Receitas da vó #11 Livro: Liderança de produtos digitais
0
0

Receitas da vó #11 Livro: Liderança de produtos digitais

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna!

Cardápio de Produto
2 min
0
0
Email image

Artigo quentinho saindo do forno pela chef Thayna!

Um dos meus primeiros livros de produto que li foi o Liderança de Produtos Digitais do Joca e confesso que amei demais! E também é muito legal poder ler um livro de um autor brasileiro!

Quero compartilhar hoje alguns pontos que me marcaram e que podem fazer a diferença na sua carreira como product manager.

Gerenciamento de expectativas

Quando li essa parte do livro que dizia que em torno de 80% do tempo de uma pessoa gestora de produto seria lidar com expectativas e comunicações, eu fiquei assustada.

Como eu comentei, este livro foi um dos primeiros livros de produto que li quando ingressei na área, então tudo ainda era muito “utópico” pra mim. Hoje tudo faz muito mais sentido e digo uma coisa: é verdade esse bilhete. Vai precisar dedicar muito tempo mesmo para lidar com expectativas e comunicações.

Por gerenciamento de expectativas, quero dizer gerenciar a ansiedade de todos os interessados no produto, internos e externos, sem saber quando e como o produto vai ter essa ou aquela funcionalidade para trazer aquele resultado para atingir aquele objetivo.

[...] não existe “comunicação em excesso”. Sempre haverá alguém que tem expectativas sobre o produto e que ainda não está ciente da sua visão e estratégia.

Produto na mão do cliente

Não existe outra forma de medir se o seu produto é bom ou não. Realmente testes e entrevistas nos direcionam para o caminho correto, mas é com o produto na mão do cliente que vamos entender se esse produto é bom ou não.

Por mais pesquisas, entrevistas e protótipos que você faça, o momento da verdade, ou seja, o momento em que você saberá se o seu produto é, de fato, a solução de um problema de um conjunto de pessoas, é quando ele estiver nas mãos de seus clientes, no contexto onde eles precisam do produto.

Pessoas

E adivinhem só quem faz esses bons produtos?! Isso mesmo, as pessoas! No livro como um todo tem vários trechos em diferentes capítulos falando sobre pessoas.

De forma geral, entendo que precisamos cuidar das pessoas dentro do cenário que cada um está imerso. Em uma empresa será normal ter uma equipe gigante e com squads para cada pedacinho do produto. Em outra empresa será normal também ter uma equipe reduzida com um maior escopo de trabalho.

De qualquer forma, as competências individuais e coletivas precisam ser desenvolvidas e sempre aprimoradas!

Sem dúvida, um livro para desenvolver sua liderança em gestão de produtos! #recomendo