a coragem é assumir também que haverão fracassos. Não significa que você é negativista e já está imaginando fracassar. É você se preparar para momentos de fracasso e ter a capacidade de dar a volta por cima.
  2. Vulnerabilidade não é sobre ganhar ou perder, é ter coragem de agir quando não se pode controlar o resultado.
  3. Na arena da vida, esteja para correr riscos ao invés de ficar parado criticando.

O quanto você tem sentido o peso da armadura?

Valores

A carta de valores da empresa em que você trabalha não é a sua carta de valores. Isso significa que está no emprego errado? Não. E também não significa que o contrário é verdade.

Cada um tem seus valores e quando estamos dentro de uma empresa significa que os seus valores e os da empresa dão match. Não quer dizer que as palavras precisam ser idênticas. Quer dizer que acreditam nas mesmas crenças.

“Viver de acordo com nossos valores significa que fazemos mais do que declarar nossos valores, nós o praticamos. Nós falamos e fazemos.”

E a lição mais profunda dada pela Brené sobre valores é integridade. Ser íntegro à você mesmo e escolher seus valores ao invés do conforto.

Para finalizar!

Um livro de leitura obrigatória para você que é e quer se tornar um líder de equipes (e principalmente de equipes de alta performance).

“A liderança com ousadia, em última análise, diz respeito a servir a outras pessoas, e não a nós mesmos. É por isso que escolhemos ser corajosos.”

Aproveito para dizer aqui que a leitura desse livro se tornou ainda mais prazerosa e prática por ter dividido com minha amiga Ana, durante um Clube do Livro que fazíamos antes do expediente, uma vez por semana 💖